11 de julho de 2019

10 livros para quem quer empreender

por GEN.N&G

Se você tem vontade de abrir o próprio negócio, temos dicas valiosas para você! Selecionamos 10 livros para quem quer empreender que são essenciais em diversas áreas: inovação, abordagem prática, guia para abrir uma empresa, armadilhas comportamentais, aspectos financeiros e muito mais. São obras indicadas para quem já começou ou tem vontade de iniciar uma nova empreitada! Confira:

10 livros para quem quer empreender

 

1 – Empreendedorismo 360º – A Prática na Prática

 
Guia prático que mostra aos empreendedores, empresários e intraempreendedores as premissas básicas e avançadas do empreendedorismo. Abrange os principais conceitos relacionados ao tema, como os primeiros passos para se tornar um empreendedor, o planejamento do negócio, a necessidade de se construir uma visão e uma missão, as fases de todo o processo, os fatores críticos de sucesso, entre outros. Além disso, propõe exercícios e oferece ferramentas e sugestões de leitura.

2 – Empreendedorismo: Uma Abordagem Prática e Descomplicada

 
Muitos futuros empreendedores julgam que uma boa ideia e disposição são suficientes para ter sucesso. De fato, uma boa ideia sempre é muito bem-vinda, e disposição e dedicação são virtudes fundamentais em qualquer tipo de futura atividade comercial. Entretanto, estes requisitos, embora importantíssimos, não são suficientes para o início e expansão de um empreendimento com fins lucrativos. É preciso bem mais que isto.

Abrir e manter uma atividade comercial pode demandar rotinas complexas, muito trabalhosas e que requerem diversas qualidades e conhecimentos do empreendedor. Algumas destas qualidades são inatas e os conhecimentos e demais qualidades devem ser adquiridos e desenvolvidos com muito treinamento, dedicação e empenho no aprendizado.

Este livro foi elaborado numa linguagem simples e objetiva, evitando-se ao máximo o uso de termos técnicos, de forma a propiciar um bom entendimento para todos os públicos.

3 – Manual de Empreendedorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmicas

 
Empreender e gerir uma empresa estão sujeitos a incertezas e riscos. A dinâmica empresarial atual e a complexidade do ambiente, pelas demandas e pelas mudanças, cada vez mais profundas e velozes, apresentam muitos desafios e oportunidades. O empresário tem a responsabilidade de conhecê-los nos fundamentos, enfrentá-los e superá-los, utilizando os meios e as técnicas disponíveis, com equilíbrio entre visão, criatividade, razão, intuição. Ver o que há por trás da lucratividade exige profunda compreensão do contexto global e das condições, qualitativas e quantitativas, que propiciem à empresa condições competitivas favoráveis.

Compreender os limites entre os ideais, a ação e o que é possível, senso aguçado de congruência entre sonhos, objetivos, estratégias, organização, estrutura, metas e planos de ação é necessário. Há pouca margem de erros, notadamente no início, nos fundamentos e dinâmicas de qualquer negócio.

Explicam a razão deste livro os imperativos atuais para estruturar um empreendimento e uma gestão de modo equilibrado, congruente e harmônico. De forma prática e realista, desde a concepção do negócio, a modelagem, o plano de negócios, à gestão da empresa, em seus estágios evolutivos, o texto aborda dinâmica e estrategicamente o empreendimento, em seus princípios fundamentais e vitais.

4 – Empreendedorismo Enxuto

 
É um verdadeiro manual que abrange temas atuais de forma realista, aproximando tal mentalidade às rotinas do empreendedor. A obra traz para a realidade de startups o conceito lean (enxuto) — originalmente surgido na gestão de uma grande fabricante de automóveis (Toyota) —, já que as técnicas gerenciais tradicionais seriam insuficientes para uma dinâmica de negócio em que reina a incerteza.

Quando o assunto é inovar e se destacar no mercado, esta obra cumpre seu papel de guia, abordando, por exemplo, a reflexão sobre segmentos de clientes, inovação disruptiva, cadeia de valor e desenvolvimento ágil, tudo para possibilitar a iteração, o aprendizado científico e a rápida experimentação necessários para a história de startups de sucesso.

5 – Empreendedorismo: Vocação, Capacitação e Atuação direcionadas para o plano de negócios

 
Este livro foi escrito para ocupar um “espaço relativamente vazio” no campo do empreendedorismo inerente. Visa suprir as carências de estruturas metodológicas diversas para análises, desenvolvimentos e operacionalizações de atividades correlacionadas ao empreendedorismo; consolidar estruturado direcionamento do leitor para o entendimento do que tem sido, e do que deverá ser, o empreendedorismo como atuação pessoal e profissional; explicar como o empreendedor deve atuar e operacionalizar as suas ideias, pela elaboração, implementação e aprimoramento de um plano de negócios; e muito mais.

Embora este livro esteja direcionado, prioritariamente, aos futuros empreendedores, é de elevada valia no processo de aprimoramento pessoal e profissional dos atuais empreendedores.

6 – Guia para Abertura de Empresas-Aspectos Fiscais,Tributários e Contábeis

 
Resenha: Guia para Abertura de Empresas - Aspectos Fiscais, Tributários e Contábeis

O Brasil está entre os países de maior complexidade legal, fiscal e tributária quando o assunto é a abertura de uma empresa. Existem diversos elementos que devem ser levados em consideração no momento de escolher o negócio e abrir a empresa. Com amplo suporte pedagógico, o objetivo deste livro é capacitar empreendedores, estudantes, empresários e todos que desejam compreender os principais fatores para a abertura e a gestão contábil e financeira de qualquer modalidade de negócio, respondendo a essas e tantas outras perguntas que surgem ao longo do caminho do empreendedor.

Por meio de uma história na qual o protagonista representa a figura de milhões de empreendedores que se empenham diariamente na luta pelo sucesso empresarial, os autores apresentam, em uma sequência lógica, o passo a passo para a abertura e o gerenciamento contábil e financeiro de uma empresa.

7 – Empreendedorismo e Armadilhas Comportamentais: Causalidades, Emoções e Complexidade

 
O livro aborda como o empreendedorismo é assunto importante a qualquer país, por sua contribuição econômica, pela geração de empregos, inclusão e mobilidade social, daí a necessidade de fomentá-lo quantitativa e qualitativamente. No entanto, as causas, usual e tradicionalmente apontadas, de decadência e mortalidade de empresas referem-se a aspectos estratégicos e operacionais.

As empresas atuam em cenários complexos e vivem hoje os efeitos de decisões tomadas no passado envolvendo uma série de armadilhas psicológicas, culturais, emocionais e comportamentais, individuais e coletivas, raízes de muitos problemas, decadência e até mortalidade dessas organizações. Aquilo que deu forma à empresa, a começar pelas intenções, valores, convicções e motivações do empreendedor, transferidas para a visão, o significado e a cultura da empresa, determina o ambiente de trabalho e o clima organizacional, afetando drasticamente seus resultados e seu valor. Portanto, a sustentabilidade da empresa é dependente do alinhamento e equilíbrio entre aspectos racionais e lógicos, hard skills, e dos aspectos culturais, psicológicos, emocionais e comportamentais, soft skills.

Iniciar espontaneamente um negócio, incentivar, formar ou treinar pessoas a empreender e a gerir um empreendimento somente com aspectos racionais e lógicos, sem considerar os aspectos culturais e emocionais e sem melhor preparação e compreensão da transição para os papéis empreendedor/empresário/líder, é encaminhamento ao cadafalso, ou condenação ao fracasso e a muitas frustrações, em algum momento. Ser empreendedor e ver o que há por trás do lucro exige uma profunda compreensão do contexto global e das condições, qualitativas e quantitativas, lógicas e emocionais, que propiciam à empresa condições competitivas favoráveis.

8 – Empreendedorismo Contemporâneo: Teorias e Tipologias

 
O objetivo principal desta obra é apresentar o empreendedor e suas ações, mostrando dimensões pouco abordadas na literatura brasileira. A proposta é fornecer material para posições novas e, sobretudo, críticas.

O livro se divide em três partes. Os capítulos que integram a Parte I abordam questões teó- ricas. Em particular, se prova que o empreendedor é um fenômeno principalmente social e espacial e não meramente econômico ou que deve ser analisado como modelo ou sistema de um ponto de vista da organização e da administração de empresas.

A Parte II analisa o empreendedor, sobretudo as tipologias mais atuais. Entretanto, tenta-se analisar as tipologias de empreendedorismo que nem sempre são tratadas nos manuais disponíveis no mercado.

Por fim, trata a Parte III das ferramentas e das ações concretas. Enfatiza o uso do Plano de Ação como ferramenta geral de planejamento no lugar de Plano de Negócio. Nesse respeito, visando às experiências nos EUA, o texto acrescenta que é necessário usar experiências de sucesso, como benchmark e ferramentas como o sistema Canvas, Lean, outros modelos para start-up e modelos de inovação. Um plano de ação é mais simples e pode ser dividido em ações estratégicas, um Plano Estratégico (PE) que trabalha com o desenvolvimento das oportunidades a um plano de controle.

9 – Plano de Negócios com o Modelo Canvas-Guia Prático de Aval.de Ideias de Negócio a Partir de Exemplos

 
Desmistificando a crença muito difundida de que o modelo Canvas e o plano de negócios são metodologias que se substituem uma pela outra, Plano de Negócios com o Modelo Canvas: Guia Prático de Avaliação de Ideias de Negócio a Partir de Exemplos parte de ideias conhecidas para propor algo revolucionário: a integração desses dois modelos clássicos de desenvolvimento de uma ideia empreendedora.

A partir de perguntas-chave, o leitor poderá facilmente examinar o projeto que deseja empreender, aferir suas reais possibilidades, calibrar os aspectos necessários à sua viabilidade e basear-se em exemplos reais para ir em frente na construção e realização de sua ideia. Com comentários e problematizações baseados nas respostas possíveis às perguntas-chave, Plano de Negócios com o Modelo Canvas: Guia Prático de Avaliação de Ideias de Negócio a Partir de Exemplos também contempla as imperfeições e os percalços enfrentados pelo leitor, consolidando-se, assim, como um guia realista e verdadeiramente útil para todos os perfis de empreendedor.

10 – Inovação é Tudo

 
Neste livro, o autor nos oferece os caminhos para que essas experiências possam ser replicadas nos mais diferentes segmentos e modelos de negócios. A obra é essencial para quem acredita que inovação é uma ferramenta transformadora para empresas e sociedade. Seja para gestores, estudantes, empreendedores ou apaixonados pelo tema, esta obra traz novos conceitos que inspiram a mudança de atitude. Os estudos de casos brasileiros relatados ajudarão a entender como a inovação tem sido aplicada e desenvolvida em nosso país.

Gostou de conhecer os livros para quem quer empreender? Então assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.