24 de abril de 2020

Marketing Digital Acelerado!

por Edmir Kuazaqui

As estratégias empresariais são consequências da evolução natural corporativa. Dentro do planejamento estratégico, temos as variáveis que são identificadas e aplicadas de acordo com a sua importância e setor de negócios. Quando as variáveis se desequilibram, temos ambientes disruptivos e, neste caso, a pandemia que assola o mundo é uma variável (de saúde), mas cuja intensidade desequilibrou todo o sistema econômico e social mundial.

Esse fenômeno acelerou a transformação digital, de forma com que as empresas, pessoas e profissionais tivessem de se adequar obrigatoriamente aos meios disponíveis tecnológicos. Uns mais, outros menos, o que importa ressaltar neste momento é que um dos assuntos mais importantes, além da própria pandemia e economia, se trata de como a sociedade pode se adequar neste momento com as possibilidades digitais disponíveis.

O processo de mudanças e transformações não é uma questão simples, mas está sendo um assunto recorrente na sociedade. O problema é que boa parte das pessoas estão considerando a aplicação de formas tecnológicas como a solução de seus problemas. Não é bem assim.

As ferramentas e ações tecnológicas se tratam de um meio para que as coisas aconteçam, mas está longe de ser uma solução para o problema de fato, que reside na situação que não estávamos totalmente preparados e, em especial, o setor de saúde, para atender de forma satisfatória esse fenômeno atual.

Quando escrevi o livro Gestão de Marketing 4.0 – Casos, Modelos e Ferramentas, o objetivo não era de trazer curas milagrosas para os problemas das empresas, mas dar sustentação para que os profissionais pudessem entender o processo, as ferramentas digitais e compreender como utilizar o Marketing Digital para o seu crescimento sustentado.

Em época de pandemia, lógico que as empresas estão utilizando as plataformas digitais, o delivery e outras formas para compensar a diminuição dos negócios e consequente fluxo de caixa. Entretanto, se trata de uma bolha de atividades, que tenderá a reduzir depois que este período acabar. Mas o Marketing e, em especial o Marketing Digital continuará como importante contribuição para a sustentabilidade e perenidade de empresas e pessoas que pensam no curto, médio e longo prazo.

Mais conteúdo no livro Gestão de Marketing 4.0

LEIA TAMBÉM:

 

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Edmir Kuazaqui
    Edmir Kuazaqui

    Doutor e mestre em Administração. Coordenador dos MBA’s em Administração Geral, Marketing internacional e Formação de Traders, Pedagogia Empresarial, Compras, Startups: Marketing e Negócios, Comunicação e Jornalismo Digital da Universidade Paulista (UNIP). Professor da ESPM. Coordenador do Grupo de Excelência em Relações Internacionais e Comércio Exterior do CRA/SP. Consultor Presidente da Academia de Talentos. Autor de livros. E-mail: ekuazaqui@uol.com.br / www.academiadetalentos.com.br