10 de fevereiro de 2020

Marketing Digital como meio de sucesso dos negócios das empresas

por Edmir Kuazaqui

Em tempos de ambientes internacionalizados, disruptivos, exponenciais e com necessidade de grande competitividade, estar presente na mente dos consumidores é essencial para a perenidade da empresa e de seus negócios.  Com as constantes mudanças e transformações de mercado, envolvendo os fatores já citados, bem como a realidade intergeracional e o avanço cada vez maior da Tecnologia da Informação (TI), as empresas devem aplicar, além das estratégias tradicionais de marketing, àquelas relacionados ao Marketing Digital.

O Marketing Digital como meio de sucesso dos negócios das empresas

 

Essa utilização não deve ser de forma empírica, aleatória ou mesmo emocional, muito pelo contrário: deve ser utilizada em equilíbrio com as mídias tradicionais, de forma a aumentar a amplitude, alcance e resultados da comunicação. Conforme pesquisa realizada pelo organizador do livro Gestão de Marketing 4.0: Casos, modelos e ferramentas da editora Atlas e autor deste artigo, as grandes empresas estão conscientes da importância da utilização das ferramentas digitais de marketing sem, contudo, indicar de forma pragmática uma métrica totalmente correta capaz de correlacionar previamente os resultados a serem auferidos frente aos objetivos necessários de comunicação.

Tal fato está relacionado a multiplicidade de ferramentas e aplicações, sem uma curva de experiência mais extensa e homogênea, o que preconiza num certo grau de premissas que irão sendo comprovadas no decorrer de cada empresas e aplicações. Essas premissas estão sustentadas no quanto a empresa conhece o mercado. Neste sentido, vale dizer que muitas vezes, embora sem dados e informações mais consolidadas, as ferramentas devem ser utilizadas com racionalidade e não emoção ou empirismo, com critério e cautela, no sentido de aumentar as expectativas de resultados das empresas.

Outro ponto fundamental é que a empresa consiga vender suas experiências para a sua carteira de clientes. A experiência do consumidor é fundamental, dentro da Economia da Experiência, onde é construída e sustentada um processo cognitivo de relacionamento emocional entre empresa, produto, serviço, marca e o cliente, aprofundando a fidelização e, consequentemente, as relações comerciais entre as partes envolvidas.

Para que todo esse processo se realize, não adianta somente entender a empresa e o que ela comercializa, mas é essencial que se compreenda o mercado, como ele se comporta, seus hábitos, posturas e atitudes que tornam o processo de desenvolvimento estratégico de marketing um verdadeiro desafio positivo e contributivo para atender as necessidades e desejos de um mercado agora sempre em rápida transformação.

O Marketing Digital veio para ficar, a Transformação Digital já ocorreu e é o momento para entender como a empresa pode, com todas as ferramentas de marketing disponíveis, se posicionar da melhor forma possível no mercado.

Mais conteúdo no livro Gestão de Marketing 4.0

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  • Edmir Kuazaqui
    Edmir Kuazaqui

    Doutor e mestre em Administração. Coordenador dos MBA’s em Administração Geral, Marketing internacional e Formação de Traders, Pedagogia Empresarial, Compras, Startups: Marketing e Negócios, Comunicação e Jornalismo Digital da Universidade Paulista (UNIP). Professor da ESPM. Coordenador do Grupo de Excelência em Relações Internacionais e Comércio Exterior do CRA/SP. Consultor Presidente da Academia de Talentos. Autor de livros. E-mail: ekuazaqui@uol.com.br / www.academiadetalentos.com.br