26 de outubro de 2018

José Carlos Marion comenta sobre o futuro da profissão contábil

por José Carlos Marion

Quem deseja ingressar em um curso de Ciências Contábeis, seja na graduação ou pós, deve se perguntar: qual é o futuro da profissão contábil? Quais são os principais desafios? Como o profissional de hoje deve se preparar para o mercado? O professor José Carlos Marion, autor do livro Contabilidade Básica, traz dicas interessantes para quem deseja conhecer mais a fundo o universo da contabilidade. Veja:

Qual é o futuro da profissão contábil?

 
Segundo o professor, a contabilidade é uma profissão fascinante, empolgante e conta com muitos desafios e oportunidades. Em vídeo, ele conta a evolução da contabilidade desde o século XVIII e faz algumas observações sobre o futuro da profissão contábil.

Marion afirma que o contador pode ser considerado o profissional do século XXI. Hoje vivemos na era da informação e da gestão do conhecimento: quem detém o conhecimento detém o poder, principalmente na área da tecnologia.

A área das ciências contábeis está em crescente expansão: cada vez mais são abertos mestrados e doutorados profissionais, além de cursos de graduação e EAD (educação a distância).

“A contabilidade é uma ciência da informação e acumula conhecimento, é um banco de dados. Todo capital intelectual de uma empresa é registrado pela contabilidade, daí sua importância”, revela Marion.

Ele ainda aponta os principais desafios do futuro da profissão contábil, chamado comumente de ‘tsunami’, graças às inúmeras modificações pelas quais a área vem passando. No entanto, são transformações importantes e que devem ser consideradas, principalmente para quem está nos primeiros anos de mercado.

Quer saber mais? Então assista ao vídeo completo:

Quer ver mais dicas sobre o futuro da profissão contábil? Então assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , ,

2 respostas para “José Carlos Marion comenta sobre o futuro da profissão contábil”

  1. […] José Carlos Marion comenta sobre o futuro da profissão contábil […]

  2. […] José Carlos Marion comenta sobre o futuro da profissão contábil […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • José Carlos Marion
    José Carlos Marion

    É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.