13 de dezembro de 2019

O que é economia GIG?

por GEN.N&G

Você já ouviu falar em economia GIG? O conceito de GIG Economy, que também pode ser chamado de “economia compartilhada”, é quando empresas ou empregadores optam por contratar funcionários independentes – freelancers – em vez de contratar funcionários em período integral. Mas, afinal, quais são as vantagens e desvantagens deste tipo de emprego? Entenda mais a seguir!

O que é economia GIG?

 
Em uma economia GIG, um trabalhador pode se cadastrar em um serviço online, sem passar por processos seletivos presenciais, por exemplo, e receber pagamento por realizar tarefas. Um grande exemplo é a empresa Uber, em que motoristas podem atuar de forma independente após realizar um cadastro no aplicativo.

Serviços autônomos não são novidade, porém, com o avanço dos aplicativos e negócios digitais, expandiram-se exponencialmente. Há uma grande variedade de trabalhos que se enquadram nessa categoria: motoristas, professores, jornalistas, designers, publicitários, entregadores e etc.

Os benefícios da economia GIG

 
A economia GIG pode resultar em serviços rápidos, baratos e eficientes para quem deseja utilizá-los. As empresas economizam recursos em termos de espaço para escritório,  treinamento, computadores e etc. Sendo assim, também podem contratar especialistas para projetos específicos temporariamente, sem precisar de uma grande equipe alocada.

Para quem trabalha como freelancer, esta modalidade de serviço pode melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Idealmente, o modelo é alimentado por trabalhadores independentes que selecionam os trabalhos nos quais estão interessados, em vez de serem obrigados a trabalhar em qualquer emprego temporário que conseguirem.

Dessa forma, pode-se resumir a economia GIG em três características básicas:

  • é baseada em trabalhos flexíveis, temporários ou freelancers, geralmente envolvendo a conexão com clientes por meio de uma plataforma online;
  • pode beneficiar trabalhadores, empresas e consumidores, tornando o trabalho mais adaptável às necessidades do momento e demanda por estilos de vida flexíveis;
  • porém, pode apresentar desvantagens, devido ao conflito nas relações econômicas tradicionais entre trabalhadores, empresas e clientes.

Problemas encontrados

 
Apesar das vantagens, existem problemas encontrados nesse estilo de trabalho. Por serem considerados “prestadores terceiros independentes”, muitas empresas não se responsabilizam por danos causados aos prestadores e nem por problemas encontrados durante o serviço.

Outro problema é que nem todo freelancer deseja trabalhar dessa forma, mas acaba optando por esse sistema por não ter outras opções. Em um país com alta taxa de desemprego, por exemplo, esse modelo de contratação pode trazer prejuízos ao funcionário. A redução das obrigações trabalhistas é uma boa alternativa para as empresas, diminuindo gastos, mas para o trabalhador nem sempre é uma opção vantajosa.

Economia GIG é tendência

 
Apesar de o trabalho freelancer ser uma tendência, as empresas precisam adaptar-se a essas transformações. Entender como o modelo GIG funciona – e adequá-lo tanto para o empregador quanto para o empregado – é um caminho que tende a trazer bons resultados.

A GIG Economy é o futuro das relações trabalhistas e deve estar no radar das empresas e dos freelancers. Colaborando uns com os outros, com condições adequadas para ambos, os profissionais autônomos e empresários devem aproveitar os benefícios desse modelo e, assim, crescer ainda mais economicamente.

Fontes: Samplify, Startse e Investopedia

Gostou de conhecer o que é economia GIG? Então aproveite e inscreva-se na nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.