17 de setembro de 2018

O que é coaching? Entenda o conceito e os fundamentos da prática

por Arnaldo Marion

O que é coaching? Quais seus principais fundamentos? A ideia de coaching ainda é estranha para muitas pessoas, por isso é comum que o coaching seja confundido com atividades similares, treinamentos motivacionais, ou relacionado a ajudar pessoas a crescerem ou passarem por uma transição profissional ou pessoal; no entanto, a grande maioria tem dificuldade em definir o que é coaching e o que realmente ele faz. Veja as dicas do livro Manual de Coaching e saiba quais os verdadeiros conceitos por trás da prática:
 

Entenda o que é coaching

 
Segundo Gallwey“Coaching é desbloquear o potencial de pessoas e maximizar seu desempenho e resultados”. Para o International Coaching Federation (ICF), o coaching profissional é: “uma parceria com o cliente em um instigante e criativo processo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, que é particularmente importante no ambiente incerto e complexo de hoje.”

O ICF ainda afirma que: “o coach honra o cliente como o expert em sua vida e trabalho e acredita que cada cliente é criativo, inventivo e completo.” Baseado neste fundamento o coach é responsável por:

– Descobrir, esclarecer e alinhar-se ao que o cliente quer atingir;
– Incentivar a autodescoberta do cliente;
– Provocar soluções e estratégias geradas pelos clientes;
– Responsabilizar o cliente pelos compromissos assumidos.

Esse processo ajuda os clientes a melhorar drasticamente a sua visão sobre sua vida profissional e, ao mesmo tempo, melhorar suas habilidades de liderança e desbloquear o seu potencial.

O que é coaching? Entenda o conceito e os fundamentos da prática

Foto: Istock/Getty Images


 

A essência do coaching

 
Como uma definição alternativa e mais simplificada, a seguinte descrição de coaching por um dos personagens mais influentes do coaching no mundo, John Whitmore: “Coaching é um processo de mudança e transformação focado em futuras possibilidades e não em erros do passado.”

Para Whitmore, a essência do coaching é a mudança e a transformação. O coaching exerce o papel de apoio a qualquer pessoa a partir das infinitas e futuras possibilidades. Fundamentalmente, o coaching se concentra nas decisões presentes alinhadas à visão do futuro. Portanto, o coaching:

– Ajuda as pessoas a esclarecerem o que querem: fortalecendo uma visão e definindo metas tanto no curto como no médio e longo prazos.
– Ajuda as pessoas com o porquê elas querem essas coisas: atuando na conscientização das suas verdadeiras motivações e conectando-se com seus valores mais profundos.
– Dinamiza e acelera o alcance de objetivos: por meio de planos de ação consistentes somados a novos hábitos, comportamentos e atitudes empoderadoras.

Dica: como no exercício de qualquer profissão, o coach deve reconhecer e aderir a princípios éticos na conduta de suas atividades profissionais. Esse é mais um motivo pelo qual um processo de formação deve estar sujeito a uma entidade certificadora respeitável, com critérios e requisitos de formação e conduta ética bem definidos e alinhados às Boas Práticas de Mercado. Não corresponder aos princípios de conduta elementares incorre em necessidade de reciclagens, suspensões ou mesmo na perda da licença para o exercício profissional.

Entendeu o que é coaching? Quer conferir mais dicas sobre o assunto? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , ,

2 respostas para “O que é coaching? Entenda o conceito e os fundamentos da prática”

  1. […] O que é coaching? Entenda o conceito e os fundamentos da prática […]

  2. […] O que é coaching? Entenda o conceito e os fundamentos da prática […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Arnaldo Marion
    Arnaldo Marion

    Estrategista em Desenvolvimento Pessoal e Profissional. CEO da Coaching 4 Change LLC, Texas (EUA), uma empresa de tecnologia, treinamento e formação em coaching, atua também como membro do Conselho Diretor do Instituto Marion. É professor e membro do Conselho Consultivo do programa de MBA da Anderson University, Carolina do Sul (EUA), e instrutor da Small Business Development Center, da University of Texas at San Antonio (UTSA), também no Texas (EUA). Serviu por dez anos na indústria bancária e financeira, ocupando diferentes posições em diversas organizações, como Arthur Andersen e ABN AMRO Bank. Formado em Administração, com MBA em Governança e Avaliação de Empresas e Mestrado em Administração pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), é coach certificado pela Florida Christian University (FCU) e Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis), com aperfeiçoamento na Creative Results Management. É autor de livros em temas de negócios e espirituais.