8 de junho de 2020

O que é coaching empresarial?

por Douglas De Matteu

Hoje em dia, a sociedade passa por mudanças a todo momento; o que valia até um minuto atrás agora pode não valer mais. Logo, as organizações precisam acompanhar esse ritmo de mudanças e, para isso, buscam por processos que possibilitem resultados cada vez melhores, mantendo-se atuais e coerentes. O coaching empresarial tem uma participação fundamental nessa busca. Entenda, neste artigo, como ele pode ajudar as organizações a alcançarem constante melhoria e resultados excelentes.

O que é coaching empresarial?

 
O coaching empresarial é um processo que visa desenvolver pessoal e profissionalmente gestores e colaboradores, com foco no aprimoramento de competências e administração de conflitos. Para isso, são utilizadas ferramentas e técnicas para promover o autoconhecimento e a autorresponsabilidade dos atores de uma empresa, aproveitando ao máximo o potencial de cada um deles. Dessa maneira, é possível buscar – e alcançar – a desejada alta performance da organização.

Benefícios do coaching empresarial

 
Essa modalidade de coaching vem sendo procurada justamente pelos vários benefícios, tanto para as organizações quanto para seus colaboradores; afinal, pessoas bem resolvidas trabalham mais motivadas.

Ao trabalhar crenças, o processo de coaching pode substituir as limitantes pelas fortalecedoras, o que cria um mindset positivo e motivador. O resultado? Gestores e colaboradores mais focados e assertivos, colaborando com uma comunicação mais produtiva, diminuindo mal-entendidos e conflitos internos.

Também vem como benefício do coaching empresarial uma visão mais objetiva dos desafios diários, que podem ser enfrentados com mais clareza e criatividade. Isso, em um nível sistêmico, permite que a organização tenha seus processos mais bem planejados, com metas realistas e focadas, obtendo resultados melhores e em menos tempo.

Colaboradores de organizações que passam pelo coaching empresarial tendem a se sentir mais valorizados, pois entendem que a empresa está investindo em seu crescimento pessoal, e isso sinaliza interesse em seu trabalho. Valorização no ambiente de trabalho é um componente importante na retenção de talentos.

Pesquisas realizadas em organizações que utilizaram o coaching empresarial como instrumento de otimização de resultados demonstram, entre outras coisas, que

– Há um aumento significativo de produtividade;

– Os relacionamentos melhoram, o que possibilita melhor trabalho em equipe e redução de conflitos;

– Redução de custos e de turnover;

– Conforme Dinsmore e Soares (2011, p. 66), o “coaching produziu um retorno sobre investimento (ROI) de 529%, além de benefícios intangíveis segundo um estudo encomendado por uma empresa das 500 maiores da revista Fortune”.

Além disso, gestores que passaram pelo processo melhoraram a relação com colegas de trabalho, ficaram mais abertos a mudanças organizacionais, melhoraram o controle emocional e amenizaram os níveis de ansiedade. Isso demonstra que o coaching empresarial é um processo que beneficia tanto o indivíduo quanto a organização de modo geral.

Como foi demonstrado, o processo de coaching empresarial é um importante instrumento para o aprimoramento pessoal e profissional de gestores e colaboradores e, como consequência, do desenvolvimento constante de organizações. Indivíduos que passam por esse processo obtêm melhoras significativas nas áreas pessoal e profissional, e as empresas, por sua vez, têm como resultado o aumento da produtividade e a melhora do clima organizacional. Todos ganham com o coaching empresarial. Está na hora de sua empresa optar por esse processo?

Referências

DINSMORE, Paul Campbell. Coaching prático: o caminho para o sucesso: modelo pragmático e holístico usando o método Project-based Coaching. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualimark, 2011.

FONTE: IA PERFORMA

Mais conteúdo em Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos - Conceitos e Práticas

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.