16 de agosto de 2019

Livros que abordam o desenvolvimento de empresas

por Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Nos posts anteriores, comentei sobre minha produção literária, meus livros que englobam questões estratégicas voltadas para empresas, obras que trazem questões organizacionais e modelos administrativos por tipos de empresas. Hoje, vou comentar um pouco sobre o desenvolvimento de empresas. Para essa importante questão o autor apresenta cinco livros para sua análise e aplicação prática. Veja a seguir:

Livros que abordam o desenvolvimento de empresas

 

1 – A empresa inovadora e direcionada para resultados

 
O livro aborda o processo estruturado de análise, identificação, desenvolvimento, absorção e aplicação das inovações pelas empresas, facilitando a consolidação de suas vantagens competitivas, bem como analisa o desenvolvimento e a aplicação de um modelo administrativo direcionado para resultados utilizando, na plenitude, os processos de inovações consolidados pelas empresas.

2 – A moderna administração integrada: abordagem estruturada, simples e de baixo custo

 
Se você tem alguma dúvida da importância desse assunto lembre-se da famosa afirmação de Peter Drucker, famoso guru da administração, de que “todas as partes da administração devem estar interligadas, formando um todo unitário; e, se em uma empresa essa situação não ocorre é porque não se conhece, adequadamente, cada uma de suas partes, e nem se sabe trabalhar com elas de forma interligada, o que resulta numa administração complicada, repetitiva em seus atos, bem como de custo elevado em sua aplicação.”

3 – Manual de avaliação de empresas e negócios

 
Diferentemente dos outros livros que abordam, apenas, os aspectos econômico-financeiros e do goodwill nas avaliações das empresas, este livro apresenta um modelo que analisa e interliga, além dos dois aspectos mencionados, as questões estratégicas do processo de análise e avaliação de empresas e negócios representadas pelas análises do mercado, das tecnologias, da vantagem competitiva e pelo estabelecimento de estratégias específicas. Mas também examina as questões operacionais, representadas pelas análises integradas do modelo de gestão e estrutural e do contexto econômico-financeiro e pelos diversos processos estruturados, tais como o de logística, o de negociação e o de incorporação da nova empresa ou negócio.

4 – Revitalizando a empresa: a nova estratégia de reengenharia para resultados e competitividade

 
Este livro apresenta uma metodologia para o desenvolvimento da reengenharia em níveis estratégico, organizacional e de processos, direcionados para os resultados e a consolidação das vantagens competitivas das empresas, incluindo a identificação de oportunidades e o desenvolvimento de novos negócios, com base no perfil ideal desse profissional especialista.

5 – O futuro da administração: guia das ferramentas administrativas para consolidar uma organização exponencial no contexto da Indústria 4.0

 
Este livro analisa a influência da era digital e da revolução industrial 4.0 nas metodologias de desenvolvimento e implementação das ferramentas administrativas nas empresas, incluindo as técnicas administrativas auxiliares sendo, portanto, uma importante fonte de informação para o desenvolvimento do seu plano de carreira em futuro próximo, pois você se manterá atualizado quanto às necessidades administrativas das empresas. Esse livro será lançado em meados de 2020.

Você pode se divertir em responder as questões apresentadas a seguir com a finalidade de ter uma autoavaliação de seu conhecimento de alguns importantes assuntos administrativos das empresas.

Essas questões são decorrentes dos conteúdos básicos dos livros do autor apresentadas em seis grupos:

  • Questões estratégicas.
  • Questões organizacionais.
  • Tipos de empresas.
  • Desenvolvimento das empresas.
  • Base de sustentação da administração.
  • Desenvolvimento pessoal.

> Veja aqui todas as obras do autor!

COMO VOCÊ PRETENDE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO DA EMPRESA ONDE TRABALHA?

Responda as questões a seguir com detalhes, justificativas e exemplos e, de preferência, debata com alguns colegas:

  1. Você sabe como os processos de inovação facilitam as empresas direcionarem as suas atividades para resultados efetivos?
  2. Você conhece o modelo administrativo ideal para uma empresa inovadora e direcionada para resultados? E sabe como elaborar, implementar, avaliar e aprimorar esse modelo administrativo?
  3. Você sabe identificar a capacitação ideal dos profissionais que trabalham em empresas inovadoras e direcionadas para resultados?
  4. Você sabe o que significa uma empresa ter aplicado um modelo de administração integrada com qualidade total?
  5. Você conhece alguma metodologia estruturada e testada para desenvolver e aplicar o modelo da administração integrada nas empresas?
  6. Você consegue apresentar, com os necessários detalhes, dez exemplos de interligações estruturadas entre assuntos ou instrumentos administrativos em uma empresa?
  7. Explique quais são as capacitações básicas que um profissional de empresa deve ter para trabalhar adequadamente com a administração integrada.
  8. Você sabe avaliar uma empresa ou negócio considerando as questões estratégicas, mercadológicas, tecnológicas, econômico-financeiras, estruturais e operacionais?
  9. Você consegue elaborar um plano estruturado de diversificação de negócios?
  10. Qual maneira você considera ideal para se negociar, incorporar e consolidar uma nova empresa ou negócio?
  11. Você sabe trabalhar com a reengenharia no nível estratégico? E no nível organizacional? E no nível de processos nas empresas?
  12. Você tem o perfil básico do profissional para trabalhar com a moderna reengenharia nas empresas?
  13. Você sabe quais são as influências que a era digital e a atual revolução industrial 4.0 estão provocando nas metodologias e técnicas administrativas?
  14. Você consegue fazer o seu plano de carreira para enfrentar, com qualidade, essa nova realidade da evolução tecnológica da administração?

No próximo post, falaremos um pouco mais sobre as bases do estudo da administração. Até lá!

Faça AQUI o download da ficha de autoavaliação!

Gostou de conhecer mais sobre as obras do professor Djalma Rebouças? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
    Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

    - Atuação profissional: Consultor de empresas, palestrante, professor universitário e autor de livros de administração focados, principalmente, em questões estratégicas e organizacionais das empresas. - Formação educacional e experiência profissional: Graduado, pós-graduado, mestre, doutor e livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor concursado de graduação e pós-graduação da referida faculdade, sendo o criador e docente das disciplinas “Consultoria empresarial”, “Reengenharia estratégica, organizacional e de processos” (mestrado e doutorado) e “Administração estratégica” (doutorado). Professor concursado de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Vanzolini/Politécnica/USP, do CEAPOG/IMES (também exercendo a coordenação dos cursos), da FAAP e do MBA/IBMEC. Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor de PLANOS – Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em, aproximadamente, 300 empresas – inclusive no exterior –, sempre junto a executivos focados em sua evolução profissional nas empresas e na aplicação dos modernos conceitos e práticas da administração.