14 de fevereiro de 2019

12 livros sobre Gestão de Pessoas para estudar e se atualizar

por GEN.N&G

Se você deseja se aprofundar no assunto, confira nossas sugestões de livros sobre Gestão de Pessoas para estudar e se atualizar! Ao final, veja também o bônus – o curso online de Gestão de Pessoas:

12 livros sobre Gestão de Pessoas para estudar e se atualizar

 

1 – Gestão de Pessoas – Realidade Atual e Desafios Futuros

 
16 livros sobre administração que todo estudante da área deveria ler

O objetivo deste livro é cobrir de forma abrangente os temas mais atuais e relevantes da gestão de pessoas, oferecendo ao leitor um retrato da realidade das organizações e sinalizando os desafios de hoje e os que se apresentarão em um futuro próximo. O conteúdo foi organizado para oferecer, de maneira agradável, leve e fácil de absorver, conceitos, informações e reflexões contemporâneas.

A estrutura da obra foi desenvolvida de acordo com a lógica apresentada pela maioria dos títulos da literatura sobre gestão de pessoas. Por isso, é recomendado que a primeira parte seja lida com a intenção de organizar o pensamento sobre gestão de pessoas, para que, posteriormente, o leitor possa seguir a ordem que mais lhe interessar. Da mesma forma, docentes que lecionam Gestão de Pessoas podem adequar a ordem de leitura dos capítulos à sequência das aulas.

 2 – Gestão de Pessoas – Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas

 
Este livro sintetiza um conjunto de experiências, pesquisas e contribuições desenvolvidas ao longo dos últimos anos na busca de um modelo de gestão de pessoas que atenda às necessidades da empresa moderna. Essa abordagem tem como base as transformações causadas por grandes mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas e no comportamento do mercado de trabalho verificadas nas últimas décadas na realidade brasileira.

O texto sistematiza os trabalhos desenvolvidos segundo uma nova perspectiva de gestão de pessoas, que leva em consideração a globalização, um ambiente de crescentes incertezas e ambiguidades, de maior complexidade nas arquiteturas de negócios e organizacionais e de maior valor agregado dos produtos e serviços.

3 – Comportamento Organizacional – Melhorando o Desempenho e o Comprometimento no Trabalho

 
Resenha: Comportamento Organizacional - Márcia Banov

Comportamento Organizacional, de Márcia Banov, é um livro que aborda os tópicos mais atuais do assunto. Da pessoa à organização, a autora examina diversas vertentes que, analisadas conjuntamente, beneficiarão as pessoas, as organizações e as relações trabalhistas.

O livro é dividido em quatro partes:

• Comportamento Organizacional: explora os principais conceitos do assunto;

• Comportamento das Pessoas: aborda os aspectos psicológicos no contexto organizacional;

• Comportamento dos Grupos: também com viés psicológico, mas dessa vez explorando as relações empresariais entre pessoas e grupos;

• Comportamento das Organizações: a última parte do livro é destinada à análise da estrutura organizacional e dos diversos tipos de formatação do trabalho e como esses temas moldam a cultura organizacional brasileira.

4 – Gestão de Pessoas – Enfoque nos Papéis Estratégicos

 
Totalmente reformulada, a nova edição de Gestão de pessoas se desprende de conceitos tradicionais e mostra que o tema deve ser tratado de maneira ampla, e não apenas como administração de pessoal ou de recursos humanos. A ênfase se dá na estratégia desempenhada pelos gestores.

Falar em gestão de pessoas na atualidade vai muito além do que se referir a questões trabalhistas. Para que a engrenagem das empresas funcione bem, é preciso reconhecer a importância das pessoas que fazem parte dessa estrutura organizacional.

De modo inovador e com conceitos atualizados, a obra proporciona ao leitor acesso à análise dos novos papéis do profissional de gestão de pessoas: comunicador, planejador estratégico, motivador, líder, negociador, gestor da qualidade, coach e educador corporativo.

5 – Gestão de Pessoas nas Organizações – Conceitos Básicos e Aplicações

 
Este livro é uma síntese da Gestão de Pessoas nas Organizações, direcionada, prioritariamente, para estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como para empresários e executivos que queiram ter uma visão resumida da área de Recursos Humanos.

Promoção Volta às Aulas

Os temas expostos foram considerados fundamentais, tanto para quem inicia o estudo do assunto, como para quem quer conhecer o lado prático dos sistemas e metodologias de Gestão de Pessoas. Como a prioridade foi fazer uma síntese de Recursos Humanos para estudantes, ou para quem está sendo iniciado na matéria, o autor consultou programas de algumas universidades e analisou textos e assuntos contidos neles, além de citar autores que falaram sobre os temas referidos.

6 – Motivação nas Organizações

 

Como premiar uma equipe? Veja dicas para motivar os colaboradores

O livro Motivação nas Organizações é uma obra de interesse relevante para profissionais de Administração, especialmente da área de Recursos Humanos

A verdadeira e autêntica motivação é um impulso natural das pessoas que consideram o trabalho como fonte de atendimento das expectativas interiores. Ela contribui para afirmação da própria liberdade e autenticidade. Mais do que os indivíduos, as organizações precisam contar com colaboradores identificados e motivados pelos objetivos aos quais elas se propõem. Durante algum tempo, acreditou-se que a motivação para o trabalho poderia ser estimulada pela promessa de premiações e ameaças de punição.

Isso só levou à situação em que esses colaboradores faziam apenas aquilo que eram pagos para fazer, usando os recursos do condicionamento. A motivação para o trabalho representa uma necessidade única das pessoas. Ela poderá levar cada um ao desencadeamento de um processo que culminará com a felicidade pessoal, e isso só ocorre quando o indivíduo assim o quer e quando as empresas cumprem sua obrigação de ajudá-lo a tanto.

A verdadeira satisfação motivacional está ligada às escolhas que cada um faz atendendo ao referencial de autoidentidade, autoestima e autogerenciamento.

7 – Gestão de Carreiras – A Pessoa, a Organização e as Oportunidades

 
Desde a primeira edição deste livro, com o título Administração de Carreiras, temos o objetivo de estruturar a discussão sobre carreiras em nossa realidade e cultura. Ao longo desse tempo, foi possível desenvolver várias pesquisas e trabalhos, bem como ampliar o olhar sobre o tema. Verificamos que, para compreender a realidade das organizações e das pessoas, precisávamos rever muitas posições.

A questão mais relevante foi a mudança em relação ao planejamento da carreira. Verificamos, por exemplo, que planejar a carreira não é natural para o brasileiro nem para o latino-americano em geral, o que nos levou a trabalhar a construção de um projeto profissional em que a pessoa possa assumir o protagonismo de sua carreira, analisando oportunidades oferecidas pela organização onde trabalha ou pelo mercado onde atua ou tem condições de atuar.

8 – Gestão do Processo Sucessório

 
Embora seja uma questão sempre presente nas organizações, apenas mais recentemente o processo sucessório vem sendo estruturado e tem-se tornado cada vez mais importante. Trata-se, entretanto, de assunto complexo, já que envolve expectativas das pessoas em relação ao desenvolvimento e à carreira: as organizações precisam lidar com o processo sucessório de maneira aberta e transparente, mas, ao mesmo tempo, sem gerar falsas esperanças e ressentimentos.

Este livro é resultado de pesquisas realizadas nos últimos 18 anos em empresas tanto de capital nacional quanto internacional. Procuramos mesclar, em cada um dos capítulos, conceitos avançados de gestão do processo sucessório com os resultados de pesquisa e das experiências analisadas. Verificamos que as organizações, de forma natural, caminharam para a divisão da sucessão em duas partes, como se fossem dois processos dialogando continuamente. Um deles trata do mapa sucessório e o outro trata do desenvolvimento das pessoas capazes de assumir posições de maior nível de complexidade.

9 – Competências – Conceitos, Instrumentos e Experiências

 
Competências: conceitos, instrumentos e experiências Joel Souza Dutra traduz de forma prática e aplicada os conceitos de competência e complexidade, que permitem agir com maior precisão no gerenciamento de pessoas.

A experiência do autor – concretizada na intervenção em várias empresas: nacionais e multinacionais; privadas, públicas e do terceiro setor; grandes, médias e pequenas – tanto na concepção e implementação de sistemas de gestão de pessoas, quanto na adaptação de estruturas globais de gestão de pessoas para a realidade brasileira, permite confirmar a adequação dos conceitos aqui tratados e sua transformação em instrumentos de gestão.

10 – Avaliação de Desempenho – Usos, Abusos e Crendices no Trabalho

 
Resenha: Avaliação de Desempenho - Usos, Abusos e Crendices no Trabalho

Uma avaliação do potencial humano, em qualquer circunstância, requer enorme sensibilidade tanto do avaliador como do avaliado. Tudo deve ser feito com absoluta clareza e, sobretudo, autoconhecimento – qualidades essas que não são tão simples nem fáceis de pôr em prática, por causa das crises e situações problemáticas pelas quais se passou.

Depois de muitos anos de experiência e uso da avaliação de desempenho, descobre-se que tanto o avaliador como o avaliado precisam ser especialmente preparados para conseguir tirar desse procedimento o melhor benefício que ele possa oferecer. Este livro apresenta as principais práticas relacionadas à avaliação de desempenho, facilitando o entendimento de como projetá-la para o futuro, buscando reconhecer o melhor caminho a seguir para transformar o trabalho em uma atividade que traga autorrealização e maior felicidade ao indivíduo.

11 – Comportamento Humano nas Organizações

 
Este livro analisa o comportamento humano nas organizações, focalizando os papéis profissionais desempenhados e as interfaces com o meio ambiente em um mercado em constantes mudanças, acentuando a interdependência entre a conduta individual/coletiva, o ambiente organizacional mais amplo e seu processo de desenvolvimento.

A partir do conceito de representação social, o autor busca fundamentar as interações sociais, o processo de motivação sob a perspectiva holística, identificando a conduta humana no âmbito da gestão participativa.

Por fim, concebe o processo de liderança, evidenciando as abordagens existentes, destacando a liderança coaching e o papel do líder coach sob o âmbito das relações intergeracionais no contexto contemporâneo.

12 – Manual de Treinamento

 
16 livros sobre administração que todo estudante da área deveria ler

Esta obra tem como propósito focalizar, entre outros pontos, a relevância das parcerias estratégicas no momento atual das organizações.

Sinaliza indicadores que dão suporte ao processo de desenvolvimento do potencial humano, no que tange a Gestão do Conhecimento, Educação e Universidades Corporativas.

Sua aplicação abrange modalidades educativas presenciais e a distância, tendo como referência a tecnologia da informação e comunicação, disponibilizando alternativas de ação para a excelência das trilhas de aprendizagem.

Bônus: Curso Online – Gestão de Pessoas

 
Além dos livros sobre gestão de pessoas, você pode também experimentar um curso online! Este curso apresenta os principais processos de recursos humanos. Você estudará o planejamento e estratégia de gestão de pessoas e verá como ocorrem os procedimentos de desenvolvimento, treinamento, recrutamento e seleção de pessoal.

Carga Horária: 60 h.

Modalidade: autoestudo.

Acesso: 180 dias, a partir da data de compra.

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