26 de abril de 2019

Entenda a Necessidade de Capital de Giro

por José Carlos Marion

Para um cálculo mais adequado da Necessidade de Capital de Giro (NCG) não poderíamos comparar o Giro de Estoque (PMRE) e Recebimento das Vendas a Prazo (PMRV) apenas com o Pagamento de Fornecedores (PMPC).

Como fazer o cálculo da Necessidade de Capital de Giro

 
Para se produzir estoque e vendê-los, outros componentes operacionais, além das compras, fazem parte do ciclo ininterrupto das operações da empresa. Esses outros componentes são conhecidos como contas cíclicas, pois sempre estão sendo alimentadas na produção e venda dos estoques:

Entenda a necessidade de capital de giro

Na empresa Casa das Lingeries Ltda. estudamos uma situação em que a Posição Relativa é de 2,85 (o ideal seria menos que 1).

No ano de 20X5, as contas cíclicas eram:

Entenda a necessidade de capital de giro

Necessidade de Capital de Giro = Ativo Circulante Cíclico (–) Passivo Circulante Cíclico:

Entenda a necessidade de capital de giro

Essa necessidade de Capital de Giro de $ 380.000 representa em montante o Ciclo Financeiro. O administrador financeiro terá de correr atrás de recursos para cobrir essas contas vincendas, sendo que as vendas e o recebimento são lentos demais. Se a empresa quiser descontar Duplicatas para acelerar o recebimento das vendas ou liquidar estoques para “fazer dinheiro”, certamente comprometerá seu lucro, pois descontos de duplicatas implicam juros exorbitantes e liquidação de estoques implica elevados descontos. Essas operações de captação de Capital de Giro normalmente não são recomendáveis.

Assim, é saudável a redução do Prazo do Giro do Estoque (uma administração mais eficiente de estoque) e a redução do prazo do Recebimento das Duplicatas (política de crédito mais adequada, cobrança mais eficiente etc.). Por outro lado, ampliar prazos de compra e negociar com novos fornecedores são iniciativas louváveis, já que é praticamente impossível negociar prazo com funcionários (salários), governo (imposto) etc.

Os índices de atividade, portanto, são fundamentais para enriquecer a análise da situação financeira da empresa. Por exemplo, vimos que a Liquidez Corrente da Casa das Lingeries Ltda., de 2,32 para 20X5 foi excelente. Porém, a Liquidez Seca de 0,82 nos deixou preocupados, pois a empresa tem muito estoque.

Com os índices de atividade vimos que, embora a Liquidez Corrente seja alta, isso se deve, principalmente, ao fato de os Prazos de Rotação de Estoque e Recebimento de Duplicatas serem lentos demais.

Mais conteúdo no livro Análise das Demonstrações Contábeis

Gostou de saber mais sobre o cálculo da necessidade de capital de giro? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , ,
  • José Carlos Marion
    José Carlos Marion

    É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.