22 de agosto de 2019

7 livros sobre a realidade evolutiva da administração

por Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Nos posts anteriores, comentei sobre minha produção literária, meus livros que englobam questões estratégicas voltadas para empresas, obras que trazem questões organizacionais, modelos administrativos por tipo de empresa e livros que abordam o desenvolvimento de empresas. Neste post, apresento sete livros que podem auxiliá-lo em seus estudos quanto à realidade evolutiva da administração. Veja:

7 livros que sobre a realidade evolutiva da administração

 

1 – História da administração: como entender as origens, as aplicações e as evoluções da administração

 
Este livro incentiva você a pensar e consolidar toda a base de sustentação para o estudo da administração, facilitando o entendimento das realidades passada e atual, bem como a possível situação futura da administração com base na incorporação do porquê do surgimento de um evento e/ou assunto administrativo e como esse evoluiu ao longo do tempo; e tudo isso com uma abordagem fortemente direcionada para a aplicação prática pelas empresas.

2 – Teoria geral da administração: uma abordagem prática

 
Este livro, na 3ª edição, apresenta a contribuição de cada uma das escolas e teorias da administração para a otimizada sustentação da prática administrativa nas empresas, analisando as críticas e contracríticas, bem como as possíveis tendências dessas contribuições.

3 – Teoria geral da administração – edição compacta

 
Este livro, na 2ª edição, é um resumo do livro anterior, sendo direcionado para quem não quer se aprofundar no estudo das escolas e teorias da administração, mas tem consciência da importância desses assuntos para a sua vida profissional.

4 – Introdução à administração: teoria e prática

 
Apresenta, com forte abordagem prática, as funções da administração – que todos os profissionais das empresas devem conhecer na plenitude – e as funções das empresas, em que você deve se especializar em uma delas, mas ter o conhecimento básico das outras funções para respeitar o princípio básico da administração total e integrada. São também explicados todos os instrumentos administrativos decorrentes dessas diversas funções da administração e das empresas, facilitando a elaboração de seu plano de carreira como administrador.

5 – Introdução à administração – edição compacta

 
Este livro é um resumo do livro anterior, sendo direcionado para quem não quer se aprofundar no estudo das funções da administração e das funções das empresas, mas tem consciência da real importância desses assuntos em suas atividades profissionais em empresas diversas.

6 – Fundamentos da administração: conceitos e práticas essenciais

 
Este livro explica a atuação dos profissionais nas empresas, apresentando, de forma simples e direta, os conceitos e as aplicações dos diversos assuntos administrativos das empresas, propiciando o seu pleno e rápido entendimento. É um livro interessante para você conhecer os conceitos e as práticas essenciais em administração de empresas e, até, para a preparação de seu plano de carreira.

7 – Administração: evolução do pensamento administrativo, instrumentos e aplicações práticas

 
Resenha: Administração - Djalma Rebouças de Oliveira

Apresenta a importância e a aplicação da administração por meio da análise da evolução do pensamento administrativo evidenciando os instrumentos administrativos decorrentes e as suas aplicações práticas, focando a elaboração de seu plano de carreira como administrador.

Você pode se divertir em responder as questões apresentadas a seguir com a finalidade de ter uma autoavaliação de seu conhecimento de alguns importantes assuntos administrativos das empresas.

Essas questões são decorrentes dos conteúdos básicos dos livros do autor apresentadas em seis grupos:

  • Questões estratégicas.
  • Questões organizacionais.
  • Tipos de empresas.
  • Desenvolvimento das empresas.
  • Base de sustentação da administração.
  • Desenvolvimento pessoal.

Como para as questões de cada grupo foram utilizados alguns livros do autor correlacionados ao assunto em análise, você tem a oportunidade de apresentar respostas bem amplas, o que representa interessante “exercício mental”.

QUAL É O NÍVEL DE SUA BASE DE SUSTENTAÇÃO PARA DESEMPENHAR AS SUAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS COM QUALIDADE TOTAL?

Responda as questões a seguir com detalhes, justificativas e exemplos e, de preferência, debata com alguns colegas:

  1. Você conhece alguns dos eventos que contribuíram para o surgimento da administração? E quais foram os estudiosos que participaram desses trabalhos?
  2. Você consegue identificar os principais eventos e estudiosos que contribuíram para o desenvolvimento da administração na primeira metade do século XX? Quais estudos receberam críticas? Quais estudos evoluíram nas décadas seguintes?
  3. Você consegue identificar os principais eventos e estudiosos que contribuíram para o desenvolvimento da administração na segunda metade do século XX? Quais estudos receberam críticas? E quais estudos evoluíram nas décadas seguintes?
  4. Você consegue identificar os principais eventos e estudiosos que têm contribuído para o desenvolvimento da administração no atual século XXI? Quais estudos têm recebido críticas? E quais estudos apresentam interessantes processos de evolução?
  5. O que a evolução da administração tem provocado no papel do administrador nas empresas e no seu plano de carreira? O que você pretende fazer a respeito?
  6. Você sabe quais são, e os significados, das principais partes integrantes do estudo da administração?
  7. Você sabe quais são as escolas de administração e quais as suas principais contribuições para a boa prática administrativa nas empresas?
  8. Você conhece as teorias decorrentes de cada uma das escolas da administração? E quais foram as contribuições delas? E as decorrentes críticas e contracríticas? E as principais evoluções de suas contribuições para a administração de empresas? E as interligações estruturadas entre as contribuições de diferentes teorias para a boa prática da administração?
  9. Você conhece as diversas funções da administração, como elas surgiram e quais são os instrumentos administrativos decorrentes de cada uma dessas funções?
  10. Você conhece as diversas funções das empresas, como elas surgiram e quais são os instrumentos administrativos decorrentes de cada uma dessas funções?
  11. Você sabe interligar e estruturar a aplicação interativa entre as funções da administração e as funções das empresas?
  12. Como você pretende estudar para ter adequado nível de conhecimento de cada uma das funções da administração?
  13. Como você pretende decidir em qual função das empresas você será um especialista? E como pretende interligar essa função escolhida com as outras funções das empresas respeitando o princípio da administração total e integrada?

No próximo post, falaremos sobre um importante tópico: o desenvolvimento profissional. Até lá!

Faça AQUI o download da ficha de autoavaliação!

Gostou de conhecer livros sobre a realidade evolutiva da administração? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
    Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

    - Atuação profissional: Consultor de empresas, palestrante, professor universitário e autor de livros de administração focados, principalmente, em questões estratégicas e organizacionais das empresas. - Formação educacional e experiência profissional: Graduado, pós-graduado, mestre, doutor e livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor concursado de graduação e pós-graduação da referida faculdade, sendo o criador e docente das disciplinas “Consultoria empresarial”, “Reengenharia estratégica, organizacional e de processos” (mestrado e doutorado) e “Administração estratégica” (doutorado). Professor concursado de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Vanzolini/Politécnica/USP, do CEAPOG/IMES (também exercendo a coordenação dos cursos), da FAAP e do MBA/IBMEC. Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor de PLANOS – Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em, aproximadamente, 300 empresas – inclusive no exterior –, sempre junto a executivos focados em sua evolução profissional nas empresas e na aplicação dos modernos conceitos e práticas da administração.