6 de julho de 2020

O novo ecossistema das ‘martechs’

por Sandra R. Turchi

A demanda crescente em gerar valor para as organizações está movimentando cada vez mais aqueles que estão interessados em grandes tendências do mercado. As Martechs (junção de Marketing e Tecnologia) estão ganhando espaço na disputa por novas soluções eficientes para conhecer melhor o público-alvo com estratégias mais assertivas. Esse termo, “Martechs”, define empresas de tecnologia que estão unindo as estratégias de marketing digital ao que existe de mais avançado em tecnologia, para oferecer soluções integradas em comunicação e marketing para que as empresas possam interagir e atrair clientes com mais precisão e economia de recursos.

No mercado há uma onda crescente de empresas que estão optando cada vez mais por investimentos significativos em campanhas que utilizam tecnologia para propor soluções que acabam diferenciando as organizações. O marketing digital já pavimentou esse caminho e, agora, abre espaço para que as Martechs apareçam como grande diferencial do mercado oferecendo todo tipo de solução em serviços e produtos para que os clientes consigam atingir os objetivos.

Segundo o Head de Marketing & Digital, Gustavo Reis, as Martechs têm o potencial de transformar por completo a forma de atuação e até mesmo encontrar novos modelos de negócios para competir com os atuais players. “Alguns fatores têm impulsionado o rápido crescimento das Martechs, como o aumento da busca por melhores resultados por parte dos anunciantes, a exigência de maior governança e comprovação da efetividade dos investimentos de comunicação, a consolidação das mídias digitais, a capacidade transformadora de grupos de mídia – como Google e Facebook – e o desenvolvimento de tecnologias de automação, de inteligência artificial e a tomada de decisão baseada em dados”, disse.

Essa nova tendência tem conectado o marketing cada vez mais à tecnologia para proporcionar resultados, beneficiando as empresas com a otimização do tempo na execução de tarefas que podem ser automatizadas, ganhar agilidade no planejamento e monitoramento, além de garantir uma melhora no uso da inteligência de dados e em aplicações estratégicas. Porém, o Head de Marketing & Digital explica que “marketing e tecnologia podem andar lado a lado, as áreas possuem dinâmicas de trabalho diferentes e os profissionais, conhecimentos e habilidades e focos distintas, de forma que é preciso atenção em uma eventual junção”.

As Martechs tem como pano de fundo o Big Data. A geração de dados tem um papel fundamental para o marketing na tomada de decisões, como aumentar a visitação de um site, transformar isso em conversão. Elas ajudam a usar todas as ferramentas disponíveis na rede, baseadas em um conjunto de dados para que as decisões sejam mais assertivas, com foco no ambiente online e omnichannel. “A variedade é grande em disciplinas para search, native, mobile, video, apps, automações, dados, integrações, CRM, entre outras.

Nos últimos anos no Brasil houve um aumento significativo de Martechs. As empresas estão apostando na praticidade, aliada a expertise do marketing com o apoio fundamental da tecnologia. É um mercado em constante mudança e com um caminho longo de oportunidades. “É importante entender que se trata de um ecossistema vivo, em transformação e que está apenas no começo”, finalizou Head de Marketing & Digital, Gustavo Reis.

FONTE: SANDRA TURCHI

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  • Sandra R. Turchi
    Sandra R. Turchi

    É sócia-fundadora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamentos e Talentos (hunting, coaching e outsourcing) focada no universo digital. Administradora de empresas formada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School SP e Toronto University. Também cursou empreendedorismo na Babson College. Foi executiva de marketing por mais de 20 anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e de Serviços em empresas como Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV, Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços. Eleita um dos professores de marketing mais influentes nas mídias sociais no mundo pela revista SM Magazine. Leciona nos MBAs em Marketing Digital da FGV, FIA, Saint Paul, entre outras instituições. Coordenadora dos cursos de extensão em Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM-SP desde 2008. Articulista de diversos veículos, como revistas e portais, no Brasil e na Europa.