24 de janeiro de 2019

7 livros sobre Auditoria para estudar e se atualizar!

por GEN.N&G

Se você deseja estudar mais, se especializar ou se aprofundar no tema, confira 7 livros sobre auditoria para você conhecer e se atualizar!

7 livros sobre Auditoria para estudar e se atualizar:

 

1 – Auditoria – Abordagem Moderna e Completa

 
Escrita em linguagem didática e objetiva, esta obra aborda a metodologia e a prática principalmente em auditoria das demonstrações financeiras. Está voltada para a realidade brasileira, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, e foi atualizada conforme as Leis nos 11.638/2007 e 11.941/2009. Esta nona edição trata também do novo relatório dos auditores independentes.

2 – Auditoria – Conceitos e Aplicações

 
Resenha: Auditoria - Conceitos e Aplicações

Este livro tem como objetivo fornecer visão técnica e prática da Auditoria Contábil. A parte teórica e conceitual limita-se à cobertura dos principais conhecimentos indispensáveis para a execução dos trabalhos de auditoria. Já a parte operacional é minuciosamente exposta e abrange as principais áreas das demonstrações contábeis e os cuidados que devem ser observados na auditoria de cada uma delas. A partir do momento em que a obra expõe procedimentos práticos, é desenvolvido um exemplo completo, com peças interconsistentes, de um trabalho de auditoria. O exemplo cobre desde o desenho dos papéis de trabalho, todas as informações que neles são expostas, até a emissão do relatório final de auditoria.

3 – Auditoria

 
As mudanças ocorridas na Contabilidade no Brasil com a adoção das normas internacionais repercutiram diretamente na auditoria. Alterações do tipo “essência sobre a forma” são exemplos de modificações que obrigaram as auditorias a buscarem novos procedimentos para se adequar a essa nova realidade. Nesse sentido, este livro procura apresentar a auditoria dentro desse novo contexto.

Embora contemplando tanto a auditoria interna quanto a externa, seu foco principal está na auditoria externa, para a qual são apresentados os procedimentos básicos para as áreas do balanço patrimonial, bem como para as demais demonstrações contábeis.

A obra utiliza a mesma metodologia de aprendizado empregada pelas grandes empresas de auditoria independente. A primeira parte aborda, entre outros, os tipos de auditoria, as responsabilidades do auditor externo e do auditado, as demonstrações contábeis e os procedimentos de auditoria para as áreas que são, de maneira geral, consideradas menos complexas, embora não menos importantes.

4 – Auditoria – Planejamento, Execução e Reporte

 
Resenha: Auditoria - Planejamento, Execução e Reporte

Com mais de 35 anos de experiência em renomadas empresas como Deloitte, PwC e IBRU, o autor traz neste livro toda a sua bagagem aplicada em metodologias objetivas, didáticas e práticas que ajudam a entender o que há de mais moderno na auditoria e como a sua prática oferece ampla sustentação para os negócios das organizações que estão sempre em busca da melhor maneira de gerenciar suas finanças e recursos que mantenham sua vantagem competitiva. Leitura recomendada para cursos de atualização e aprimoramento destinados a auditores, contadores, controladores, analistas financeiros e outros profissionais da área.

5 – Auditoria Contábil

 
Foi pensando em você, estudante e concursando, que elaboramos esta obra. Trata-se de um projeto pedagógico-editorial que, além de enfatizar a excelência didática e doutrinária de seus textos, propicia uma fonte de consulta rápida e prática que alia o estudo dinâmico e a completa revisão da Auditoria Contábil para exames e concursos. O livro visa demonstrar a Auditoria como levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade, de forma prática e de fácil compreensão para sua aplicação no dia a dia dos contadores, auditores, controllers e demais interessados.

É também útil para o Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), instituído pela NBC PA 13, um dos requisitos para a inscrição do Contador no CNAI, com vistas à atuação na área da Auditoria Independente.

6 – Auditoria, Contabilidade e Controle Interno no Setor Público

 
13 livros para entender gestão pública 
Esta 7ª edição apresenta a organização e o funcionamento da Administração Pública e as informações obrigatórias e gerenciais que envolvem o ciclo da gestão. Relata a experiência da criação do Sistema SIAFI e seu impacto na Contabilidade Pública e destaca a integração conceitual e técnica entre Planejamento, Orçamento, Finanças, Contabilidade e Auditoria necessárias à Governança Corporativa. Traça uma radiografia das modificações ocorridas no Sistema de Controle Interno do Governo Federal, desde sua criação até sua transformação em Controladoria-Geral da União (CGU).

Também destaca as mudanças na Contabilidade no âmbito internacional com a aproximação das US GAAP às IFRS e das NBCASP às IPSAS. A obra inclui as normas e os conceitos de custos e apresenta um resumo das IPSAS e sua relação com as normas do CFC. Além disso, explica as mudanças e destaca os impactos no ensino, nos sistemas informatizados e na forma de contabilizar e produzir os relatórios para os Tribunais de Contas, principalmente após as mudanças nos anexos da Lei no 4.320/1964. Em termos técnicos, apresenta os diversos tipos de controle interno necessários para uma boa gestão e como torná-los eficientes e seguros para suporte aos registros contábeis.

7 – Auditoria de Tributos

 
Este livro possibilita aos profissionais da área fiscal uma leitura objetiva sobre o processo de planejamento e implementação do trabalho de auditoria de tributos. A obra contribui eficazmente para o processo de formação e desenvolvimento técnico-funcional dos Auditores Fiscais vinculados a Departamentos de Auditoria Interna de empresas privadas, a Firmas de auditoria externa, bem como a Órgãos de Fiscalizações de tributos federais, estaduais e municipais (IPI, ICMS e ISS).

Contém modelos dos principais instrumentos de trabalho de uma auditoria de tributos, como levantamento de dados factuais de uma empresa, para fins de realização de uma revisão de procedimentos fiscais; programa de auditoria fiscal; questionário de auditoria de tributos. Fornece também modelos de relatórios de auditoria, visando eliminar contingências tributárias e reduzir o ônus fiscal.

Esta 5ª edição está consideravelmente revista, atualizada e ampliada. No que pertine à ampliação, cumpre ressaltar a inserção de numerosas seções no capítulo referente ao questionário de auditoria nas áreas do IPI, ICMS e ISS.

Gostou das dicas de livros sobre Auditoria? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.