10 de agosto de 2018

10 livros sobre Economia para quem deseja se aprofundar no tema

por GEN.N&G

Durante sua trajetória, estudantes e profissionais irão se deparar com inúmeras situações que exigirão conhecimentos teóricos e práticos da profissão. Portanto, selecionamos livros sobre Economia, do Grupo GEN | Atlas, que auxiliarão estudantes e profissionais a expandir e solidificar seus conhecimentos na área. Veja a seguir:

10 livros sobre Economia para quem deseja se aprofundar no tema

 

1 – Macroeconomia do desenvolvimento: uma perspectiva Keynesiana

 
O livro trata do crescimento econômico em suas diversas vertentes: do desenvolvimento desigual em nível mundial a uma análise sobre as diferenças entre as economias maduras e as menos desenvolvidas.

“A consolidação de um novo paradigma teórico em qualquer disciplina passa necessariamente pela definição da ciência ‘normal’ que lhe corresponde, a definição de problemas relevantes, a seleção de métodos de investigação aceitos como válidos etc. Uma peça fundamental dessa transformação é a produção de materiais que permitam a divulgação dos resultados já obtidos para um número crescente de estudantes, de modo amplo, consistente, em que esses futuros pesquisadores possam entender a coerência do programa de pesquisa e situar seus próprios interesses dentro dele. Este é o papel do livro-texto: codificar o que se sabe, o que não se sabe e o que se busca saber dentro de um paradigma (ou mais); um mapa para se conhecer a extensão e a cobertura desse paradigma. É para isso que o professor Oreiro dá uma contribuição fundamental com este livro. Mapear, mostrar acidentes geográficos, localizar dificuldades, ilustrar os caminhos já conhecidos e os destinos já explorados. Poucos economistas neste país estão tão bem qualificados para fazê-lo e, tenho certeza: este livro se tornará rapidamente a referência na disciplina.” – Fernando José Cardim de Carvalho, professor Emérito do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2 – Macroeconomia – Teoria e Aplicações de Política Econômica

 
Este livro objetiva apresentar de forma clara e didática os principais conceitos e modelos que fazem parte da moderna análise macroeconômica. Foi elaborado por uma equipe de professores da área de economia da USP de São Paulo e de Ribeirão Preto e baseou-se nos programas ministrados nas disciplinas de Teoria Macroeconômica da grande maioria dos centros de graduação do país e solicitados em exames e concursos públicos.

Esta nova edição apresenta importantes mudanças em relação à terceira. Inicialmente, devem-se destacar as inúmeras sugestões de professores e alunos de graduação e pós-graduação em Economia. Essas contribuições nos permitiram pensar e implementar inúmeras alterações no texto, de forma a torná-lo mais moderno e ao mesmo tempo didático.

Para tanto, foram realizadas várias mudanças estruturais. A obra também foi pensada para atender aos estudiosos que buscam aprovação em concursos públicos, incluindo o Exame de Mestrado em Economia, realizado pela ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia).

3 – Gestão Financeira e Econômica

 
Resenha: Gestão Financeira Econômica - Didática, Objetiva e Prática

A velocidade com que ocorrem as mudanças no cenário global exige uma gestão de finanças cada vez mais eficiente nas empresas, acompanhando todos os processos organizacionais de maneira prática e instantânea.

É nesse contexto que os profissionais de Finanças são cada vez mais valorizados, pois, se bem alinhados à realidade econômica atual, serão eles os responsáveis pela alocação adequada de recursos e, consequentemente, pelo equilíbrio de forças e oportunidades que beneficiarão não só à organização, mas a todos que fazem parte de seu quadro de funcionários.

O objetivo deste livro é abordar Finanças e Economia estabelecendo uma conexão com outras áreas da organização que, juntas, contribuem significativamente para gerar relevantes resultados financeiros e econômicos. Livro indicado para a disciplina Administração Financeira de cursos tecnológicos, técnicos e de graduação.

4 – Finanças Públicas

 
As mudanças aceleradas nos cenários socioeconômico, político, ético e cultural, em especial no contexto econômico mundial, produziram significativas transformações na função do Estado-nação nas duas primeiras décadas do século XXI. Observa-se que as transformações em curso — impulsionadas pelas mudanças de paradigmas, a partir da utilização intensiva das novas ferramentas e tecnologias de informação e comunicação, e pelos efeitos provocados pela crise econômica mundial e pela globalização — estão forçando o retorno às suas funções de ente regulador-mediador-indutor do mercado, além de garantidor dos direitos sociais. Nesse novo cenário, ganha cada vez mais importância o tema Finanças Públicas.

O objetivo principal da obra é elevar a compreensão da disciplina Finanças Públicas. Por essa razão, em seu conteúdo, procuramos destacar — priorizando as teorias e os conceitos — a relevância da atividade financeira do Estado, que se faz necessária para permitir o atendimento das necessidades das pessoas, por meio das políticas públicas, além de promover a justiça social, a geração de oportunidades, a distribuição da riqueza e o desenvolvimento sustentável do Estado.

5 – Mercado Financeiro Brasileiro

 
Resenha: Mercado Financeiro Brasileiro

 

De Liliam Carrete e Rosana Tavares, Mercado Financeiro Brasileiro traz um amplo conjunto de conceitos fundamentais, princípios e métodos do mercado financeiro.

Em cada capítulo são expostas as características, os objetivos, a abrangência do segmento de mercado, os aspectos da legislação pertinente, os participantes, os principais produtos e serviços. São também apresentadas as principais operações e a terminologia específica.

Além disso, apresenta seus quatro pilares: mercado monetário; mercado de crédito; mercado cambial; mercado de capitais e os ilustra com casos reais brasileiros e relatos de profissionais renomados da área, garantindo a atualidade e a utilização prática dos conceitos abordados.

6 – Microeconomia

 
Esta obra oferece recursos para que o estudante seja capaz de utilizar as diversas ferramentas de análise econômica disponíveis atualmente. Ao longo do livro, são estabelecidas ligações entre as teorias econômicas e eventos da vida cotidiana para orientar o leitor no desenvolvimento de seu raciocínio microeconômico.

Os autores oferecem dados de pesquisas, exemplos, casos, exercícios e problemas, resumos ao final de cada capítulo, bem como recursos gráficos elaborados para que o leitor possa desenvolver e aplicar as ferramentas de análise econômica às situações reais.

Livro-texto para as disciplinas Microeconomia e Teoria Microeconômica dos cursos de Economia e Administração. Leitura para aperfeiçoamento e aplicação profissional.

7 – Fundamentos de Estatística

 
Resenha: Fundamentos de Estatística

Como toda disciplina de ciências exatas, é comum surgirem dúvidas, confusões e até receio no primeiro contato do estudante com a Estatística. Com este livro, não será assim. Aqui, os conceitos são apresentados passo a passo e são dados exemplos em diversas áreas, como economia, pedagogia, demografia e psicologia.

Passados mais de 30 anos desde a 1ª edição, esta 6ª edição destina-se àqueles que estão iniciando os estudos nesta área. Totalmente reformulado, esta é uma obra que alinha explicação teórica a exemplos e exercícios de forma integrada e didática, facilitando a fixação do conteúdo e o aprendizado.

8 – Mercado de Capitais

 
O autor oferece uma análise completa e sistematizada dos principais conceitos do mercado de capitais e suas operações, que, por meio de rigorosa exposição didática, torna o tema de fácil assimilação. Houve preocupação com a linguagem utilizada, de modo que esteja acessível ao leitor não tão familiarizado com o mercado. A obra caracteriza-se também por manter o enfoque prático, sempre que possível, sem, com isso, perder o rigor formal da teoria.

O conteúdo do livro estrutura-se em quatro partes. A Parte I – Ambiente financeiro –, de caráter introdutório, busca oferecer uma visão integrada de diversos conceitos fundamentais para a compreensão do ambiente financeiro, com base em uma abordagem sistêmica. As Partes II e III – Mercado de capitais e Bolsas de valores –, de caráter operacional, visam à criação de subsídios para o entendimento e a operação do mercado de capitais e das bolsas de valores.

Por último, a Parte IV tem caráter instrumental para pessoas que pretendem compreender e utilizar o mercado de capitais. Nela, são conceituadas e apresentadas as principais ferramentas para análise de ações como opção de investimento.

9 – Introdução à Economia

 
A economia é resultado das interações entre os indivíduos que tomam suas decisões de forma intuitiva e instintiva. O livro aborda a teoria econômica no processo de consumo, poupança e produção com base no comportamento humano a partir da visão da psicologia econômica.

Está organizado em nove capítulos que contemplam de forma simplificada os conceitos essenciais da economia vivenciada em nosso cotidiano. O primeiro capítulo aborda os principais aspectos relacionados às decisões dos indivíduos e serve como base para a interpretação da teoria econômica com visão comportamental.

Além dos conteúdos tradicionais sobre microeconomia, determinação da renda, preços e políticas econômicas, destaca-se no livro um capítulo sobre expectativas e crises, buscando explicar as principais crises mundiais dos últimos anos.

Os conceitos são explorados a partir de uma notícia sobre o tema, com o objetivo de chamar a atenção do leitor para os fatos econômicos cotidianos noticiados na mídia. Traz ainda imagens esquemáticas para simplificar os conceitos e relacionar as variáveis.

10 – Matemática básica para cursos superiores

 
17 livros que todo estudante de Contabilidade deveria ler

Esta obra tem como principal objetivo oferecer uma revisão dos conhecimentos de matemática para os alunos ingressantes no Ensino Superior, apresentando as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de seu raciocínio lógico.

Nesta 2ª edição, foram realizadas correções e atualizações nas partes gráficas e nos exercícios para uma abordagem mais atual e usual, de maneira que estimule o estudante. Também foram inseridos novos exercícios e incentivos para o uso de recursos eletrônicos, como calculadoras programáveis e tabelas em Excel. Livro-texto para a disciplina Matemática do ciclo básico de cursos nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

Gostou de conhecer 10 livros sobre Economia? Então aproveite e assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,

4 respostas para “10 livros sobre Economia para quem deseja se aprofundar no tema”

  1. […] 10 livros de economia que todo estudante deveria ler […]

  2. Avatar MARCUS ANTONIO N ARAÚJO disse:

    Gostaria de saber como adquirir e o custo da compra destes 10 livros de Economia, desejo ampliar meus conhecimentos e somar a minha biblioteca pessoal.

    • GEN.N&G GEN.N&G disse:

      Marcus, boa tarde
      como vai?

      Ao clicar no nome dos livros, você será redirecionado para o link de compra de cada um deles.

      Nesta página consta, também, o valor de cada livro. Vale lembrar que durante o período de Volta às Aulas estamos com 20% de desconto e FRETE GRÁTIS para compras acima de R$ 89,00.

      Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso SAC no: sac@grupogen.com.br

      Estamos à disposição. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.