5 de dezembro de 2018

Missão, visão e valores de uma empresa: saiba como defini-los!

por GEN.N&G

Como começar o planejamento de uma empresa? Por onde começar? Como definir e divulgar a missão, visão e valores de uma empresa? Veja dicas sobre o assunto com informações do livro Gestão Financeira e Econômica:

Missão, visão e valores de uma empresa: saiba como defini-los!

 
Um dos primeiros passos do planejamento eficaz de uma empresa é a definição clara de sua missão, visão e valores, que se constituem num guia de orientações a serem seguidos pelos colaboradores de todos os níveis. São os princípios que nortearão os planos da empresa. Sem a definição desses três elementos, talvez o único objetivo da empresa seja o lucro.

A inexistência de um planejamento claro coloca a empresa numa situação bastante perigosa, dado o risco de não atender aos níveis de expectativas de todos os seus stakeholders, aqueles que são influenciados ou influenciam as decisões da empresa, como colaboradores, administradores, proprietários, fornecedores, clientes, concorrentes, Estado e credores.

Missão

A missão é uma afirmação dos propósitos da empresa, da razão pela qual ela existe. É a forma como ela quer ser vista pelos seus clientes e, em função disso, o que ela espera de seus colaboradores para que a missão seja realmente cumprida. Uma missão declarada em frase curta facilita a assimilação por todos aqueles que deverão contribuir para que ela seja cumprida, favorecendo a formulação da estratégia de crescimento e desenvolvimento da empresa.

Exemplo:

Missão da Vale S.A.: transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.

Como desenvolver e consolidar uma universidade corporativa

Foto: Istock/Getty Images

Visão

A visão define o que a empresa pretende atingir no futuro, ou seja, as suas perspectivas para o futuro, e deve ser algo atingível. Essa definição permite estabelecer a direção a seguir e os esforços que devem ser empreendidos para que os objetivos sejam alcançados. Os objetivos estabelecidos para a empresa devem representar os objetivos dos proprietários (acionistas ou sócios) e, principalmente, estar em linha com aquilo que os clientes esperam receber dela.

Exemplo:

Visão da Vale S.A.: ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta.

Valores

O que norteia o comportamento da empresa no seu dia a dia são os seus valores, por isso eles devem ser listados em plena sintonia com a missão e a visão que a empresa estabeleceu. Devem ser assimilados por acionistas, gestores, colaboradores, fornecedores, clientes e demais agentes relacionados com a empresa para que facilitem as relações nos ambientes interno e externo da empresa. Os valores de uma empresa são fundamentais para o cumprimento da missão e da visão, devem ser inegociáveis, uma espécie de “lei” que deve ser cumprida.

Exemplo:

Valores da Vale S.A.

1. A vida em primeiro lugar.
2. Valorizar quem faz a nossa empresa.
3. Cuidar do nosso planeta.
4. Agir de forma correta.
5. Crescer e evoluir juntos.
6. Fazer acontecer.

Fique ligado!

No próximo post falaremos abordaremos a análise SWOT para definir o objetivo estratégico da empresa.

Gostou das dicas sobre missão, visão e valores de uma empresa? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.