11 de fevereiro de 2021

Marketing 4.0: o que muda do tradicional para o digital

por Douglas De Matteu

Mudanças acontecem sempre e essa é uma das poucas certezas que temos. As pessoas mudam com o tempo, e da mesma maneira a política, a economia, os costumes. Assim, é perceptível que a sociedade e todas as relações que acontecem em seu bojo são bastante dinâmicas, o que pode ser visto na relação entre consumidor e mercado. O marketing, como peça fundamental nesse vínculo, passou por várias transformações ao longo dos anos, e hoje vivemos a era do Marketing 4.0. Quer saber mais sobre esse novo Marketing e o que o diferencia do anterior? Leia o texto a seguir.

O que é o Marketing 4.0 e o que muda do tradicional para o digital?

 
Quando se fala de Marketing 4.0, fica subentendido que já houve o 1.0, o 2.0 e o 3.0. Logo o Marketing 4.0 é a evolução do Marketing, a última versão dessa atividade, que veio progredindo ao longo dos anos.

No Marketing 1.0, o foco era somente o produto, então o importante era exaltar suas características funcionais. Tamanho, cor, potência, sabores: era basicamente disso que se tratavam as campanhas publicitárias.

Logo depois veio o Marketing 2.0, quando houve o aumento da concorrência, e as empresas trataram de consolidar suas marcas, para serem identificadas facilmente pelo público e se diferenciarem dos concorrentes. Aqui, o foco é na conquista do consumidor.

Já o Marketing 3.0 aprofundou sua relação com o consumidor, valorizando suas características e diferenças. A publicidade fica mais humana e constrói um relacionamento baseado em vínculos emocionais com o consumidor, dando a ele mais atenção e voz ativa.

O Google, referência na busca por produtos, serviços e informações; as redes sociais, que possibilitam uma nova maneira de se relacionar, muito mais ágil; e os negócios digitais, que oferecem prestação de serviços geralmente por aplicativos de smartphones, como Airbnb, Netflix, iFood e Uber foram os fatores que revolucionaram o relacionamento dos consumidores com as empresas.

Nesse contexto surge o Marketing 4.0: o laço com o consumidor continua estreito e emocional, como no estágio anterior, a grande diferença é que a tecnologia está inserida em todas as relações, e então é necessário pensar o ser humano nesse cenário predominantemente digital.

Como colocar o Marketing 4.0 em prática?

 
Se você está convencido da importância da aplicação do Marketing 4.0, é interessante pensar no perfil do consumidor como um dado fundamental. Ele tem mais focos de distração e menos tempo, está bastante conectado e tem perfis em várias plataformas. Quer ser conquistado, encantado, ouvido e respeitado. Para isso, seguem alguns pontos relevantes para colocar o Marketing 4.0 em prática:

Personas: são uma representação fictícias de um cliente idea, criados com base em pesquisas e que apresentam as características principais do seu público-alvo. Usando personas, é mais fácil construir uma ação de marketing certeira.

Experiência do usuário: para encantar o cliente, invista em ações voltadas totalmente para a experiência dele com seu produto ou serviço. É importante superar a expectativa dele, fazendo com que ele se torne um advogado da sua marca.

Marketing de conteúdo: produzir informações relevantes para seu público-alvo fará de sua marca uma autoridade no mercado, e seu cliente sentirá confiança na sua marca, fortalecendo esse relacionamento.

Presença multicanal: é preciso estar presente nas plataformas em que seu público-alvo está, para levar até ele seus produtos e serviços. Além disso, seu atendimento e sua oferta devem estar alinhados tanto em canais online quanto off-line – é muito comum o cliente pesquisar algo na internet e finalizar a compra em lojas físicas.

A prática do Marketing 4.0 indica, além de uma mudança estrutural, uma transformação de mindset nos negócios. Lidar com o consumidor de uma maneira mais clara e direta, com a mediação da tecnologia, que torna tudo mais ágil, pode até ser um desafio para muitos.

É, entretanto, um caminho sem volta, rumo a relações de consumo mais assertivas e satisfatórias. Tendo conhecimento da importância do Marketing 4.0 e das mudanças do tradicional para o digital, é hora de começar a aplicar esses conceitos em sua empresa. Mãos à obra!

FONTE: IA PERFORMA

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  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.