30 de agosto de 2019

6 livros sobre evolução profissional

por Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Nos posts anteriores, comentei sobre minha produção literária, meus livros que englobam questões estratégicas voltadas para empresas, obras que trazem questões organizacionais, modelos administrativos por tipo de empresa, livros que abordam o desenvolvimento de empresas e livros sobre a realidade evolutiva da administração. Neste post, como contribuição estruturada para a sua evolução profissional, apresento seis livros para sua análise:

6 livros sobre evolução profissional

 

1 – Como elaborar um plano de carreira para ser um profissional bem-sucedido

 
Este livro, em 3ª edição, é um interessante convite para que você tire o plano de carreira do campo das ideias e, por meio de uma metodologia prática possa estruturá-lo e aplicá-lo de maneira otimizada para seu desenvolvimento profissional em um mercado de trabalho cada dia mais competitivo e seletivo.

2 – Empreendedorismo: vocação, capacitação e atuação direcionadas para o plano de negócios

 
Este livro apresenta uma metodologia com forte abordagem prática para você se tornar um empreendedor, orientando a análise de sua vocação, de sua capacitação e da forma ideal de atuação, sempre direcionando seus esforços para o sucesso do plano de negócios do empreendimento.

3 – Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia e práticas

 
Resenha: Manual de Consultoria Empresarial

Este livro, em 14ª edição, apresenta a evolução e as tendências da consultoria, com a especificação de seus diversos tipos, o processo de contratação dos serviços de consultoria pelas empresas-clientes e as posteriores administração, manutenção e aprimoramento desses serviços, bem como as características básicas e o código de ética do consultor, facilitando a elaboração de seu plano de carreira como consultor de sucesso.

4 – Coaching, mentoring e counseling: um modelo integrado de orientação profissional com sustentação da universidade corporativa

 
Você sabe que cada vez mais as pessoas investem em seu desenvolvimento pessoal e profissional; e as empresas precisam consolidar e aperfeiçoar seus níveis de produtividade – individual e global – para que seus processos internos, atividades, negócios, produtos e serviços estejam sempre alinhados com o mercado altamente competitivo. E a prática tem demonstrado que o coaching, o mentoring e o counseling, desde que bem estruturados e realizados por profissionais capacitados e, preferencialmente, direcionados para a sustentação das universidades corporativas das empresas, representam um dos modelos integrados mais avançados, motivacionais e produtivos de orientação profissional. Este livro está na 3ª edição.

14 livros para saber mais sobre coaching, treinamento e desenvolvimento pessoal

5 – Como se tornar um executivo de sucesso e de valor para as empresas

 
Com um conteúdo prático e desafiador, este livro apresenta quatro dimensões de interesse para a vida pessoal e profissional do executivo: a evolução da realidade dos executivos ao longo do anos; uma proposta de estilo de atuação dos executivos nas empresas, facilitando as suas decisões; as mais importantes capacitações exigidas dos executivos e a elaboração de um plano de aprimoramento profissional; e as principais tendências da atuação dos executivos nas empresas.

6 – Executivo estadista: uma abordagem evolutiva para o executivo estrategista e empreendedor

 
Apresenta, para análise e debate, uma abordagem evolutiva para o executivo que seja estrategista e empreendedor, chegando a ser um executivo estadista pela consolidação de empresas que contribuem, em maior ou menor escala, para o desenvolvimento sustentado e consistente do país e da economia como um todo. Esse deve ser o estilo administrativo a ser adotado pelos executivos de empresas privadas mas, principalmente, pelos que trabalham em empresas públicas.

Você pode se divertir em responder as questões apresentadas a seguir com a finalidade de ter uma autoavaliação de seu conhecimento de alguns importantes assuntos administrativos das empresas.

Essas questões são decorrentes dos conteúdos básicos dos livros do autor apresentadas em seis grupos:

  • Questões estratégicas.
  • Questões organizacionais.
  • Tipos de empresas.
  • Desenvolvimento das empresas.
  • Base de sustentação da administração.
  • Desenvolvimento pessoal.

Como para as questões de cada grupo foram utilizados alguns livros do autor correlacionados ao assunto em análise, você tem a oportunidade de apresentar respostas bem amplas, o que representa interessante “exercício mental”.

COMO VOCÊ PRETENDE CONSEGUIR PLENO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM SUAS ATIVIDADES NAS EMPRESAS?

Responda as questões a seguir com detalhes, justificativas e exemplos e, de preferência, debata com alguns colegas:

  1. Você tem consciência da importância de um estruturado plano de carreira para o seu aprendizado acadêmico e desenvolvimento profissional?
  2. Você conhece uma metodologia estruturada para elaborar o seu plano de carreira de maneira lógica e sustentada?
  3. Quando você estuda um assunto qualquer, você sabe alocá-lo em seu plano de carreira?
  4. Você sabe qual é o seu diferencial como profissional de empresas? E sabe o que isso significa?
  5. Qual é a sua vocação para ser um empreendedor? Você sabe fazer essa análise?
  6. Você sabe quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes ideais para você se tornar um empreendedor com otimizados resultados em seus negócios?
  7. Você trabalha ou pretende trabalhar como consultor empresarial? Você conhece as premissas e as características dessa atividade profissional?
  8. Você conhece os diferentes tipos de consultoria para identificar em qual o seu perfil melhor se enquadra?
  9. Você sabe como deve ser a interação otimizada entre a consultoria de serviços e a empresa-cliente?
  10. Você sabe como conquistar clientes de serviços de consultoria?
  11. Você conhece a importância e sabe desenvolver e aplicar um programa de coaching?
  12. Você conhece a importância e sabe desenvolver e aplicar um programa de mentoring?
  13. Você conhece a importância e sabe desenvolver e aplicar um programa de counseling?
  14. Você conhece a importância e sabe desenvolver e aplicar uma universidade corporativa sustentando um programa de orientação profissional nas empresas?
  15. Você conhece a realidade de atuação dos executivos nas empresas e como eles conseguem facilitar e proporcionar melhor qualidade às suas decisões?
  16. Você sabe quais são as mais importantes capacitações exigidas dos executivos e como você pode elaborar um plano de carreira a respeito?
  17. Você conhece as principais tendências da atuação dos executivos nas empresas, possibilitando que você já possa antecipar, na prática, as ações necessárias?
  18. Você sabe como um executivo estrategista e empreendedor pode se tornar um executivo estadista contribuindo para o desenvolvimento da empresa onde trabalha, mas também do país e da economia como um todo?

Faça AQUI o download da ficha de autoavaliação!

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  • Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
    Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

    - Atuação profissional: Consultor de empresas, palestrante, professor universitário e autor de livros de administração focados, principalmente, em questões estratégicas e organizacionais das empresas. - Formação educacional e experiência profissional: Graduado, pós-graduado, mestre, doutor e livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor concursado de graduação e pós-graduação da referida faculdade, sendo o criador e docente das disciplinas “Consultoria empresarial”, “Reengenharia estratégica, organizacional e de processos” (mestrado e doutorado) e “Administração estratégica” (doutorado). Professor concursado de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Vanzolini/Politécnica/USP, do CEAPOG/IMES (também exercendo a coordenação dos cursos), da FAAP e do MBA/IBMEC. Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor de PLANOS – Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em, aproximadamente, 300 empresas – inclusive no exterior –, sempre junto a executivos focados em sua evolução profissional nas empresas e na aplicação dos modernos conceitos e práticas da administração.