15 de março de 2019

11 livros sobre Gestão Ambiental que não podem faltar nos seus estudos!

por GEN.N&G

Para quem pretende se aprofundar no tema, selecionamos vários livros sobre gestão ambiental que vão te ajudar nos estudos! Veja a seguir:

11 livros sobre Gestão Ambiental que não podem faltar nos seus estudos!

 

1 – Segurança do Trabalho & Gestão Ambiental

 
A quinta edição do livro está alinhada aos princípios norteadores da Responsabilidade Social Empresarial e Gestão Ambiental, melhoria do desempenho sustentável das organizações mediante a prevenção e controle dos riscos laborais em diversas atividades. A convergência dos temas abordados aos desafios sociais e ambientais da nossa época oferece conhecimentos essenciais e atualizados para empresários, gestores de pessoas, profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho, consultores e interessados no assunto.

Resenha: Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental

Livro-texto para as disciplinas Condições de Trabalho e Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho e correlatas. Leitura complementar para as disciplinas Administração de Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional e Gestão da Competitividade. Obra de interesse para profissionais e estudantes das áreas de saúde e segurança do trabalho, meio ambiente e administradores de empresas em geral.

2 – ISO 14001 Sistemas de Gestão Ambiental – Implantação Objetiva e Econômica

 
A implantação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA – ISO 14001) é um elemento estratégico para organizações de todos os perfis, em virtude de reduzir o risco do processo produtivo e melhorar a lucratividade, tornando-as mais sustentáveis e competitivas em um mercado globalizado. Isso é particularmente importante para empresas de pequeno a médio porte, por serem mais numerosas e em função do efeito acumulativo de seus impactos ambientais.

Neste livro, a implantação de SGAs é discutida com base na experiência prática e no embasamento teórico. A estrutura da obra permite que o leitor com um conhecimento superficial sobre o assunto compreenda o processo de implantação de um SGA e a lógica envolvida.

Obra recomendada para profissionais envolvidos no processo de gestão ambiental organizacional (engenheiros, administradores, biólogos, advogados, geógrafos, geólogos etc.) com atuação e/ou interesse em gestão e controle da qualidade ambiental, bem como para estudantes de graduação e pós-graduação de cursos com disciplinas relacionadas à temática ambiental.

3 – Gestão Ambiental na Empresa

 
Esta nova edição do livro Gestão Ambiental na Empresa atualiza e complementa os conceitos e ferramentas propiciados pelos avanços teóricos e práticos da temática da gestão socioambiental corporativa, sem se afastar do propósito original da primeira edição, que sempre foi oferecer aos leitores conhecimentos úteis tanto para os executivos que queiram implementar ou aprimorar a gestão da sustentabilidade em suas organizações como para estudiosos e pesquisadores do assunto.

Os autores selecionaram conteúdos relevantes, embasados na prática e teoria disponível, apresentados de uma forma acessível para leitores que não são especialistas e com riqueza de conhecimentos que certamente contribuem para o aprofundamento dos conhecimentos dos leitores em uma temática complexa, transversal e transdisciplinar.

O objetivo de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa é apresentar reflexões para uma compreensão global sobre o assunto, para que os gestores possam entender melhor a missão, a visão e os valores do novo perfil organizacional e adotar uma postura ética perante os clientes e a comunidade em geral.

4 – Gestão Ambiental – Responsabilidade Social e Sustentabilidade

 
Este livro aborda os principais temas relacionados com as empresas e o meio ambiente, tais como: desenvolvimento sustentável, legislação ambiental municipal, sistemas de gestão ambiental, economia verde, comércio internacional, mudança climática global, o Protocolo de Kyoto e a COP 21, o Protocolo de Montreal e o Acordo de Kigali, produção mais limpa, ecoeficiência, marketing verde, responsabilidade ambiental e cidadania.

Além disso, trata de questões vinculadas que são da máxima importância para as empresas, como a responsabilidade ambiental empresarial e a relação com as comunidades locais, dando especial ênfase no papel das administrações públicas municipais.

5 – Introdução à Gestão Ambiental Empresarial: Abordando Economia, Direito, Contabilidade e Auditoria

 
As mudanças observadas atualmente no sistema da Terra não têm precedentes na história humana. Os esforços de desacelerar o ritmo ou o tamanho das mudanças, inclusive com maior eficiência de recursos e medidas de mitigação, tiveram resultados modestos, e não lograram reverter as mudanças ambientais adversas. Nem seu escopo nem sua velocidade diminuíram nos últimos cinco anos.

Nesse contexto, as grandes empresas, principalmente aquelas que atuam em segmentos de alto risco, se viram obrigadas a buscar um equilíbrio entre o lucro e a preservação do meio ambiente, seja para evitar o pagamento de multas e indenizações que afetam diretamente a lucratividade da empresa e, por conseguinte, a distribuição dos lucros aos acionistas, seja para melhorar a sua imagem perante o mercado e a sociedade em geral, que, por sua vez, pode influenciar a cotação das ações, afetando, de novo, os acionistas e as decisões de futuros investidores.

6 – Gestão Ambiental nas Organizações: Fundamentos e Tendências

 
Este livro é dirigido aos estudantes e profissionais interessados no conhecimento fundamental sobre gestão ambiental com um enfoque organizacional. Os conceitos básicos sobre o tema são apresentados de maneira objetiva, clara, didática e apoiados nas principais obras internacionais e nacionais já escritas sobre gestão ambiental.

A abordagem da gestão ambiental com um enfoque organizacional vem suprir a necessidade de formação de alunos e profissionais que consigam planejar, organizar, dirigir e controlar a redução de impactos ambientais e melhor aproveitamento das oportunidades organizacionais advindas de uma gestão ambiental pró-ativa e estratégica.

Além dos fundamentos sobre gestão ambiental e sua relação com as várias áreas das organizações, são apresentadas tendências e temas emergentes que podem servir como fonte de inspiração para que estudantes e profissionais desenvolvam pesquisas e monografias na área de sustentabilidade.

7 – Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: Conceitos, Ferramentas e Aplicações

 
Este livro apresenta um espectro amplo e atualizado sobre os principais temas associados à gestão ambiental a partir de uma exposição clara e didática. Nele são abordados aspectos conceituais fundamentais para uma maior compreensão de diversos aspectos da gestão ambiental contextualizados tanto para as empresas quanto para a sociedade.

Em seus capítulos são descritas as principais ferramentas de gestão ambiental e de responsabilidade social aplicadas às empresas que pretendem implementar práticas de gestão voltadas que busquem sustentabilidade. Também são apresentados tópicos adicionais relacionados ao aprimoramento da gestão ambiental das empresas, tais como informações contábeis, valoração monetária do meio ambiente, ecoeficiência e ecoempreendedorismo.

Outro aspecto relevante desta obra está associado à linguagem objetiva e apropriada para os iniciantes no estudo sobre gestão ambiental, tanto para a ampliação de conhecimentos como para referenciar aprofundamentos posteriores e interesses mais amplos despertados pela leitura abrangente e atual sobre este tema.

8 – Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001) e Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001)

 
O foco principal deste livro está em discutir os benefícios para a implantação integrada das normas OHSAS 18001 e da ISO 14001. Aborda também a sinergia existente nessa integração para o processo de gestão dos perigos relacionados ao processo produtivo, alinhando o desempenho da organização a um nível mais elevado de responsabilidade social, segundo a ótica do desenvolvimento sustentável.

O conteúdo dos capítulos da obra objetiva fornecer elementos para que se possa perceber como o processo de implantação integrada dos dois instrumentos de gestão é extremamente interessante tanto do ponto de vista econômico, estratégico, gerencial, como do ponto de vista operacional, otimizando sua gestão dentro de uma perspectiva holística.

9 – Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa

 
Resenha: Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa, de Takeshy Tachizawa, chega à 9ª edição ainda mais relevante e indispensável, atentando para estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. A obra tem em vista o cenário atual, no qual, cada vez mais, as organizações precisarão considerar a boa execução dos processos de sua cadeia evolutiva para ter sucesso, ampliar mercados, conquistar novos clientes e, consequentemente, obter resultados favoráveis ao seu crescimento.

10 – Gestão Ambiental: Instrumentos, Esferas de Ação e Educação Ambiental

 
Ao longo das últimas décadas, tornou-se muito claro como o padrão de crescimento econômico até então adotado gerou desequilíbrios socioambientais, os quais passaram a comprometer a qualidade de vida e a saúde do homem. Surgiu então a proposta do desenvolvimento sustentável como uma alternativa ecologicamente mais adequada para amenizar o problema. No entanto, para que a perspectiva do desenvolvimento sustentável seja efetivamente materializada, é necessária a implantação de instrumentos de gestão ambiental nos mais diversos níveis.

Neste livro, a autora procurou, através de uma perspectiva interdisciplinar, integrar informações preexistentes e muito fragmentadas no âmbito de várias publicações, condensando-se o considerado essencial para a compreensão dos vários instrumentos de gestão ambiental, seus inter-relacionamentos, vantagens, desvantagens e limitações.

A obra apresenta de maneira abrangente aspectos relevantes sobre as inter-relações entre o Homem e o Meio Ambiente, com enfoque na necessidade de uma melhor atenção para os novos paradigmas na gestão ambiental. É, portanto, uma contribuição relevante para profissionais, estudantes e demais interessados ampliarem seus conhecimentos nessa área.

11 – Gestão Ambiental: Incentivos, Riscos e Custos

 
As questões ambientais têm despertado a atenção da sociedade e exigido medidas proativas dos gestores públicos e privados. Qualquer atividade humana impacta o ambiente, seja pela produção de bens ou serviços, pelo consumo de recursos ou descarte de resíduos. É papel de gestores e acadêmicos estudar o impacto dessas atividades e como elas podem ser mitigadas, eliminadas, compensadas ou usadas positivamente, ao longo de toda a vida de produtos e serviços.

A gestão dessas atividades implica entender seus impactos e riscos e, consequentemente, os respectivos custos, interna ou externamente. As empresas podem gerir seus impactos ambientais de muitas formas, mas aquelas que puderem obter a melhor relação custo-benefício não só ganham em desempenho econômico-financeiro, como também podem ter melhor reputação junto à sociedade. Para os gestores públicos, o livro pode contribuir para o entendimento dos riscos e formulação de políticas públicas.

Obra de relevante interesse para profissionais que se ocupam da gestão das questões ambientais, tais como administradores, contadores, economistas e engenheiros. Leitura complementar para a disciplina Gestão Ambiental dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração.

Gostou das dicas de livros sobre Gestão Ambiental? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

 

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.