13 de agosto de 2019

Livros para entender modelos administrativos por tipo de empresa

por Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Nos posts anteriores, comentei sobre minha produção literária, meus livros que englobam questões estratégicas voltadas para empresas, e obras que trazem questões organizacionais. Hoje, vou comentar um pouco sobre modelos administrativos por tipo de empresa. Para análise dessa importante questão, você pode considerar três livros que consolidam todos os seus aspectos básicos. Veja a seguir:

Livros para entender modelos administrativos por tipo de empresa

 

1- Manual de gestão das cooperativas: uma abordagem prática

 
O segmento da economia representado pelas cooperativas é um dos que mais tem crescido no mundo e no Brasil; mas o sistema cooperativista deve tomar cuidado com os seus modelos de gestão pois muitas cooperativas nascem e crescem sem uma sustentação estruturada, o que pode prejudicar o seu futuro.

Nesse contexto o livro, em 7ª edição, apresenta um modelo de gestão ideal, com estruturações específicas para o seu processo de planejamento, para a organização de suas atividades, para o processo diretivo e para o consequente processo de acompanhamento, avaliação e aprimoramento dos resultados das cooperativas.

2 – Empresa familiar: como fortalecer o empreendimento e otimizar o processo sucessório

 
Este livro, em 3ª edição, explica através de uma metodologia estruturada e testada como você pode fortalecer a empresa familiar, bem como otimizar o processo sucessório preservando um adequado ambiente de trabalho.

3 – Administração pública: foco na otimização do modelo administrativo

O foco deste livro é na otimização do modelo administrativo pois desta forma as instituições públicas poderão se tornar eficientes, eficazes e efetivas; e mais, serem plenamente respeitadas pelas comunidades para as quais realizam seus serviços, colocando seus profissionais em uma posição de “bem servir” o público em suas responsabilidades básicas. Nesse contexto são evidenciados os componentes, os condicionantes, os níveis de influência e os níveis de abrangência desse modelo administrativo ideal.

Você pode se divertir em responder as questões apresentadas a seguir com a finalidade de ter uma autoavaliação de seu conhecimento de alguns importantes assuntos administrativos das empresas.

Essas questões são decorrentes dos conteúdos básicos dos livros do autor apresentadas em seis grupos:

  • Questões estratégicas.
  • Questões organizacionais.
  • Tipos de empresas.
  • Desenvolvimento das empresas.
  • Base de sustentação da administração.
  • Desenvolvimento pessoal.

> Veja aqui todas as obras do autor!

Como para as questões de cada grupo foram utilizados alguns livros do autor correlacionados ao assunto em análise, você tem a oportunidade de apresentar respostas bem amplas, o que representa interessante “exercício mental”.

VOCÊ TEM FLEXIBILIDADE ADMINISTRATIVA PARA TRABALHAR, COM SUCESSO, EM TODO TIPO DE EMPRESA?

Responda as questões a seguir com detalhes, justificativas e exemplos e, de preferência, debata com alguns colegas:

  1. Você conhece todas as questões administrativas para realizar uma otimizada gestão de uma cooperativa?
  2. Como você desenvolveria um processo de planejamento numa cooperativa, envolvendo questões estratégicas, táticas e operacionais?
  3. Qual a melhor maneira de se realizar a estruturação organizacional de uma cooperativa? E como otimizar o seu processo decisório? E como melhor acompanhar, avaliar e aprimorar os resultados das cooperativas?
  4. Você sabe trabalhar, com sucesso, um processo sucessório nas empresas familiares? Como decidir entre uma sucessão familiar e uma sucessão profissional?
  5. Quais as características específicas da administração de empresas familiares? Como trabalhar com essas questões?
  6. Como deve ser o processo de profissionalização de uma empresa familiar?
  7. Você é ou pretende ser um funcionário público? Como pretende elaborar o seu plano de carreira e evoluir profissionalmente?
  8. Você conhece os diversos instrumentos administrativos da administração pública?
  9. Você sabe com ser um funcionário público focado em resultados efetivos, e atuando com plena qualidade, para o público em geral?
  10. Como deve ser o processo de avaliação do nível de produtividade do funcionário público? E da empresa pública?
  11. Quais são as precauções básicas quando você sai de um tipo de empresa e vai trabalhar em outra empresa de tipo totalmente diferente?

No próximo post, falaremos sobre os livros que aborda o desenvolvimento das empresas. Até lá!

Faça AQUI o download da ficha de autoavaliação!

Gostou de conhecer mais sobre as obras do professor Djalma Rebouças? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
    Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

    - Atuação profissional: Consultor de empresas, palestrante, professor universitário e autor de livros de administração focados, principalmente, em questões estratégicas e organizacionais das empresas. - Formação educacional e experiência profissional: Graduado, pós-graduado, mestre, doutor e livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor concursado de graduação e pós-graduação da referida faculdade, sendo o criador e docente das disciplinas “Consultoria empresarial”, “Reengenharia estratégica, organizacional e de processos” (mestrado e doutorado) e “Administração estratégica” (doutorado). Professor concursado de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Vanzolini/Politécnica/USP, do CEAPOG/IMES (também exercendo a coordenação dos cursos), da FAAP e do MBA/IBMEC. Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor de PLANOS – Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em, aproximadamente, 300 empresas – inclusive no exterior –, sempre junto a executivos focados em sua evolução profissional nas empresas e na aplicação dos modernos conceitos e práticas da administração.