7 de janeiro de 2019

O que é um MVP ou Mínimo Produto Viável?

por Martha Gabriel

E o assunto hoje é MVP, ou Mínimo Produto Viável! No século passado, o melhor método para se desenvolver um produto era planejar detalhadamente tudo antes de lançar. Por que?

1. O ritmo de mudança era lento e, quando o produto fosse lançado, o mercado provavelmente ainda seria o mesmo.
2. As possibilidades tecnológicas eram limitadas e caras, dificultando experiências e testes.

MVP ou Mínimo Produto Viável

 
Hoje, a situação é inversa. A velocidade de mudança é altíssima e, se demorarmos para lançar um produto, ele provavelmente já estará obsoleto. Além disso, a tecnologia é cada vez mais barata e abundante, facilitando desenvolvimento e testes.

Assim, uma solução para vencer esses desafios é o MVP, que se refere à criação de um produto com funcionalidades mínimas, capazes de permitir um teste de aceitação com o público – um Mínimo Produto Viável. O objetivo é aprender rapidamente com o cliente, identificando aspectos para fazer os ajustes necessários na evolução do produto, economizando tempo e recursos.

No entanto, para testar um MVP é necessário prototipar, ou seja, dar vida às ideias e colocá-las em prática. O protótipo é a versão do produto que pode ser usada para validarmos suas características e continuar o processo de evolução.

E no seu negócio? O desenvolvimento de produtos está adequado para a era digital?

Confira a seguir o vídeo sobre o assunto na websérie sobre Transformação Digital do SEBRAE Digital:

Fonte: https://www.martha.com.br

E se você quiser saber mais sobre os impactos da Revolução Digital na humanidade, que transformações ela nos traz e como lidar com elas, conheça o livro Você, Eu e os Robôs – Pequeno Manual do Mundo Digital, da autora Martha Gabriel!

Gostou das dicas sobre Mínimo Produto Viável? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , ,
  • Martha Gabriel
    Martha Gabriel

    É considerada uma das principais pensadoras digitais no Brasil, referência em inovação, transformação e educação digitais. Autora de dois best-sellers e finalista do Prêmio Jabuti, é também premiada palestrante keynote internacional, tendo realizado mais de 70 apresentações no exterior, além de 4 TEDx. É uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil, realizando mais de 100 palestras por ano. Apresentadora da websérie “Caminhos da Inovação” da Desenvolve SP e do Mundo Digital e “SEBRAE Digital” na Rádio Jovem Pan. Rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma, entre os Top 50 Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED e Homenageada Especial do Prêmio Profissional Digital ABRADi 2017. Executiva e consultora nas áreas de business, inovação e educação. Engenheira pela Unicamp, pós-graduada em marketing pela ESPM-SP e em design pela Belas Artes-SP, mestre e Ph.D em artes pela ECA-USP e educação executiva pelo MIT. Professora de pós-graduação na PUC-SP, no TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital, de MBAs, e de Faculty Internacional da CrossKnowledge. Sócia da Martha Gabriel Consulting & Education e da startup Nethics Educação.