Se você é estudante e quer se aprofundar nos estudos da área de marketing, confira 12 livros para estudantes de marketing que envolvem diversos temas: marketing de conteúdo, pesquisa, assessoria de imprensa, merchandising, vendas e muito mais! Veja nossas sugestões:
12 livros para estudantes de marketing
Este livro trata do assunto Pesquisa de Marketing de forma prática, tal como se apresenta em um instituto de pesquisa de mercado. Para isso, o autor fez uma abordagem acompanhando as etapas que perfazem um projeto de investigação de mercado. Em linhas gerais, o livro é uma rota segura para o desenvolvimento de uma consistente pesquisa de marketing. Pode ser utilizado como livro-texto para as disciplinas de Pesquisa de Marketing dos cursos de graduação em Administração, Comunicação, Publicidade e cursos de Especialização e MBAs. Leitura recomendada para profissionais da área de Pesquisa de Marketing.
2 – Merchandising & Promoção de Vendas
Destinada a quem pretende se atualizar com as últimas tendências do varejo e ser competitivo no mercado de trabalho, esta obra entra no mundo digital discutindo, especificamente, a internet e as redes sociais com base na utilização das ferramentas de merchandising. Com uma linguagem interativa e acessível, relata conceitos modernos empregados no varejo em diversas partes do Brasil e do mundo. Obra altamente indicada para cursos de educação executiva e aperfeiçoamento profissional. Livro-texto para as disciplinas Promoção de Vendas e Merchandising, Marketing de Varejo e Marketing Promocional, em cursos de graduação e pós-graduação.
3 – Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia
Atualizada com o que há de mais recente na comunicação organizacional e produzido por alguns dos mais importantes pesquisadores, professores e profissionais atuantes em jornalismo e comunicação corporativa, esta nova edição ganha três novos capítulos: Gestão da terceirização, Gestão das mídias sociais em assessoria de imprensa e Curadoria de conteúdo. A obra apresenta a história da assessoria de imprensa no Brasil, Estados Unidos e Europa, além de seus fundamentos teóricos e técnicas. Traz também a abordagem de temas específicos, como media training, planejamento, imagem corporativa, notícia institucional, imprensa e organizações, ética, mídias sociais, produtos e serviços de uma assessoria, release, publicações empresariais, relacionamento fonte, jornalista e assessor de imprensa, além de gerenciamento de crises – assuntos que colaboram na tarefa de desvendar a riqueza de possibilidades de atuação de uma assessoria de imprensa eficaz e da comunicação nas organizações.
4 – Estratégia de Marketing Digital e E-Commerce
O universo digital tem trazido profundas transformações para o mundo dos negócios, do entretenimento, da comunicação e dos relacionamentos. Entre as principais mudanças temos o aumento da participação dos consumidores, a vasta criação de conteúdo por qualquer pessoa, a agilidade das interações, a ampliação do poder de barganha dos clientes e a mudança na relação com as organizações. A velocidade dessas inovações se deve aos avanços tecnológicos, à drástica redução de custos de equipamentos, ao fenômeno da cloud computing, à popularização do acesso à web, à globalização e à convergência digital, obrigando os profissionais a se adaptarem a esse novo universo.
5 – Marketing – Conceitos, Exercícios, Casos
Em sua edição comemorativa de 30 anos, esta obra chega ao mercado totalmente revista e atualizada. Sempre com o objetivo de alinhar teoria à prática, o autor buscou, nesta edição, expandir os tópicos de promoção de vendas, bem como os de merchandising, entre outros aspectos promocionais. Além disso, trouxe à obra novas tendências de comunicação, como o Content Marketing e o Storytelling, além de mais detalhes sobre o Mobile Marketing. Por fim, são apresentados estudos de caso contemporâneos, abordando empresas como Netflix, Magazine Luiza e Ambev, entre outras, e convidando o leitor a trabalhar os temas discuti dos ao longo da obra de maneira atual e contextualizada com a sua realidade.
6 – Como Fazer Pesquisa de Marketing
Esta obra, premiada com o Troféu Cultura Econômica como melhor livro de Marketing em 2014, é um guia prático dos passos necessários para a realização de uma pesquisa na área de marketing que visa auxiliar pro¬fissionais de mercado a entender seus consumidores e a desenvolver melhores estratégias. Seu conteúdo traz exemplos práticos de pesquisa de marketing com dicas de como construir o processo de pesquisa, desde a formação do problema até a elaboração do relatório ¬ final. O livro apresenta, ainda, várias abordagens, técnicas e aplicações de pesquisas de marketing. Além disso, enumera e explica as metodologias utilizadas para coleta e análise de dados, preocupando-se com as definições e o uso de técnicas de amostragem.
Atualizado com os principais temas de marketing e com novos cases, Marketing básico teve seu conteúdo substancialmente alterado para oferecer uma leitura mais didática e objetiva, atendendo assim à necessidade atual de professores, estudantes e profissionais, que são bombardeados por um volume intenso de informações e dispõem de tempo restrito. Referência nacional, adotada há mais de 30 anos nas principais instituições do país e tendo contribuído na formação de inúmeros profissionais, a obra recebe agora a contribuição do professor André Torres Urdan. Livro-texto para as disciplinas Marketing e Administração de Marketing dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Comunicação Social. Leitura básica recomendada para profissionais de Marketing e Propaganda.
8 – Gestão de Relacionamento & Customer Experience
Estamos vivendo uma era sem precedentes, na qual a união entre a Gestão do Relacionamento com Clientes e o Customer Experience está modificando o trabalho de milhões de pessoas ao redor do mundo dos mais variados níveis das organizações, desde os CEOs até o time operacional, impondo-lhes o imperativo de adquirir novas competências, metodologias e ferramentas de trabalho. Customer Experience é, acima de tudo, uma estratégia empresarial com a finalidade de dirigir inteligência, pessoas, tecnologias, processos e investimentos ao planejamento, implantação e controle de inciativas que irão proporcionar aos Clientes experiências tão gratificantes que serão capazes de sensibilizá-los para continuarem “ligados” racional e emocionalmente à empresa fornecedora. Esse é o princípio de toda e qualquer inciativa de lealdade nos dias atuais. Nesta obra, é dada uma abordagem especial ao conceito e à prática do autor em Customer Journey Mapping (mapeamento da jornada do cliente), que vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo inteiro. Madruga também traz conceitos, dicas e práticas de sucesso de Marketing de Relacionamento, CRM, Customer Lifetime Value,Pesquisas, NPS, Novo Modelo de Relacionamento, Metodologia de vendas e atendimento, Programas de Lealdade, Omnichannel e tendências tecnológicas.
O livro Marketing de Conteúdo descreve com muita lucidez as mudanças que estão sendo motivadas com o advento do mundo digital. A internet e todos os seus filhotes mudam o panorama corporativo, como mudam as relações sociais contemporâneas. Ignorar essas transformações é perder um diferencial competitivo importante, uma vez que essas mudanças cavalgam na quebra de paradigmas, o que quer dizer que não têm volta. Saudosismo, reacionarismo, resistência corporativista e outras nuances, mais cedo ou mais tarde, vão esmorecer. É o advento de um novo mundo novo. Cabe, portanto, aos portadores de bom senso e empreendedores se informar para utilizar de forma criativa e crítica as novas oportunidades que se abrem no universo dos bits e bytes.
10 – Curso de Marketing – Cenários, Estratégias e Ferramentas
Curso de marketing reúne de maneira sistemática elementos associados ao cenário atual e tem como âncora o modelo brasileiro e global de mercado, subsidiando profissionais de marketing quanto aos conceitos e premissas contemporâneas em administração de marketing. Ao final de cada capítulo, a obra oferece ao leitor questões e estudos de caso para melhor aproveitamento do tema estudado. O conteúdo apresentado concebe o planejamento em marketing sob as perspectivas de cenários, estratégias e ferramentas, destacando as tecnologias aplicadas e sinalizando a relevância da inteligência de mercado nas empresas.
11- Você, Eu e os Robôs – Pequeno Manual do Mundo Digital
Quais os impactos da Revolução Digital na humanidade? Que transformações ela nos traz? Como lidar com essas transformações, seus desafios e oportunidades? Pensando nisso, em 2013, Martha Gabriel escreveu o livro Educ@r: a (r)evolução digital na educação, em que discutia essas questões com foco exclusivo na educação. No entanto, de lá para cá, em poucos anos, testemunhamos uma explosão da penetração digital e de assistentes computacionais na vida das pessoas, transformando a sociedade. Assim, esses questionamentos, que antes constituíam apenas campos específicos, como educação, marketing, negócios etc., passaram a fazer parte de todas as áreas e da vida cotidiana. A primeira parte, que trata dos seres humanos (você e eu), é uma nova versão ampliada e atualizada de vários capítulos do livro Educ@r, com o objetivo de atender a qualquer tipo de público. As duas outras partes (robôs e humanos + robôs) levam a discussão para outro patamar, adicionando as questões da tecnologia que nos cerca e a fusão entre humanos e tecnologias, que tanto nos encanta e, ao mesmo tempo, nos assusta.
Guia prático para avaliação do programa de comunicação de marketing. Os autores utilizaram suas experiências de consultoria e domínio da literatura acadêmica para elaboração de uma abordagem de extremo valor para os executivos de marketing, agências, pesquisadores e outros públicos interessados no uso de dados e análises para otimizar a produtividade de marketing. Este livro é uma importante ferramenta para anunciantes, agências e veículos, por disseminar conhecimento através de conceitos sólidos, objetivos e aplicáveis em nosso dia a dia. Obra de consulta para profissionais que atuam nas áreas de comunicação, gerenciamento de campanhas, inteligência de mercado e marketing. Leitura recomendada para cursos de Comunicação Social, de Marketing e de Administração que possuem disciplinas ligadas a comunicação de marketing, gestão do composto de marketing ou métricas de marketing.
13 – Marketing de Serviços – Como criar valores e experiências positivas aos clientes
Marketing com quem sabe. De Alexandre Luzzi Las Casas e Jéssica Lora Las Casas, esta edição do livro Marketing de Serviços – Como Criar Valores e Experiências Positivas aos Clientes apresenta casos práticos, tópicos e exemplos sobre as tendências da área.
Para acompanhar as mudanças ocorridas, a sétima edição apresenta, ainda, assuntos inéditos: como: Net Promoter Score (NPS), comunicação integrada e customer experience (experiência do cliente).
Por que você deve ler Marketing de Serviços?
Porque o mercado de serviços tem passado por transformações importantes nos últimos anos devido aos avanços tecnológicos. Também houve mudança de foco na comercialização: os serviços tornaram-se prioridade, e os bens passaram a ser valor agregado.
Com isso, é possível afirmar que, atualmente, o mundo gira em torno dos serviços. A criação de experiências positivas ao consumidor é, sem dúvida, o objetivo principal das comercializações contemporâneas.
14 – Marketing de Crescimento – 8 Estratégias para Conquistar Mercados
Como o marketing pode sobreviver a uma crise? Philip Kotler, guru do marketing, e Milton Kotler, estrategista global da área, se unem para apresentar oito caminhos eficazes sobre como sobreviver em economias turbulentas e com pouco crescimento financeiro.
Com o mundo desenvolvido enfrentando um crescimento econômico lento, competir, com sucesso, em uma base consumidora limitada significa utilizar estratégias criativas. Marketing de Crescimento – 8 Estratégias para Conquistar Mercados também mostra como aumentar sua quota, desenvolver clientes entusiasmados, construir sua marca, inovar, expandir internacionalmente, adquirir outros negócios, construir uma grande reputação de responsabilidade social e muito mais.
15 – Gestão de Marketing 4.0 – Casos, Modelos e Ferramentas
O novo Marketing: para repensar o tradicional. Com uma abordagem que visa ao alcance de resultados, Gestão de Marketing 4.0 – Casos, Modelos e Ferramentas traz um novo olhar sobre o Marketing tradicional com exemplos, estudos de caso e vídeos dos autores.
Como um estímulo para repensar as maneiras de aplicação já consagradas, Edmir Kuazaqui, Helder Haddad e Matheus Matsuda Marangoni tratam de temas relacionados à identificação das oportunidades de mercado, análise do ambiente de negócios, ideias práticas, planejamento para o sucesso, entre outros.
Além de debater conceitos e as premissas, este livro apresenta assuntos atuais, como: pesquisa de mercado; planejamento estratégico; inovação; perfil do profissional desejado pelo mercado; segmentação de mercado e os consumidores 4.0; os 4 Cs do Marketing; canais de distribuição na Era Digital e indicadores de desempenho de Marketing.
Os desafios do Marketing na Sociedade 5.0. Com conceitos fundamentais, metodologias, técnicas e ferramentas, Martha Gabriel e Rafael Kiso auxiliam o desenvolvimento de estratégias de marketing usando as possibilidades tecnológicas existentes e emergentes.
Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias traz temas como Inteligência Artificial para Marketing, Netnografia, Influenciadores, Comunidades, Data Analytics, Automação, Neuromarketing e muito mais e aborda cinco importantes pilares da área: o planejamento estratégico de marketing, a experiência do consumidor (CX), as plataformas e tecnologias digitais emergentes, as estratégias digitais de marketing e o marketing orientado a dados.
Como marketing digital é, antes de tudo, marketing, este livro apresenta a base estrutural necessária para usar, com sucesso, o meio digital e desenvolver o seu plano de marketing. Além disso, oferece cases e exemplos com links ao longo dos capítulos.
Por que ler Marketing na Era Digital?
Caminhamos rumo à conexão em tempo real, que tende a estruturar o “smart world”, também conhecido como Sociedade 5.0. Esse cenário é repleto de oportunidades, criando um cérebro global coletivo, onipresente, onisciente e onipotente, centrado no ser humano. No entanto, para prosperar e continuar existindo nesse contexto, os negócios também precisam evoluir acompanhando essa jornada – tanto em relação à transformação do mercado quanto da tecnologia.
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