9 de janeiro de 2020

11 livros sobre Gestão da Inovação

por GEN.N&G

Você sabe o que é gestão da inovação? Trata-se de gerenciar, implementar e desenvolver condições que permitam uma evolução dentro da empresa, em diferentes aspectos. Toda organização precisa de processos que envolvem inovação e crescimento, logo, a gestão da inovação tornou-se essencial nesse contexto. Portanto, se você busca livros sobre gestão da inovação para se aprofundar no tema, indicamos obras essenciais sobre o assunto. Veja nossas dicas a seguir:

11 livros sobre gestão da inovação que você precisa conhecer

 

1 – Inovando no Brasil

 

Inovar é o ponto-chave da sobrevivência no Brasil. Ao descrever os sucessos e os erros do Brasil na economia, este livro apresenta um estudo transparente sobre o crescimento econômico sustentável em países em desenvolvimento, com orientações e inovações.

Inovando no Brasil aborda que o investimento em ciência, tecnologia e inovação é uma saída que pode direcionar o Brasil para fora do atual cenário econômico instável e para um futuro de crescimento e desenvolvimento sustentáveis.

Além disso, este livro oferece um roteiro para encarar os próximos desafios e examina os exemplos de sucesso em ecossistemas de inovação nos Estados Unidos e no Brasil, com orientações como base de apoio para o lançamento de uma nova agenda eficaz de inovação.

2 – A Empresa Inovadora e Direcionada para Resultados

 

A finalidade deste livro é proporcionar, para você, a análise, o entendimento e o debate de duas questões básicas para as modernas empresas:

1) O processo estruturado de análise, identificação, desenvolvimento, absorção e aplicação das inovações pelas empresas, facilitando a consolidação das suas vantagens competitivas.

2) O desenvolvimento e a aplicação de um modelo administrativo direcionado para resultados, utilizando, na plenitude, os processos de inovações consolidados pelas empresas.

Para proporcionar otimizada sustentação a essas duas questões, é explicado como estruturar, desenvolver, aplicar, avaliar e aprimorar um modelo administrativo das empresas inovadoras e direcionadas para resultados, bem como as características principais dos profissionais que trabalham nesse tipo de empresa.

Livro-texto para as disciplinas dos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia, Comunicações, Tecnologia, Direito, entre outros. Leitura de atualização e reciclagem profissional para os executivos e demais funcionários de empresas que já trabalham ou pretendem trabalhar com o modelo administrativo baseado na inovação e no direcionamento para resultados.

3 – Competindo pelo Futuro – Estratégias Inovadoras para Obter o Controle do seu Setor e Criar os Mercados de Amanhã

 

“Atualmente, a maioria das empresas caiu no frenético festim da redução dos custos, da reestruturação e da reengenharia, e apenas algumas estão genuinamente envolvidas com a geração da receita futura. Você saberá quem são elas – pois elas estarão lendo Competindo pelo Futuro, o esperado livro de Gary Hamel e C.K. Prahalad, sem dúvida os dois pensadores mais influentes sobre estratégia no mundo ocidental.”

Peter M. Senge – Autor de A Dança das Mudanças (Elsevier)

“Gary Hamel e C.K. Prahalad continuam a demonstrar seu profundo conhecimento da essência da construção – ou reconstrução – de corporações altamente bem-sucedidas. Colocam o papel da reengenharia em perspectiva, observando que raramente ela é capaz de, por si só, construir uma empresa verdadeiramente saudável a longo prazo. Em vez disso, o segredo é chegar ao futuro primeiro – um futuro que a empresa define no sentido da sua própria vantagem competitiva e alcança bem antes da concorrência.”

George M.C. Fisher, presidente e diretor-executivo – Eastman Kodak Company

4 – Gestão da Inovação na Prática

 

Para responder a uma série de desafios do mercado atual é preciso inovar continuamente.

Este livro tem o objetivo de possibilitar a visão integrada, estratégica e gerenciável da gestão da inovação.

A experiência dos autores na pesquisa e aplicação das ferramentas expostas em empresas de diferentes portes e setores possibilitou propor uma ferramenta unificadora validada: o octógono da inovação é a ferramenta que guia todo o livro e apresenta os aspectos organizacionais necessários para diagnosticar e fazer a inovação acontecer na empresa.

A obra inicia-se discutindo a necessidade e o conceito da inovação com a ajuda da matriz de melhoria e inovação. Em seguida, são apresentados os diferentes tipos de inovação a partir do radar da inovação. Apresentam-se também casos de empresas nacionais e internacionais reconhecidas por sua capacidade de inovação, analisados a partir das ferramentas apresentadas na primeira parte.

O livro se propõe a apresentar esse modelo integrado, para que possa ser compreendido e utilizado por gestores que desejam abordar a inovação de maneira estruturada, e não aleatória. Esperamos que a leitura desta obra seja cheia de desafios, dedicação, paixão e descobertas.

5 – Inovação é tudo

 

A inovação sempre foi TUDO na vida e na carreira do Prof. Wagner Padua Filho. Esta leitura é uma ótima oportunidade para o aperfeiçoamento no assunto, de forma sintética e prática. Neste livro, o autor nos oferece os caminhos para que essas experiências possam ser replicadas nos mais diferentes segmentos e modelos de negócios.

Este livro é essencial para quem acredita que inovação é uma ferramenta transformadora para empresas e sociedade. Seja para gestores, estudantes, empreendedores ou apaixonados pelo tema, esta obra traz novos conceitos que inspiram a mudança de atitude. Os estudos de casos brasileiros relatados ajudarão a entender como a inovação tem sido aplicada e desenvolvida em nosso país.

6 – ECO-INOVAÇÃO: Caminho para o Crescimento Sustentável

 

Os problemas ambientais que o mundo enfrenta hoje, com sua crescente gravidade e natureza cada vez mais global, podem ser considerados como o desafio mais grave que a humanidade terá de enfrentar nos próximos anos. E, para atender a esses desafios ambientais, as empresas têm voltado cada vez mais sua atenção para a inovação como um caminho para o desenvolvimento de soluções sustentáveis.

Esse tipo de inovação voltada para a obtenção de melhorias no que diz respeito à relação da empresa com o meio ambiente é denominada de eco-inovação, inovação ambiental ou inovação verde. A eco-inovação constitui um caminho para facilitar melhorias radicais e sistêmicas na performance ambiental corporativa, que vem se tornando cada vez mais necessária.

Neste livro, as inovações ambientais são compreendidas de forma ampla, além dos limites das organizações, pois dizem respeito não somente às inovações tecnológicas, mas também a mudanças de cunho não tecnológico, tais como aquelas relativas a comportamento do consumidor, valores, costumes e normais sociais, e a estruturas organizacionais ultrapassadas.

Ao longo da obra será demonstrado que assumir um processo de inovação ambiental envolve um compromisso muito maior do que uma iniciativa tradicional de produção industrial sustentável.

Obra de relevante interesse para profissionais envolvidos com pesquisa científi ca e tecnológica no campo da inovação e com a área ambiental, em especial. Leitura complementar para as disciplinas Empreendedorismo e Inovação ministradas nos cursos de Administração, Engenharia Ambiental, Engenharia da Produção, Ciência Ambiental, entre outras.

7 – Gestão da Inovação Mais Radical

 

Gestão da Inovação mais Radical é um dos tópicos mais relevantes para as organizações atualmente. Mais radical significa não apenas aquelas raras inovações muito disruptivas, mas também um grande conjunto de projetos de inovação envoltos em muitas incertezas, o que é muito comum tanto em empresas estabelecidas como em startups.

O livro “Gestão da Inovação Mais Radical” é uma contribuição dos autores Mario Sergio Salerno e Leonardo A. de Vasconcelos Gomes útil para um desafio organizacional permanente e que foca no assunto de forma descomplicada, mas com rigor conceitual e metodológico, o que o faz ser indicado para profissionais e gestores em organizações, e para pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação.

Também desenvolve um modelo de como gerenciar a inovação mais radical: o Hipercubo da Inovação. Baseados em anos de pesquisa e relação com empresas, no Brasil e no exterior, a obra apresenta como as empresas podem dominar a dinâmica da inovação mais radical, aprendendo a criar valor a partir da gestão de incertezas e da organização para inovar mais radicalmente.

8 – Organização do trabalho para a inovação

 

Este livro visa contribuir com a discussão da relação entre estratégia e organização do trabalho. O ponto de partida desse estudo é uma análise da trajetória dos processos de implantação de grupos semiautônomos em empresas estudadas originalmente pelo autor em meados da década de 90. À análise dessas trajetórias foram agregados resultados de pesquisas correlatas desenvolvidos por ele nos últimos sete anos. A pergunta básica que o livro procura responder é: até que ponto a necessidade de inovação em produtos e processos requer também inovação em formatos organizacionais?

O autor ainda seleciona e analisa casos internacionais (como o da Google, da Whole Foods Market e da Oticon), em que uma estratégia de diferenciação via inovação de produtos, serviços e processos levou à introdução de formatos organizacionais compatíveis (segundo a literatura disponível) e implementados de forma abrangente em toda a organização (e não somente em sua operação direta). Esses formatos organizacionais também se caracterizam pela implementação de grupos semiautônomos, mas, adicionalmente, incorporam determinadas escolhas sobre aspectos ligados a comunicação, gestão do conhecimento, relação com outras organizações, incorporação do conceito de serviço e práticas ligadas à gestão de pessoas.

Com base na discussão dos aspectos citados e à luz de uma comparação dos casos nacionais e internacionais se procura, ao final, apontar para critérios a serem levados em conta para orientar projetos organizacionais que tenham a inovação como prioridade.

Livro de apoio para as disciplinas Organização do Trabalho na Produção, Gestão Estratégica da Inovação, Administração e Organização, Ergonomia e Gestão de Pessoas dos cursos de Engenharia de Produção, Administração, Psicologia do Trabalho e Sociologia do Trabalho. Leitura recomendada para profissionais que lidam com a introdução de inovações organizacionais baseadas em trabalho em grupo, aumento da autonomia decisória e de coordenação baseada em resultados.

9 – Gestão da Inovação e Empreendedorismo

 

Esta obra traz uma abordagem nova à medida que reúne, em um único material, os conteúdos relacionados à inovação e empreendedorismo. O principal diferencial é a consolidação de cinco grandes blocos de assuntos: inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e elaboração de projetos de P&D&I, discutidos em uma linguagem voltada para pesquisadores e empreendedores de negócios.

Desta forma, constitui-se em um material fundamental para gestores de empresas, integrantes de órgãos de fomento, além de empreendedores individuais que desejam abrir suas empresas. A discussão sobre empreendedorismo e criação de novos negócios tem foco na elaboração de planos de negócio com ênfase na captação de recursos de natureza privada e pública para permitir a ampliação e consolidação dos projetos de investimento em inovação e desenvolvimento tecnológico. Ainda, a inovação pressupõe a gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia, cujos assuntos são tratados à luz do marco regulatório brasileiro.

Por fim a discussão sobre elaboração de projetos de PD&I, financiamento e internacionalização é estruturada de forma a contemplar aspectos estratégicos para as empresas que já tomaram a decisão de investir em inovação anteriormente e estão no estágio de estruturação da sua área de P&D&I, aprimoramento dos seus processos internos, adoção da inovação aberta como estratégia de inovação e formação de redes nacionais e internacionais de P&D&I.

Sublinha-se que a forma de abordagem dos assuntos foi estruturada para permitir tanto uma leitura sequencial como de modo independente tendo em vista as demandas específicas dos leitores sobre os assuntos que mais contribuem para sua atuação profissional. A proposta do livro é contribuir de maneira flexível para capacitar pessoas diretamente envolvidas com a gestão da inovação e do empreendedorismo.

10 – Você, Eu e os Robôs – Pequeno Manual do Mundo Digital

 

"Você, eu e os robôs", de Martha Gabriel, está entre os finalistas do 61º Prêmio Jabuti

Foto: Reprodução/Instagram @marthagabriel

Quais os impactos da Revolução Digital na humanidade? Que transformações ela nos traz? Como lidar com essas transformações, seus desafios e oportunidades?

Pensando nisso, em 2013, escrevi o livro Educ@r: a (r)evolução digital na educação, em que discutia essas questões com foco exclusivo na educação. No entanto, de lá para cá, em poucos anos, testemunhamos uma explosão da penetração digital e de assistentes computacionais na vida das pessoas, transformando a sociedade.

Assim, esses questionamentos, que antes constituíam apenas campos específicos, como educação, marketing, negócios etc., passaram a fazer parte de todas as áreas e da vida cotidiana.

Com isso em mente, escrevi esta obra. A primeira parte, que trata dos seres humanos (você e eu), é uma nova versão ampliada e atualizada de vários capítulos do livro Educ@r, com o objetivo de atender a qualquer tipo de público.

As duas outras partes (robôs e humanos + robôs) levam a discussão para outro patamar, adicionando as questões da tecnologia que nos cerca e a fusão entre humanos e tecnologias, que tanto nos encanta e, ao mesmo tempo, nos assusta.“- Martha Gabriel

 

11 – Empreendedorismo 360º – A Prática na Prática

 

Guia prático que mostra aos empreendedores, empresários e intraempreendedores as premissas básicas e avançadas do empreendedorismo. Abrange os principais conceitos relacionados ao tema, como os primeiros passos para se tornar um empreendedor, o planejamento do negócio, a necessidade de se construir uma visão e uma missão, as fases de todo o processo, os fatores críticos de sucesso, entre outros. Além disso, propõe exercícios e oferece ferramentas e sugestões de leitura.

Milhares de empresas nascem e morrem todos os dias pois se baseiam exclusivamente em políticas e práticas de gestão que levam em conta somente o pensamento e a linguagem econômica. Muitas morrem cedo, uma vez que os empreendedores se orientam basicamente por números de produção, vendas e distribuição, sem considerar o fato de que as empresas se assemelham a uma comunidade de seres humanos que fazem negócios para permanecerem vivas.

Empreendedorismo 360º identifica e fundamenta os motivos que separam os empreendedores que prosperam daqueles que desistem diante do primeiro obstáculo.

Livro-texto para as disciplinas Empreendedorismo e Plano de Negócios nos níveis de graduação e pós-graduação. Leitura recomendada para empresários, executivos, estudiosos do tema e potenciais empreendedores.

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