24 de outubro de 2019

10 livros para estudar Qualidade

por GEN.N&G

De acordo com a ISO (International Standardization Organization), Qualidade é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Portanto, Qualidade pode ser explicada como o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa, de maneira que atenda às exigências definidas pela ISO e pelos seus clientes. Para compreender um pouco mais sobre esse tema, confira 10 livros para estudar Qualidade e ficar por dentro dos conceitos relacionados à gestão, avaliação, produção e muito mais:

Confira 10 livros para estudar Qualidade

 

1 – Gestão e Avaliação da Qualidade – Uma Abordagem Estratégica

 
Como criar um conceito de Gestão e Avaliação da Qualidade adequado às constantes, vigorosas e profundas crises sociais, econômicas, geopolíticas ou culturais? Como selecionar os melhores métodos para ajustar a Gestão e a Avaliação da Qualidade aos princípios da Economia Compartilhada, aos modelos das Indústrias 4.0 e 5.0 e aos novos modelos de negócio, cuja base se consolidou em plataformas de comunicação e interação em tempo real?

Nessas situações, as decisões equivocadas podem ter reflexos irreversíveis, criando danos que não podem ser minimizados. Em contrapartida, decisões corretamente ajustadas ao momento e ao contexto podem criar marcos indeléveis para a atuação da organização no mercado e em toda a sociedade.

Este livro discute questões como essas. Mais do que listar e analisar as diferentes noções e os métodos que a experiência prática vem consagrando como os mais apropriados, o objetivo desta obra é propor soluções e meios para criar uma resposta satisfatória ao desafio da sobrevivência da organização em cenários de crises e transformações, além de oferecer os recursos necessários para que o leitor aplique os conceitos da qualidade de forma a transformá-los em diferenciais competitivos para a organização.

2 – Gestão da Qualidade – Teoria e Prática

 
Resenha: Gestão da Qualidade - Teoria e Prática

O livro que estuda um dos conceitos mais importantes no mundo dos negócios. Com mais recursos, textos concisos, imagens, esquemas e diagramas, Gestão da Qualidade — Teoria e Prática traz estratégias inéditas e implementação de ferramentas já consagradas.

Edson Pacheco Paladini analisa os agentes e os ambientes básicos de atuação da Gestão da Qualidade e como os Programas da Qualidade têm sido estruturados e implantados. Além disso, este livro aborda os referenciais, conceitos e estruturas da área e trata de temas vigentes: a relação da Gestão da Qualidade com os modelos da Economia Compartilhada e com as características da Indústria 4.0 e como esse vínculo está se estruturando com a gênese da Indústria 5.0. Como era de se esperar, essa associação com conceitos e metodologias mais recentes está determinando novas prioridades para a Gestão da Qualidade.

Em particular, o autor tem como foco o processo da Gestão da Qualidade, sob uma perspectiva histórica, e analisa a forma como ele foi viabilizado e as conclusões sobre seus acertos e erros.

3 – Gestão da Qualidade ISO 9001: 2015

 
O livro apresenta uma discussão didática e detalhada sobre os requisitos de gestão da qualidade da ISO 9001:2015, destacando as mudanças da edição de 2015 em relação à edição anterior. As teorias que fundamentam os requisitos do sistema de gestão são comentadas à medida que os requisitos são apresentados. Várias ilustrações são usadas para facilitar a comunicação e compreensão sobre os requisitos da norma. No último capítulo, o livro apresenta brevemente o sistema de gestão ambiental ISO 14001:2015, discute e sugere orientações para a integração dos sistemas de gestão da qualidade e ambiental. Inclui material de apoio e planilha em Excel (arquivo xlsx, versão 2010) com um instrumento para o diagnóstico de sistema de gestão da qualidade.

Livro destinado a profissionais da área de Qualidade, bem como para treinamento e orientação daqueles que desejem ou necessitem implementar um sistema da qualidade em suas empresas, inclusive para pequenas empresas. Leitura complementar para disciplinas que tratam sobre Sistemas da Qualidade, como Administração de Produção e Operações, dos cursos de Administração de Empresas e Engenharia de Produção.

4 – Gestão da Qualidade na Administração Pública

 
As organizações públicas necessitam agir, de maneira empreendedora, tendo estratégia como essência, para atingirem excelência em gestão pública e sobreviverem no âmbito nacional e internacional.

O Poder Executivo, por sua vez, necessita atuar cada vez mais sob a forma de redes dinâmicas e abertas, buscando um modelo de gestão de sucesso que otimiza o recurso público e assegure aos cidadãos produtividade e competitividade, o que resulta no Total Quality Management (TQM).

Nesse contexto se destaca este livro, que objetiva estudar os movimentos da qualidade no Brasil, as suas definições, aplicabilidade, programas da qualidade e a gestão da qualidade na busca por excelência. Embora aborde a gestão da administração pública, o conteúdo histórico e conceitual também é o mesmo do setor privado.

A publicação trata de conceitos da qualidade no setor de serviços inerentes à excelência da organização, das ferramentas que viabilizam a implantação do sistema de gestão da qualidade, do modelo de excelência da qualidade e do programa brasileiro da qualidade e produtividade. O leitor obterá instrumentos para desenvolver um processo de reflexão estratégica, possibilitando análise e posicionamento sobre o tema.

5 – Gestão de Qualidade, Produção e Operações

 
Resenha: Gestão de Qualidade, Produção e Operações

Conceitos e ferramentas do processo de gestão. Gestão da Qualidade, Produção e Operações oferece um texto amplo e simples dos assuntos relacionados à gestão da qualidade, da produção, da produtividade, das operações e dos processos de gestão empresarial.

O livro de María Esmeralda Ballestero-Alvarez traz o processo da gestão empresarial, tanto para produtos quanto para serviços, e está dividido em três partes: visão estratégica, visão estrutural e visão tecnológica.

A visão estratégica aborda reengenharia, downsizing, outsourcing, quarteirização, modularização, produção limpa e produção enxuta. Já na parte dedicada à visão estrutural, o foco é a qualidade na produção, apresentando o contexto histórico e as principais ferramentas e normas: ISO 9000, ISO 14000, SA 8000, ISO 45001, ISO 45000 (antiga OHSAS 18001) e os prêmios de qualidade mais importantes no momento, tais como FNQ, EFQM e MBA. Na terceira e última parte, que trata da visão tecnológica, os temas são ligados ao Benchmarking, Just in time, 5S, Kaizen, Kanbam, Keiretsu, 6 Sigma. Além disso, também aborda os conceitos básicos de sistemas de Planejamento e Controle de Produção.

6 – Controle Estatístico de Qualidade

 
Técnicas de controle estatístico de qualidade estão em uso por mais de meio século e sob contínuo aprimoramento. Esta obra foi motivada pela carência de livros-textos em português voltados para seu ensino no nível de profundidade e detalhamento demandado pelos cursos universitários de Engenharia e de Estatística.

O livro trata das técnicas estatísticas criadas especialmente para o controle de processos, condição básica para a manutenção da qualidade de bens e de serviços. É rigoroso nos conceitos, para garantir o correto aprendizado, porém didático, graças a um texto de leitura agradável e às muitas figuras, gráficos e exemplos, especialmente elaborados para facilitar a compreensão.

7 – Gestão da Qualidade

 
Este livro é organizado em 11 capítulos e três partes e apresenta técnicas de gestão da qualidade agrupadas em dois níveis de gestão: estratégico e operacional. A Parte I se ocupa da evolução da gestão da qualidade e sistema da qualidade, compreendendo os Capítulos 1 a 3.

A Parte II apresenta várias técnicas, desenvolvidas para a gestão da qualidade nas operações de produção. Os Capítulos 5 a 7 apresentam e discutem os métodos QFD, FMEA e Seis Sigma, enquanto o 8 trata em mais detalhes as técnicas usadas no Seis Sigma.

Os métodos de gestão estratégica são apresentados na Parte III, onde o Capítulo 9 trata de gestão estratégica da qualidade, enquanto os Capítulos 10 e 11 abordam medição de desempenho e benchmarking.

Os conceitos e técnicas aqui discutidos são apresentados e explicados com exemplos de fácil compreensão. No final de cada capítulo, o leitor encontra referências bibliográficas para leitura complementar e questões para discussão.

Recomendado para profissionais da área de Qualidade, bem como para cursos de treinamento e leitura complementar para disciplinas que tratam de Gestão da Qualidade em cursos de Administração de Empresas e Engenharia de Produção.

8 – Qualidade em Redes de Suprimentos –  A Qualidade Aplicada ao Supply Chain Management

 
A importância da qualidade de processos, produtos e serviços como fator estratégico para a competitividade das empresas e organizações é amplamente reconhecida desde meados do século XX. Mais à frente, os interessados e pesquisadores em Engenharia de Produção passaram a compreender a importância de se estudarem as redes de empresas e cadeias de suprimento como uma realidade prática existente e inevitável nas atividades empresariais. Entretanto, uma visão conjunta dessas disciplinas ainda está longe de ser claramente estabelecida.

Nesse contexto, este livro representa, de alguma maneira, uma intersecção entre dois conjuntos já razoavelmente estabelecidos: o dos livros que tratam do assunto Qualidade e as diversas maneiras de prossegui-la e gerenciá-la e o daqueles que lidam com redes de empresas e cadeias de suprimentos, também passando pelos vários assuntos relacionados com essa temática.

Essa intersecção se configura nesta obra quando os seus autores abordam as questões envolvendo a Qualidade no ambiente de rede de empresas e cadeias de suprimento, o que lhe confere um caráter de pioneirismo entre as publicações em língua portuguesa.

Para tanto, o livro apresenta inicialmente os conceitos básicos referentes às duas partes cuja intersecção se almeja entender, incluindo aspectos sobre as atividades logísticas, para culminar com o oferecimento de um modelo que identifique as melhores formas de gerenciar a qualidade das atividades desenvolvidas nos elos de uma cadeia de suprimentos.

Com esta obra, os profissionais interessados nos aspectos referentes à intersecção supramencionada terão oportunidade de melhor compreender e administrar as questões ligadas à qualidade para desempenhar bem o papel das cadeias de suprimento, bem como desenvolver novos estudos para aprimorar o conhecimento no âmbito dessa indiscutível realidade.

9 – Gestão E Avaliação Da Qualidade Em Serviços Para Organizações Competitivas

 
O processo de prestação de serviços constitui-se, hoje, em elemento de fundamental importância no cenário econômico (percentual elevado na formação do Produto Interno Bruto) e social (setor que mais gera empregos) da maioria dos países. Esta relevância transformou a produção dos serviços, exigindo o emprego de novos conceitos e de novos métodos operacionais, até porque eles passaram a atuar em novos ambientes de mercado, em um contexto social no qual afloram valores culturais recentes.

A presente obra parte destes pressupostos e investe na Gestão e Avaliação da Qualidade em Serviços, apresentando os elementos básicos que caracterizam os diferentes tipos de serviços, os modelos gerenciais adequados a eles nos ambientes estratégicos, táticos e operacionais, além dos processos de avaliação da qualidade em serviços. Para viabilizar tais processos, são descritas estratégias conhecidas, como os indicadores da qualidade e da produtividade, e ferramentas mais recentes, como o Cliente Misterioso, para a qual se confere maior enfoque.

O livro também oferece conceitos relacionados ao marketing de serviços e prioriza a apresentação de casos práticos que ilustrem conceitos e estratégias discutidos. Esta abordagem permite que o texto possa ser utilizado como referência para atividades acadêmicas, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Seu viés prático enfatiza seu uso, ainda, como um roteiro básico de implantação de ferramentas de produção e avaliação da qualidade de atividades produtivas no âmbito da prestação de serviços, com maior ênfase para o método do cliente misterioso.

10 – Qualidade e Processamento de Pescado

 
Qualidade e Processamento de Pescado visa trazer informações e discutir questões de grande importância na cadeia produtiva do pescado, desde a qualidade de seu ambiente de origem: a água, e sua interferência no pescado como alimento, passando por questões inerentes ao pescado, bem como padrões de qualidade para esta matéria-prima. A inserção de ferramentas de qualidade em todas as etapas de produção do pescado é discutida aqui, no intuito que estas, trabalhem de forma complementar, atuando sinergicamente, objetivando a elaboração de produto final de excelência. ,

A partir de matéria-prima de qualidade e com a tecnologia que se tem disponível nos dias de hoje, é possível o desenvolvimento de produtos diferenciados, com valor agregado, vida de prateleira estendida e de conveniência. Nos dias de hoje, não basta apenas produzir, é necessário o desenvolvimento de alimentos dentro de uma cadeia produtiva sustentável, advinda de empresa limpa, com ações e tecnologias desenvolvidas visando também a minimização da geração de resíduos, bem como o desenvolvimento de coprodutos advindos deste material, que outrora seria descartado.

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