15 de julho de 2019

Questões estratégicas das empresas: livros sobre o tema que você precisa conhecer

por Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

No post anterior, comentei sobre minha produção literária. Meus livros englobam questões estratégicas voltadas para empresas, planejamento, metodologias e práticas, administração no dia a dia, além de comentar sobre vantagens competitivas e dicas para administrar pensando no futuro. Hoje, vou comentar um pouco sobre as questões estratégicas. Embora todos os assuntos da administração devem ser interligados, pode-se considerar a seguinte divisão indicando o foco básico de cada um dos meus livros sobre o tema:

Livros sobre questões estratégicas das empresas

 
Nesse caso você pode considerar três livros que se complementam de forma estruturada:

Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas

Apresenta uma metodologia estruturada, sustentada e testada para o desenvolvimento e a aplicação do processo de planejamento estratégico nas empresas, com forte abordagem prática e vários exemplos. Este livro já está em 34ª edição evidenciando depoimentos de diversos executivos de empresas.

Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas

Apresenta um modelo estratégico de elevada amplitude, interligando o planejamento, a organização, a direção, o controle, bem como o desenvolvimento estratégico de forma sustentada pela atuação do administrador estratégico, com vários exemplos práticos. Este livro está na 8ª edição e apresenta depoimentos de diversos executivos da alta administração de empresas.

Estratégica empresarial e vantagem competitiva: como estabelecer, implementar e avaliar

Este livro, em 9ª edição, apresenta uma metodologia detalhada para o estabelecimento e implementação das estratégias nas empresas, incluindo o uso de 21 técnicas auxiliares para os diferentes tipos de estratégias empresariais, sempre focando o estabelecimento da vantagem competitiva da empresa. Explicita também as diversas técnicas para o estabelecimento e aplicação dos cenários estratégicos pelas empresas.

Você pode se divertir em responder as questões apresentadas a seguir com a finalidade de ter uma autoavaliação de seu conhecimento de alguns importantes assuntos administrativos das empresas.

Essas questões são decorrentes dos conteúdos básicos dos meus livros apresentadas em seis grupos:

  • Questões estratégicas.
  • Questões organizacionais.
  • Tipos de empresas.
  • Desenvolvimento das empresas.
  • Base de sustentação da administração.
  • Desenvolvimento pessoal.

Como para as questões de cada grupo foram utilizados alguns livros do autor correlacionados ao assunto em análise, você tem a oportunidade de apresentar respostas bem amplas, o que representa interessante “exercício mental”.

Teste seus conhecimentos sobre as questões estratégicas das empresas!

 
Responda as questões a seguir com detalhes, justificativas e exemplos e, de preferência, debata com alguns colegas:

  1. Você conhece o significado, a importância e a aplicação do planejamento estratégico nas empresas?
  2. Você conhece e sabe aplicar uma metodologia estruturada, sustentada e testada de planejamento estratégico nas empresas?
  3. Você sabe identificar, interligar, estruturar, analisar e aplicar todas as questões estratégicas das empresas com base nas funções básicas das empresas? Você sabe o que essa situação proporciona para as empresas?
  4. Você sabe fazer uma análise estruturada e integrada das realidades interna e externa da empresa? E consegue estabelecer a vantagem competitiva da sua empresa? E das empresas concorrentes?
  5. Você sabe estabelecer a visão, a missão e os valores de uma empresa? E interligar esses assuntos? Sabe a finalidade de cada um deles?
  6. Você sabe estabelecer e hierarquizar os objetivos e as metas de uma empresa?
  7. Você conhece alguma metodologia estruturada para o estabelecimento e implementação das estratégias nas empresas?
  8. Você sabe trabalhar com os diferentes tipos de estratégias empresariais?
  9. Você conhece as técnicas auxiliares para o estabelecimento e implementação das estratégias nas empresas?
  10. Você sabe como os cenários estratégicos são classificados e quais são as técnicas existentes para melhor trabalhar com esses cenários?
  11. Você sabe interligar as questões estratégicas, táticas e operacionais nas empresas? Quais são os instrumentos administrativos que você utiliza nesses trabalhos?
  12. Você sabe como avaliar os resultados da aplicação do processo de planejamento estratégico? E como aperfeiçoá-lo?
  13. Você pretende se tornar uma estrategista empresarial? Qual o seu plano de ação para conseguir esse resultado?
  14. Você sabe como interligar as questões estratégicas com as questões organizacionais de uma empresa? E com as questões decisórias e diretivas? E com as questões de avaliação e de aprimoramento das atividades e dos resultados da empresa?

No próximo post falaremos sobre os livros que abordam questões organizacionais. Até lá!

Faça AQUI o download da ficha de autoavaliação!

Gostou de conhecer mais sobre as obras do professor Djalma Rebouças? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
    Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

    - Atuação profissional: Consultor de empresas, palestrante, professor universitário e autor de livros de administração focados, principalmente, em questões estratégicas e organizacionais das empresas. - Formação educacional e experiência profissional: Graduado, pós-graduado, mestre, doutor e livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor concursado de graduação e pós-graduação da referida faculdade, sendo o criador e docente das disciplinas “Consultoria empresarial”, “Reengenharia estratégica, organizacional e de processos” (mestrado e doutorado) e “Administração estratégica” (doutorado). Professor concursado de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Vanzolini/Politécnica/USP, do CEAPOG/IMES (também exercendo a coordenação dos cursos), da FAAP e do MBA/IBMEC. Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor de PLANOS – Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em, aproximadamente, 300 empresas – inclusive no exterior –, sempre junto a executivos focados em sua evolução profissional nas empresas e na aplicação dos modernos conceitos e práticas da administração.