14 de setembro de 2018

14 livros que todo estudante de Recursos Humanos deveria ler

por GEN.N&G

Estudantes da área de Recursos Humanos precisam aprender diferentes assuntos para construir uma carreira de sucesso. Gestão de pessoas, manuais de práticas trabalhistas, legislações, comportamento organizacional, entre outros temas. Para te ajudar nos estudos, selecionamos 14 livros para estudantes de Recursos Humanos. Veja:

14 livros para estudantes de Recursos Humanos

 

1 – Motivação nas Organizações

 

Como premiar uma equipe? Veja dicas para motivar os colaboradores

O livro Motivação nas Organizações é uma obra de interesse relevante para profissionais de Administração, especialmente da área de Recursos Humanos

A verdadeira e autêntica motivação é um impulso natural das pessoas que consideram o trabalho como fonte de atendimento das expectativas interiores. Mais do que os indivíduos, as organizações precisam contar com colaboradores identificados e motivados pelos objetivos aos quais elas se propõem. A motivação para o trabalho representa uma necessidade única das pessoas. Ela poderá levar cada um ao desencadeamento de um processo que culminará com a felicidade pessoal, e isso só ocorre quando o indivíduo assim o quer e quando as empresas cumprem sua obrigação de ajudá-lo a tanto. Esta é uma obra de interesse relevante para profissionais de Administração, especialmente da área de Recursos Humanos.

2 – Descrição de Cargos, Salários e Profissões Regulamentadas

 

Com maestria, o autor apresenta o conceito e os procedimentos da descrição de cargos, com o objetivo de oferecer aos profissionais ampla lista de descrições de cargo das mais diversas atividades existentes no mercado. Paralelamente a esses conceitos, com relato mais detalhado para orientar futuras descrições, exemplifica como um profissional de Recursos Humanos deve proceder ao descrever cargos. Com o intuito de oferecer aos profissionais que atuam na área embasamento seguro para a prática da legislação trabalhista, este livro também qualifica os conceitos precisos de expressões relativas a salário, definido como um dos maiores atrativos para o empregado. Este é um dos livros para estudantes de Recursos Humanos essencial!

3 – Planejamento Estratégico na Prática

 

16 livros que todo estudante de administração deveria ler

Antes restrito ao alto escalão das organizações, o planejamento estratégico era considerado como um segredo competitivo. Hoje, no entanto, é fundamental que ele faça parte de todos os níveis hierárquicos de uma empresa. Somente dessa maneira todos os empregados estarão alinhados para atingir os objetivos da organização. Livro-texto para as disciplinas Planejamento Estratégico, Planejamento Empresarial e Estratégia de Empresas do curso de graduação em Administração de Empresas. Leitura recomendada também para profissionais envolvidos em planejamento e implementação de estratégia empresarial.

4 – Comportamento Humano nas Organizações

 

Este livro analisa o comportamento humano nas organizações, focalizando os papéis profissionais desempenhados e as interfaces com o meio ambiente em um mercado em constantes mudanças, acentuando a interdependência entre a conduta individual/coletiva, o ambiente organizacional mais amplo e seu processo de desenvolvimento. Livro-texto para as disciplinas Comportamento Organizacional e Comportamento Humano na Empresa. Leitura complementar para as disciplinas Psicologia Aplicada à Administração, Psicologia Organizacional e Psicologia Industrial dos cursos de Administração, Psicologia, Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Estratégica.

5 – Reforma Trabalhista CLT e Legislação Comparadas

 

Com a queda da Medida Provisória 808, que sequer foi submetida ao Congresso para aprovação e perdeu validade em 23 de abril de 2018, automaticamente as regras anteriores voltaram a viger. Mesmo perdendo validade, a medida produziu efeitos jurídicos durante o tempo em que esteve vigente, ou seja, de 14 de novembro de 2017 a 22 de abril de 2018. Nesse período, todos os atos praticados pelo empregador com base na MP 808/2017 foram válidos e possuem amparo legal. Entretanto, a partir de 23 de abril de 2018, o empregador precisa ter alguns cuidados para não incorrer em erro de procedimento, se porventura fizer alguma alteração contratual com base nas normas estabelecidas pela referida MP. Atualizada com as Leis nos 13.509/2017 (Garanti as trabalhistas aos adotantes), 13.545/2017 (Suspensão do prazo processual) e 13.660/2018 (Pagamento dos honorários de intérprete judicial – Parte sucumbente), a nova edição traz, ao final, os impactos da Medida Provisória no 808/2017 no período de 14 de novembro de 2017 a 22 de abril de 2018 e o que perde validade com sua queda.

6 – Manual de Prática Trabalhista

 

16 livros que todo estudante de administração deveria ler

De forma muito prática e objetiva, o autor orienta como colocar em prática a legislação que rege a relação entre empregador e empregado. Leis, portarias, instruções normativas, resoluções, entre outros, são abordados com extrema clareza. Obra indispensável para as organizações que buscam conduzir as práticas trabalhistas e previdenciárias de maneira a evitar ocorrências na Justiça do Trabalho, o que sempre provoca muitos desgastes e certos custos ao empregador. Manual de consulta indispensável para advogados e profissionais das áreas trabalhista e previdenciária, contadores, administradores de empresas, peritos trabalhistas e estudantes. Recomendado também para sindicatos e órgãos de classe.

7 – Mapeamento de Competências

 

Reconhecida como boa prática de gestão, tornou-se frequente a adoção da Gestão por Competências em organizações públicas e privadas, de diferentes indústrias e ramos de atuação. Processo fundamental nesse contexto, o mapeamento das competências relevantes ao sucesso organizacional necessita ser realizado com precisão, objetividade e rigor metodológico, para que possa orientar práticas de gestão de pessoas e assim produzir efeitos positivos sobre o desempenho dos profissionais, equipes de trabalho e da própria organização. Recomendado para profissionais da área de gestão de pessoas, em especial àqueles responsáveis por conduzir processos de mapeamento de competências. Livro-texto para a disciplina Gestão por Competências e leitura complementar para as disciplinas Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração e Psicologia Organizacional.

8 – Gestão de Carreiras

 

Desde a primeira edição deste livro, com o título Administração de Carreiras, existe o objetivo de estruturar a discussão sobre carreiras em nossa realidade e cultura. Verifica-se, por exemplo, que planejar a carreira não é natural para o brasileiro nem para o latino-americano em geral, o que nos levou a trabalhar a construção de um projeto profissional em que a pessoa possa assumir o protagonismo de sua carreira, analisando oportunidades oferecidas pela organização onde trabalha ou pelo mercado onde atua ou tem condições de atuar. Leitura recomendada para professores e estudantes de Gestão de Pessoas e para aqueles que estejam pensando ou repensando sua carreira profissional.

9 – Manual de Treinamento

 

16 livros sobre administração que todo estudante da área deveria ler

Esta obra tem como propósito focalizar, entre outros pontos, a relevância das parcerias estratégicas no momento atual das organizações. Sinaliza indicadores que dão suporte ao processo de desenvolvimento do potencial humano, no que tange a Gestão do Conhecimento, Educação e Universidades Corporativas. Sua aplicação abrange modalidades educativas presenciais e a distância, tendo como referência a tecnologia da informação e comunicação, disponibilizando alternativas de ação para a excelência das trilhas de aprendizagem. O livro está subdividido em seis capítulos e, em cada um deles, expõe-se um estudo de caso abordando a temática tratada, seguido de questões com as quais o leitor pode refletir sobre as propostas apresentadas no âmbito da Gestão do Conhecimento, sinalizando os processos de Educação Corporativa e Universidade Corporativa.

10 – Planejamento Estratégico de Recursos Humanos

 

Um dos grandes desafios para as empresas e instituições brasileiras, na atualidade, está em construir um ambiente organizacional que promova o desenvolvimento humano e profissional e a sua expressão na busca da continuidade e do sucesso do negócio. Qual seria a configuração desejável desse ambiente? Nesta edição, a autora traz à reflexão o impacto das transformações do mundo global no ambiente organizacional, analisa a expressão humana nas organizações e a construção do novo ambiente, além de apresentar conceitos, ferramentas, técnicas e procedimentos de Planejamento Estratégico de Recursos Humanos integrados ao Planejamento Estratégico do Negócio.

11 – Competências – Conceitos, Instrumentos e Experiências

 

Joel Souza Dutra traduz de forma prática e aplicada os conceitos de competência e complexidade, que permitem agir com maior precisão no gerenciamento de pessoas. A experiência do autor – concretizada na intervenção em várias empresas: nacionais e multinacionais; privadas, públicas e do terceiro setor; grandes, médias e pequenas – tanto na concepção e implementação de sistemas de gestão de pessoas, quanto na adaptação de estruturas globais de gestão de pessoas para a realidade brasileira, permite confirmar a adequação dos conceitos aqui tratados e sua transformação em instrumentos de gestão. Livro-texto para disciplinas sobre gestão de pessoas e gestão por competências de cursos de Administração em nível de graduação e pós-graduação ou de MBAs executivos. Indicado para profissionais envolvidos na gestão de pessoas e/ou em posição de liderança em empresas modernas.

12 – Gestão de Pessoas: realidade atual e desafios futuros

 

16 livros sobre administração que todo estudante da área deveria ler

O objetivo deste livro é cobrir de forma abrangente os temas mais atuais e relevantes da gestão de pessoas, oferecendo ao leitor um retrato da realidade das organizações e sinalizando os desafios de hoje e os que se apresentarão em um futuro próximo. O conteúdo foi organizado para oferecer, de maneira agradável, leve e fácil de absorver, conceitos, informações e reflexões contemporâneas. O livro conta ainda com muitos recursos didáticos, como questões de casos comentadas (para professores), exercícios e videoaulas panorâmicas sobre os temas.

13 – Recursos Humanos – O Capital Humano das Organizações

 

As novas tendências para uma boa gestão de recursos humanos. Com o avanço da era digital, há um desafio para a área de RH: equilibrar e debater novos caminhos para as organizações, sem deixar de lado todas as variações de personalidade dos seres humanos.

Por meio de uma linguagem didática, Recursos Humanos – O Capital Humano das Organizações apresenta como a área deve ser contingencial e situacional, sensível aos diferentes fatores que envolvem as organizações e as pessoas e às características do contexto ambiental, do negócio da empresa e de sua missão e visão, além de destacar a importância de observar o conjunto e a totalidade.

Para trazer praticidade ao conteúdo abordado, esta 11ª edição dá acesso à Sala de Aula Virtual do professor Chiavenato, uma ferramenta que reúne diversos objetos educacionais, como vídeos do autor, textos para reflexão e casos para discussão, além de quizzes e um glossário interativo.

14 – Gestão de Pessoas – O Novo Papel da Gestão do Talento Humano

 

Resenha: Gestão de Pessoas - O Novo Papel da Gestão do Talento Humano

Para além da administração dos recursos humanos: a gestão do talento. De forma didática, Gestão de Pessoas – O Novo Papel da Gestão do Talento Humano apresenta os novos horizontes e as desafiadoras tendências que se abrem para o futuro próximo nessa área.

Considerado texto obrigatório para programas de treinamento e desenvolvimento de executivos que desejam ser gestores de pessoas, este livro ainda traz acesso à Sala de Aula Virtual do professor Idalberto Chiavenato, uma ferramenta que reúne diversos recursos, como vídeos do autor, atividades para debate, textos para reflexão e casos para discussão, além de quizzes, mapas mentais e um glossário interativo.

Nesta nova edição, o professor Chiavenato parte dos novos desafios da gestão de pessoas e direciona a atenção do leitor para seis ações que se conectam em rede: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e, por fim, aplicar pessoas. Juntos, esses tópicos constituem a base estrutural do livro e a base da gestão de qualquer equipe dentro de uma organização.

 

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , ,

4 respostas para “14 livros que todo estudante de Recursos Humanos deveria ler”

  1. […] 12 livros que todo estudante de Recursos Humanos deveria ler […]

  2. […] 12 livros que todo estudante de Recursos Humanos deveria ler […]

  3. […] 12 livros que todo estudante de Recursos Humanos deveria ler […]

  4. Todos os livros apresentados são muitos relevantes para uma boa leitura e aumentar conhecimento nas áreas de gestão de empresas e recursos humanos, na verdade gostava de saber como adquerir os mesmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.