28 de fevereiro de 2019

Novas tendências do RH para 2019

por Roberto Madruga

O mercado de trabalho está em constante mudança, novas tecnologias surgem e novos desafios vêm com elas. Conforme os profissionais se adaptam, a área de Recursos Humanos precisa se adaptar também. Para que você se prepare para o mercado, veja algumas tendências do RH para 2019:

Tendências do RH para 2019

 
Com os avanços na tecnologia, todos os setores do mundo corporativo estão passando por evoluções e o RH não pode ficar para trás. Uma das tendências mais comuns para o ano é a automação de processos em todas as áreas de atuação, e Recursos Humanos entra na moda utilizando sistemas para realizar tarefas burocráticas que comumente seriam realizadas por funcionários, mas que podem agora ser realizadas por algorítimos modernos, liberando os profissionais para trabalhar em outras tarefas aumentando assim o desempenho da empresa.

As novas tecnologias também permitem que o RH utilize a inteligência artificial, tópico em ascensão global, para analisar dados mais complexos. Um bom exemplo disso é o uso de chatbots, programas capazes de compreender mensagens com dúvidas ou problemas de funcionários e respondê-las adequadamente, dando assim mais agilidade em soluções de áreas defeituosas. A IA também pode realizar tarefas como facilitar a análise de currículos para a contratação de novos funcionários. Isso permite que um volume muito maior de candidatos seja analisado, facilitando a identificação do funcionário ideal para o cargo.

Promoção Volta às Aulas

Em referência ao assunto em contratações, outra tendência para 2019 são processos seletivos mais dinâmicos, que agilizam o tempo de resposta para os candidatos e oferecem um feedback de como se saíram, seus pontos fortes e seus pontos fracos. Serão processos mais empáticos, que buscam analisar o profissional não só pela sua experiência e domínio, mas também pelos seus comportamentos, visando criar um ambiente de trabalho mais confortável e produtivo.

As mudanças não param no processo seletivo. Com o foco em produtividade e bem estar dos funcionários, as empresas estão se abrindo mais para a flexibilização de horários e locais de trabalho, permitindo também que se contrate funcionários com agendas mais complicadas, que precisam de um horário diferente do habitual da empresa, assim como permite que os profissionais já contratados trabalhem de suas casas ou em espaços de coworking, reduzindo custos de deslocamento até a empresa e redução no nível de stress causado por longos períodos em trânsito, podendo até mesmo reduzir os custos de estrutura para a companhia.

Por fim, vale lembrar que adotar as novas tecnologias trás consigo um problema também novo: o excesso de dados. Os processos automatizados geram uma enorme quantidade de dados para a empresa, fazendo com que o conhecimento de Governança de Dados, o gerenciamento de informações, seja essencial para a evolução da empresa. Será necessário saber armazenar e manter em segurança os dados compartilhados na empresa, além de saber utilizar a informação de forma positiva e estratégica.

 

Fonte: https://www.conquist.com.br

comprar livro gestão do relacionamento

 

Gostou de saber mais sobre tendências do RH? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter e receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , ,
  • Roberto Madruga
    Roberto Madruga

    Referência nacional como Consultor, Coach, Palestrante e Escritor premiado, reconhecido por sua multidisciplinaridade, experiência prática e criação de métodos estruturados com foco em resultados. Mestre em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Educação, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach Executivo e Coach de Carreira certificado pela ICI – International Association of Coaching Institute. Professor dos MBAs da FGV, PUC, UFRJ e IBMEC. Diretor de Consultoria e Educacional da ConQuist com projetos desenvolvidos para mais de 200 empresas no Brasil e exterior. Conheça melhor o autor: www.conquist.com.br/roberto-madruga