27 de janeiro de 2020

11 livros sobre Ensino, Didática e Aprendizagem

por GEN.N&G

Se você atua como docente ou demonstra interesse na área acadêmica, temos dicas para você! Separamos 11 livros sobre Ensino, Didática e Aprendizagem que trazem temas importantes e propostas inovadoras no campo da educação. A seguir, confira nossa lista de livros e veja dicas para se aprofundar na área!

11 livros sobre Ensino, Didática e Aprendizagem

 

1 – Gestão da Aprendizagem – Casos Práticos

 
Gestão da Aprendizagem – Casos Práticos proporciona aos estudantes uma experiência de conhecimento eficiente, com propostas inovadoras na área da educação, casos práticos, videoaulas e indicações de conteúdos externos.

Por meio da abordagem do Assurance of Learning (AoL) e definição dos objetivos de aprendizagem pela Taxonomia de Bloom, este livro oferece exemplos, insights, links úteis e questões para discussão, além de abordar temas como:

• modelo de gestão da aprendizagem;
• objetivos de aprendizagem;
• avaliação: coleta, análise e feedback;
• casos práticos relacionados à aprendizagem em instituições de ensino; e
• casos práticos para aprendizagem de profissionais de mercado.

Por que ler Gestão da Aprendizagem?

Hong Yuh Ching, Amanda Gross e Lígia Vasconcellos apresentam metodologias ativas que maximizam o potencial de aprendizagem do estudante e garantem o sucesso do processo de ensino, como também o monitoramento e aperfeiçoamento contínuos.

2 – Didática do Ensino Superior

 
Conheça 6 livros sobre metodologias de ensino inovadoras e criativas

Ser professor universitário na atualidade requer muito mais do que simplesmente ter domínio da matéria a ser apresentada aos alunos. Para quem se aventura pelas salas das universidades é preciso saber combinar suas habilidades pessoais com as expectativas dos estudantes e garantir uma aprendizagem agradável e eficiente.

É exatamente este o propósito deste livro: ser ferramenta para o desenvolvimento do profissional na atividade docente, para que ele seja capaz de definir objetivos de aprendizagem, selecionar conteúdos relevantes, escolher as estratégias de ensino mais adequadas e promover uma avaliação que esteja comprometida com a aprendizagem de seus alunos.

Livro-texto para as disciplinas Didática do Ensino Superior, Metodologia do Ensino Superior e Prática do Ensino Superior dos cursos de pós-graduação lato sensu. Leitura de interesse para professores universitários e instrutores de programas de formação e aperfeiçoamento de pessoal de nível superior.

3 – Educação no Brasil – Um Panorama do Ensino na Atualidade

 
Resenha: Educação no Brasil
Um guia fundamental para entender as grandes questões da educação brasileira e do ensino contemporâneo. Andrea Ramal analisa os rumos educacionais, sugere mudanças e apresenta caminhos para a educação brasileira, tanto na esfera privada quanto na pública.

Educação no Brasil – Um Panorama do Ensino na Atualidade reúne artigos publicados entre 2014 e 2019 em diversos veículos de comunicação, organizados em cinco capítulos: Educação no país, Atualidades e educação, Conversas com pais, Ser­ professor no Brasil e­ Tendências.

Além disso, ao fim de alguns artigos, há vídeos sobre o tema, que podem ser acessados por meio dos QR­Codes.

4 – Gestão da Educação a Distância – Comunicação, Desafios e Estratégias

 
Aprender a gerir a Educação a Distância é fundamental para professores, facilitadores, instrutores, escolas, instituições de ensino superior, institutos e quaisquer tipos de entidades que ofereçam esta nova modalidade de ensino. No entanto, implantar e, principalmente, manter com elevada qualidade e satisfação para alunos, professores e demais participantes do processo é algo que deve ser renovado constantemente.

Este livro possui os seguintes diferenciais:

• Apresenta de forma prática, atualizada e com linguagem acessível como desenvolver e implantar o EAD nas condições atuais.
• Pode ser de interesse para professores, coordenadores de cursos e diretivos de instituições de ensino, assim como para alunos.
• Aborda temáticas novas, como a de gerenciar a criatividade virtual e a utilização de games, a formatação das equipes de ensino e os aspectos econômicos e financeiros da gestão EAD.
• Apresenta exemplos e estudos de caso atuais de diferentes países.
• É composto por abordagens de renomados autores nacionais e estrangeiros, pesquisadores, mestres, doutores, consultores e profissionais.
• Possibilita conhecer experiência e opiniões de professores de diferentes instituições e localidades.
• Tem uma abordagem transdisciplinar e multicultural, com diferentes olhares.

Livro-texto para disciplinas de Pedagogia, Comunicação, Didática, Psicologia e áreas afins e leitura complementar para Filosofia, Sociologia, Gestão Ambiental, Administração, Marketing, Sustentabilidade e Planejamento Estratégico.

Os conceitos e as práticas citadas são factíveis para aplicação em instituições de ensino fundamental, médio ou superior, projetos comunitários, empresas, hospitais, organizações não governamentais, indústrias, comércios, lojas virtuais, agências de marketing de conteúdo e startups.

5 – Revolucionando a Sala de Aula

 
Este livro traz as metodologias ativas mais tradicionais, como a aula expositiva e o seminário, e as técnicas mais atuais, como o Problem-Based Learning (PBL) e o role-play.

Ao abordar 15 técnicas de metodologias ativas de aprendizagem, os autores tiveram preocupação com o processo de ensino e aprendizagem ativos, tendo professor e estudante como os protagonistas do fenômeno.

Por que ler Revolucionando a Sala de Aula?

Nos dias atuais, tem ficado cada vez mais claro que apenas o domínio do conteúdo não é mais o suficiente. Os estudantes buscam por uma didática, dinâmica e inovação que os motivem a continuar aprendendo.

6 – Revolucionando a Docência Universitária

 
Revolucionando a Docência Universitária apresenta textos leves e ilustrados por storytellings que tratam sobre planejamento, currículo, avaliações, tecnologia educacional, carreira e EAD.

Por que ler Revolucionando a Docência Universitária?

Muitos professores experimentam a sala de aula sem nenhum preparo e conhecimento a respeito de temas relevantes para a prática pedagógica.

Indicado para gestores educacionais e coordenadores de cursos, professores, pós-graduandos e discentes de cursos superiores, bem como para a formação docente no ensino superior nas diversas áreas do saber, este livro traz conceitos e orientações essenciais para a formação docente.

7 – Revolucionando o Desempenho Acadêmico – O Desafio de Isa

 
Conheça 6 livros sobre metodologias de ensino inovadoras e criativas

A busca pelo melhor desempenho acadêmico começa aqui. Revolucionando o Desempenho Acadêmico – O Desafio de Isa apresenta, a partir de uma narrativa, os desafios das instituições, dos professores e dos estudantes na busca pelo melhor desempenho acadêmico.

Resultado de diferentes formações e visões que se complementam, educação, administração, economia e contabilidade, este livro oferece uma narrativa agradável e envolvente em que a personagem principal, Isa, vivencia lutas, enfrenta preconceitos, passa por superações e conquistas em sua jornada acadêmica. Nesse enredo são manifestados os desafios das instituições de ensino, dos professores e dos estudantes.

8 – Aprendizagem Baseada em Problemas

 
Conheça 6 livros sobre metodologias de ensino inovadoras e criativas
Este livro tem por objetivo colaborar para a praticidade do ensino na área de negócios e para a efetividade da aprendizagem dentro do seu devido contexto. Cada vez mais, as metodologias ativas de aprendizagem se tornam parte integrante do ambiente educacional e profissional das pessoas, e a grande dificuldade consiste em transformar abordagens conceituais em aprendizado dinâmico e efetivo.

Nesse contexto, Aprendizagem Baseada em Problemas, ou Problem-based Learning (PBL), é uma abordagem curricular centrada no aluno que o capacita a realizar pesquisas, a integrar teoria e prática, além de possibilitar a aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes no desenvolvimento de uma solução viável para problemas atuais, relacionados com a disciplina e que estejam inseridos em um determinado contexto social e econômico.

Leitura recomendada para professores de cursos de graduação e pós-graduação,facilitadores e tutores de treinamentos em universidades corporativas, executivos, gestores de instituições de ensino, alunos de cursos de graduação e pós-graduação. Livro altamente recomendado para as disciplinas de Metodologia de Ensino e Didáticas de Ensino.

9 – O Mais Importante da Educação Importante

 
O sistema educacional brasileiro tem se mostrado incapaz de dar conta de sua missão histórica: garantir o direito dos alunos de aprender bem. Na esfera pública, onde estudam 90% dos alunos no ensino fundamental, a situação é alarmante, pois, ao contrário do discurso oficial, não resolvemos a escolarização obrigatória: na população entre 15 e 17 anos, a taxa de conclusão ao fim da primeira década do milênio era pouco mais de 50%.

O que se oferece na escola pública é algo fora de propósito, como regra. Embora com exceções, nossa política educacional está marcada pela pecha da oferta pobre para o pobre, tanto assim que professores públicos, quando podem, colocam seus filhos no sistema privado.

Esta e outras afirmações são comentadas, debatidas e analisadas pelo autor, com a autoridade de quem dedicou grande parte de sua vasta carreira acadêmica na área educacional e que publicou mais de 90 livros, a maioria deles sobre sociologia da educação.

Obra destinada a cursos de pedagogia e licenciatura, pós-graduação em educação e correlatos, secretarias de educação estaduais e municipais e programas de formação permanente de docentes.

10 – Metodologia do Ensino Superior

 
Resenha: Metodologia do Ensino Superior

Esta obra é um manual prático de orientação a todos aqueles que lecionam no Ensino Superior e sentem a necessidade de conciliar estratégias modernas de ensino-aprendizagem a uma ordenação sistemática dos conteúdos a serem apresentados em sala de aula.

Neste livro, o autor aborda os seguintes temas:

  • Planejamento de ensino.
  • Metodologias ativas.
  • Utilização de recursos tecnológicos.
  • Desenvolvimento de posturas ativas dos alunos em sala de aula.
  • Seleção e organização dos conteúdos.
  • Facilitação da aprendizagem.
  • Avaliação da aprendizagem.

Esta 2ª edição inclui novos conteúdos que se referem, principalmente, às metodologias ativas e às novas tecnologias de educação, como computação em nuvem, impressão em 3D, realidade aumentada e ludificação (gamification).

11 – EDUCAÇÃO HOJE: “Novas” Tecnologias, Pressões e Oportunidades

 
Educadores estão atordoados frente às “novas” tecnologias, em particular frente ao que se está chamando “habilidades do século XXI”. Primeiro, porque, alavancadas pelo mercado, as tecnologias digitais avançam sôfrega e já compulsoriamente. Segundo, porque a pedagogia ficou para trás, entretida com suas didáticas obsoletas, em especial com a aula instrucionista. Terceiro, porque nem tudo são flores nas tecnologias; ao lado da pressão consumista, aparecem riscos consideráveis para as crianças, em contexto de preocupante ambiguidade. Quarto, porque há, sim, oportunidades inovadoras, se soubermos usar. Entre os desafios mais prementes estão as novas alfabetizações, indo muito além do tradicional “ler, escrever e contar” e que não passa de pressuposto.

A escola não corre o risco de ser extinta, muito menos o professor, mas encontram concorrências duras que acenam para horizontes bem mais complexos e complicados, como são as oportunidades de aprendizagem informal. A par disso, em geral as crianças se dão bem com o computador; elas se alfabetizam com maior naturalidade, mexendo na máquina e conversando com seus colegas.

Este texto leva em conta que a relação com as “novas” tecnologias precisa ser regulada pela postura de educador: não pode adotar submissamente, nem pode apenas resistir. A mera resistência é deseducativa, porque elas não vão nos pedir licença para penetrarem no ambiente escolar. Nem cabe só proibir, porque, tornando-se, aos poucos, ubíqua, o que não se vê em casa ou na escola, vê-se na rua ou em qualquer outro lugar e com tanto maior ânsia.

Livro indicado para cursos de pedagogia e de formação de professores em geral, tanto para introduzir a questão das “novas” tecnologias, quanto para alimentar processos de formação permanente. Contém subsídios para recriar a formação pedagógica, em particular para refazer o desafio das novas alfabetizações. Recomendado também para “pedagogias empresariais” e similares que se interessam por ambientes informais de aprendizagem.

DICA BÔNUS: Curso Online – Revolucionando a Sala de Aula

 
Além dos livros apresentados, uma dica bônus é o Curso Online Revolucionando a Sala de Aula!

Neste curso, você conhecerá e entenderá as técnicas das 7 metodologias ativas de aprendizagem mais citadas e utilizadas nas melhores universidades. Além dos conceitos relativos às metodologias, você acompanhará a história de Beto, um profissional da área de negócios que se aventura pelo campo da docência.

Confira uma degustação, abaixo:

Modalidade: autoestudo.
Carga horária: 3h
Pré-requisitos para a realização do curso: Nenhum. O curso apresenta todos os conceitos que necessita para avançar no tema ao longo dos módulos.
Público-alvo: Docentes de todas as áreas.
Tempo de acesso: O acesso ao curso será liberado assim que houver a confirmação de pagamento e ficará disponível por 180 dias.

Gostou de conhecer livros sobre ensino, didática e aprendizagem? Então aproveite e inscreva-se na nossa Newsletter para receber mais dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.