2 de janeiro de 2019

14 livros que estudantes de Engenharia de Produção deveriam ler

por GEN.N&G

Separamos livros essenciais para estudantes de Engenharia de Produção. Se você está à procura de leituras interessantes para aperfeiçoamento profissional, confira nossas dicas:

1 – Planejamento, Programação e Controle da Produção

 
Resenha: Planejamento, Programação e Controle da Produção

O livro apresenta os principais conceitos de uso e implantação, além de exercícios com planilha simuladora de MRP II. A obra ainda oferece uma base para SAP, Oracle Applications e outros Softwares Integrados de Gestão. Os sistemas integrados de gestão do empreendimento MRP II/ERP são utilizados pelas empresas ao redor do mundo para o suporte integrado à tomada de decisão.

A adoção de aplicativos de software que se utilizam da lógica MRP II/ERP está no topo da lista de prioridades de grande parte dos gestores dos processos empresariais modernos.

Este livro traz de forma simples e clara os conceitos essenciais para que os gestores gerenciem e participem de processos de implantação e gestão de sistemas MRP II/ERP. O grande diferencial da edição fica por conta da resolução dos exercícios propostos no livro através de uma planilha simuladora de MRP II (Politron), que possibilita ao estudante assumir um papel mais ativo na aprendizagem.

2 – Administração de Produção e Operações

 
A Administração de Produção e Operações é uma área instigante e que tem mudado muito nas últimas décadas. Este livro traz os principais e mais contemporâneos conceitos e técnicas da área de Administração de Produção e Operações, transitando sempre na fronteira entre o rigor conceitual e a aplicabilidade prática.

Para isso, apresenta numerosos casos, exemplos e exercícios de aplicação das técnicas não só em empresas brasileiras, mas também em empresas e situações internacionais relevantes.

3 – Administração Estratégica de Serviços

 
Resenha: Administração Estratégica de Serviços

O setor de serviços vem ganhando cada vez mais importância no mundo todo, em especial em países cuja economia é sustentada principalmente pelas atividades industriais ou agrícolas. Nos países industrializados, a urbanização das populações, a introdução de novas tecnologias (principalmente as associadas à internet) e o aumento da expectativa de qualidade de vida são alguns dos fatores que contribuem para o crescimento do setor de serviços.

Para os autores, não basta defender o conceito de que os gerentes de serviços têm de se preocupar mais com o cliente (uma abordagem comum do marketing). É preciso passar de “o que fazer” para o “como fazer”. Este livro auxilia o gerente de operações em sua tarefa de entender melhor as tendências do mercado de serviços, projetar o serviço, projetar o sistema de operações que vai produzi-lo e planejar, controlar e aprimorar as operações.

4 – Segurança do Trabalho & Gestão Ambiental

 
Resenha: Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental

O livro proporciona a oportunidade de conhecer e refletir sobre o desafio de tornar o ambiente de trabalho mais saudável e também mais produtivo – não só pelo maior volume de produção, mas também pela redução dos desperdícios e dos esforços despendidos para obtê-la.

Apresenta conceitos e aplicações das temáticas abordadas em linguagem simples, com textos reflexivos, e uma bibliografia na qual o leitor poderá aprofundar os conhecimentos e discussões. Conta com boxes, figuras, quadros – entre outros recursos visuais – para deixar a leitura ainda mais leve.

Como material complementar, o autor Antonio Nunes Barbosa Filho preparou diversos vídeos explicativos, que tornam o aprendizado ainda mais fácil!

5 – Administração de Produção e Operações – O Essencial

 
Esta obra é destinada para as disciplinas Administração da Produção I e Administração da Produção II dos cursos de graduação em Administração, Administração de Produção e Gestão de Operações em programas de MBA e de especialização. Leitura relevante para profissionais das áreas de Produção e Operações, Marketing e Finanças.

Literatura de apoio para várias disciplinas de cursos de Engenharia de Produção e de Administração de Empresas, como Administração de Materiais, Planejamento e Controle da Produção, Controle de Qualidade, Gestão de Projetos e Gestão de Serviços.

6 – Fundamentos em Gestão de Projetos

 
Resenha: Fundamentos em Gestão de Projetos | Grupo GEN | Atlas

Este livro apresenta um recorte que o difere dos demais publicados neste campo de estudo. Além de abordar as práticas gerenciais adotadas na sexta edição do Project Management Body of Knowledge (PMBoK®), dialoga também com outros guias de referência, como o IPMA Competence Baseline e a ISO 21500.

Nesta nova edição, foi ampliada a visão sobre gestão ágil e lean em projetos e incluído um capítulo dedicado exclusivamente ao tema, apresentando principalmente os métodos ágeis e lean, como o Scrum, acompanhando a tendência de crescimento dessas abordagens nas organizações. O texto enfatiza a importância do gerenciamento de projetos em termos organizacionais e estratégicos, abordando os conceitos modelo de negócio, governança, portfólio, estruturas e escritórios de gestão de projetos, maturidade e competências.

O livro também oferece uma contribuição significativa aos alunos e profissionais da área de Gerenciamento de Projetos, pois discute casos reais fictícios de empresas, além de apresentar uma série de exercícios que podem ser desenvolvidos nos mais diferentes níveis de treinamento.

7 – Planejamento Estratégico na Prática

 

Resenha: Planejamento Estratégico na Prática

O livro traz informações valiosas para quem busca aprofundamento em estratégia empresarial

Antes restrito ao alto escalão das organizações, o planejamento estratégico era considerado como um segredo competitivo. Hoje, no entanto, é fundamental que ele faça parte de todos os níveis hierárquicos de uma empresa. Somente dessa maneira todos os empregados estarão alinhados para atingir os objetivos da organização.

Para esta nova edição, os autores trazem como novidade um capítulo específico para a avaliação do ambiente no planejamento estratégico. Apresentam também o modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter, o Balanced Scorecard, a discussão da relação entre a missão do negócio e a vocação do proprietário, além de trazer particularidades do planejamento estratégico para diferentes tipos de organização, inclusive para as microempresas, ONGs e negócios sociais.

8 – Planejamento e Controle da Produção – Teoria e Prática

 
Além de apresentar modelo de PCP com as funções revistas e atualizadas de planejamento estratégico da produção (longo prazo), planejamento-mestre da produção (médio prazo) e programação e acompanhamento da produção (curto prazo), esta obra demonstra a estratégia da manufatura enxuta (lean) e une os atuais conceitos dessa estratégia com os de PCP.

Inclui ainda jogos computacionais como ferramenta de apoio didático para o ensino das funções do PCP. Com o auxílio desse recurso, praticamente todos os conceitos aqui apresentados, e seus exemplos ilustrativos, podem ser praticados em uma série de jogos (LSSP_PCP) desenvolvida em banco de dados Access com programação em Visual Basic que fornecem uma visão “horizontal” de passagem do tempo com a simulação de 12 períodos. Um novo exercício em Excel que aprofunda “verticalmente” o tema em estudo, entrando no detalhe de cada heurística do ERP ligada às funções do PCP, também é proposto nesta terceira edição.

Espera-se, assim, facilitar o ensino e o aprendizado do PCP, tornando uma tarefa simples e agradável tanto para o professor como para o aluno.

9 – Administração da Produção

 
Estratégica e conceitual, esta obra chega à sua 8ª edição (alinhada à edição inglesa), com o propósito de oferecer ao leitor um caminho lógico por meio das atividades envolvidas pela administração da produção, sempre levando em conta a importância de se obter vantagem competitiva. A administração da produção é de suma importância, por ser responsável pela criação de todos os produtos e serviços dos quais dependemos hoje.

Por isso, o objetivo dos autores ao escreverem esta obra é proporcionar um entendimento abrangente tanto dos problemas quanto das técnicas que envolvem a área, ajudando, assim, os leitores a terem não apenas sucesso acadêmico, mas também em sua capacitação para entenderem e aplicarem a administração da produção como um todo.

Para esta nova edição, os autores incluíram diversos aspectos da sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, além de novos casos de “Operações na Prática”. Houve destaque para o relacionamento entre inovação, criatividade e projeto dentro da organização. Temas como crowdsourcing, gestão de ideias, ecossistemas de negócios, layout de escritório, entre tantos outros, também ganharam espaço nesta edição.

10 – Gestão da Qualidade ISO 9001: 2015

 
O livro apresenta uma discussão didática e detalhada sobre os requisitos de gestão da qualidade da ISO 9001:2015, destacando as mudanças da edição de 2015 em relação à edição anterior. As teorias que fundamentam os requisitos do sistema de gestão são comentadas à medida que os requisitos são apresentados.

Várias ilustrações são usadas para facilitar a comunicação e compreensão sobre os requisitos da norma. No último capítulo, o livro apresenta brevemente o sistema de gestão ambiental ISO 14001:2015, discute e sugere orientações para a integração dos sistemas de gestão da qualidade e ambiental. Inclui material de apoio e planilha em Excel (arquivo xlsx, versão 2010) com um instrumento para o diagnóstico de sistema de gestão da qualidade.

Livro destinado a profissionais da área de Qualidade, bem como para treinamento e orientação daqueles que desejem ou necessitem implementar um sistema da qualidade em suas empresas, inclusive para pequenas empresas.

11 – Gestão da Qualidade

 
Este livro é organizado em 11 capítulos e três partes e apresenta técnicas de gestão da qualidade agrupadas em dois níveis de gestão: estratégico e operacional. A Parte I se ocupa da evolução da gestão da qualidade e sistema da qualidade, compreendendo os Capítulos 1 a 3.

A Parte II apresenta várias técnicas, desenvolvidas para a gestão da qualidade nas operações de produção. Os Capítulos 5 a 7 apresentam e discutem os métodos QFD, FMEA e Seis Sigma, enquanto o 8 trata em mais detalhes as técnicas usadas no Seis Sigma.

Os métodos de gestão estratégica são apresentados na Parte III, onde o Capítulo 9 trata de gestão estratégica da qualidade, enquanto os Capítulos 10 e 11 abordam medição de desempenho e benchmarking.

Os conceitos e técnicas aqui discutidos são apresentados e explicados com exemplos de fácil compreensão. No final de cada capítulo, o leitor encontra referências bibliográficas para leitura complementar e questões para discussão.

12 – Pesquisa Qualitativa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações

 
Resenha: Pesquisa Qualitativa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações

A pesquisa qualitativa abre a possibilidade de exploração e de desenvolvimento da teoria que a abordagem quantitativa tem dificuldade em fornecer. A flexibilidade para o desenvolvimento de quadros teóricos, de forma interativa com as descobertas de campo e a valorização da perspectiva dos participantes, permite ao pesquisador encontrar novos conceitos e relações, de forma a propor teoria significativa e ancorada na realidade.

Ela também permite que o desenvolvimento teórico resulte da análise criteriosa de dados e informações provenientes do campo de pesquisa, e não de um modelo teórico, abstraído, por sua vez, de outros modelos, nos quais a realidade foi simplificada para que sua resolução fosse possível.

O objetivo deste livro é aproximar o pesquisador de seu objeto de estudo, de modo que ele sinta e interaja com seu contexto e seus participantes, bem como seja capaz de perceber a riqueza de observações que não poderiam ser atingidas de outra forma que não por meio da pesquisa qualitativa.

13 – Controle Estatístico de Qualidade

 
Técnicas de controle estatístico de qualidade estão em uso por mais de meio século e sob contínuo aprimoramento. Esta obra foi motivada pela carência de livros-textos em português voltados para seu ensino no nível de profundidade e detalhamento demandado pelos cursos universitários de Engenharia e de Estatística.

O livro trata das técnicas estatísticas criadas especialmente para o controle de processos, condição básica para a manutenção da qualidade de bens e de serviços. É rigoroso nos conceitos, para garantir o correto aprendizado, porém didático, graças a um texto de leitura agradável e às muitas figuras, gráficos e exemplos, especialmente elaborados para facilitar a compreensão.

Escrito por autores com anos de experiência no ensino e pesquisa no assunto, em contato com problemas reais, o texto busca capacitar o leitor a atuar na realidade de hoje, de forma efetiva. Assim, enfatiza a análise de desempenho e o projeto dos gráficos de controle (requisitos obrigatórios para o uso eficiente dessas ferramentas) e inclui o monitoramento dos processos autocorrelacionados (comuns hoje em dia). Para fixação e avaliação do aprendizado, são fornecidos mais de uma centena de exercícios com as respectivas respostas.

14 – Estatística

 
Este livro, publicado anteriormente em dois volumes e voltado para as necessidades dos cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis, recebe agora uma nova edição com enfoque mais abrangente. Além da adequação a esses cursos, são apresentados também aspectos próprios de outros cursos que necessitam do conhecimento estatístico para o desenvolvimento de suas habilidades.

O conteúdo da obra abrange a Estatística Descritiva, que aborda a construção, a apresentação e a interpretação de aspectos relevantes de fenômenos coletivos, com suas tabelas, medidas e gráficos; e a Estatística Indutiva, construída com base no conceito de probabilidade, apresentando os modelos matemáticos que permitem algum controle sobre os fenômenos aleatórios. As informações obtidas por meio desta modelagem são de grande importância no estudo de fenômenos biológicos, administrativos, controle de qualidade, pesquisas de opinião e muitos outros.

Estatística é um manual básico para quem está dando os primeiros passos nessa disciplina e de grande utilidade em todas as áreas que se dedicam ao estudo de fenômenos coletivos.

 

Gostou das dicas de livros para estudantes de Engenharia de Produção? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.