18 de setembro de 2019

Evolução dos conceitos de marketing: o Marketing 4.0

por Edmir Kuazaqui

Você sabe o que é o Marketing 4.0? Confira a seguir as informações do livro Gestão de Marketing 4.0 e saiba mais sobre a evolução dos conceitos dessa área:

Evolução dos conceitos de marketing: o Marketing 4.0

 
As empresas, com a abertura dos mercados internacionais, viram a necessidade de manter sua posição competitiva e seus níveis de crescimento, por isso buscaram novas formas de fazer negócios, aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais. Na década de 1980, empresas dos setores industriais e varejistas começaram a realizar transações eletrônicas como o Electronic Data Interchange (EDI) no sentido de otimizar a logística e cadeia de suprimentos.

Instituições financeiras também procuraram agilizar seus processos, como aqueles relacionados à comunicação entre agências locais e internacionais. De forma geral, essa movimentação rumo ao mundo digital foi se ampliando, influenciando praticamente todos os segmentos econômicos, desde os serviços públicos, como correios e limpeza pública, até o monitoramento de áreas agrícolas por drones e aplicativos.

Nesse caso, sob a ótica corporativa, a Embrapa se destaca como uma das mais atuantes no desenvolvimento e utilização de tecnologias para pesquisas e desenvolvimento de bens agrícolas. Sob a ótica do mercado, empresas como a Netflix têm-se destacado na inovação de modelo de negócios bem como de estratégias digitais.

A empresa deve estar preparada para utilizar as ferramentas digitais e as tecnologias envolvidas. Dessa forma, na análise do modelo Canvas, defendida por Osterwalder e Pigneur (2009), a empresa deve estar toda dimensionada de modo a estruturar, utilizar e principalmente fazer o consumidor perceber que a tecnologia não é o fim, mas uma forma e um meio com que a empresa atende de maneira diferenciada as necessidades e desejos do seu consumidor.

Conforme Cabral e Yoneyama (2001, p. 45), produtos digitais são aqueles que ocupam somente espaço físico virtual, como a informação, o entretenimento e serviços. São sustentados pelos processos digitais, que envolvem desde o pedido e o armazenamento até o download, ou seja, a entrega do produto digital.

Além do produto, existe a distribuição, a promoção e o preço (marketing mix), de forma a tornar o produto comercializável. Por serem intangíveis, um dos grandes benefícios para economias desenvolvidas é a exportação de bens intangíveis, que está relacionada diretamente à Tecnologia, bandeira estratégica defendida pelo governo Obama, beneficiando as empresas de tecnologia em detrimento das empresas de produção (chão de fábrica), como as montadoras de automóveis.

Você sabia?

  • O carteiro, ao entregar um Sedex para uma pessoa que não seja o cliente final, preenche a própria embalagem e a fotografa para mantê-la como registro, assim como o fazem com outros serviços que são executados por funcionários.
  • As mídias de massa tradicionais estão categorizadas dentro do grupo ATL (Above The Line) e as mais focadas e sustentadas no meio digital, como a utilização de redes sociais e relações públicas, estão dentro do BTL (Below The Line). Importante ressaltar que independentemente do setor econômico, todas as ferramentas de marketing devem ser utilizadas, modulando a sua intensidade.

Mais conteúdo no livro Gestão de Marketing 4.0

Gostou de saber os detalhes do livro Gestão de Marketing 4.0? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , , ,
  • Edmir Kuazaqui
    Edmir Kuazaqui

    Doutor e mestre em Administração. Coordenador dos MBA’s em Administração Geral, Marketing internacional e Formação de Traders, Pedagogia Empresarial, Compras, Startups: Marketing e Negócios, Comunicação e Jornalismo Digital da Universidade Paulista (UNIP). Professor da ESPM. Coordenador do Grupo de Excelência em Relações Internacionais e Comércio Exterior do CRA/SP. Consultor Presidente da Academia de Talentos. Autor de livros. E-mail: ekuazaqui@uol.com.br / www.academiadetalentos.com.br