17 de janeiro de 2019

O que é inteligência artificial? Confira!

por Martha Gabriel

O que é inteligência artificial? IA é a área da Ciência da Computação que lida com o desenvolvimento de máquinas/computadores com capacidade de imitar a inteligência humana.

No entanto, a inteligência é um campo extremamente complexo, tanto que não existe uma única definição que possa explicá-la. Há, porém, uma ampla concordância entre os pesquisadores sobre as habilidades que a inteligência precisa ter para ser considerada de nível humano, como: raciocinar (estratégia, solução de problemas, compreensão de ideias complexas e capacidade de tirar conclusões em ambientes com incerteza), representar o conhecimento (incluindo conhecimento de senso comum), planejar, aprender, comunicar em linguagem natural, integrar todas essas habilidades para uma meta comum, além de sentir (ver, ouvir etc.) e ter a habilidade de agir (exemplo: se movimentar e manipular objetos) no mundo de forma inteligente, inclusive detectando e respondendo a ameaças.

Somam-se a essas outras características, como imaginação (habilidade de criar imagens e conceitos mentais que não foram programados) e autonomia, que também são essenciais para um comportamento “inteligente”. Assim, de forma geral, “o termo inteligência artificial é utilizado quando máquinas imitam as funções ‘cognitivas’ que os humanos associam com ‘mentes humanas’, como ‘aprendizagem’ e ‘solução de problemas’ (RUSSEL, 2009)”.

Os problemas principais de IA, consequentemente, incluem dotar os computadores de características como:

• Conhecimento
• Criatividade
• Raciocínio
• Solução de problemas complexos
• Percepção
• Aprendizagem
• Planejamento
• Comunicação em linguagem natural
• Habilidade de manipular e mover objetos
• Entre outras habilidades que consideramos comportamento “inteligente”

Portanto, Inteligência Artificial é um termo amplo, que abriga debaixo de seu guarda-chuva as inúmeras disciplinas envolvidas com o desenvolvimento de máquinas pensantes. Como o objetivo de IA é o desenvolvimento da inteligência, ela se relaciona com todas as áreas do conhecimento que são usadas no estudo da inteligência, além de métodos, algoritmos e técnicas que possam tornar um software/hardware inteligente no sentido humano da palavra. Inclui, por exemplo, visão computacional, processamento de linguagem natural, robótica e tópicos relacionados.

Além das disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de IA em si, existem ainda sobreposições e diálogos com outros campos essenciais para balizar o seu direcionamento e convivência com outras formas de inteligência, como a humana, por exemplo, mostrados na figura abaixo:

Curso Online - Inteligência Artificial para Negócios

Nesse sentido, IA – tal como a inteligência humana –, é um assunto complexo e multi-inter-trans-disciplinar, que dialoga potencialmente com todas as áreas do conhecimento, como filosofia, sociologia, psicologia, educação, economia, direito e etc.

Gostou de saber mais sobre o que é inteligência artificial? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , ,
  • Martha Gabriel
    Martha Gabriel

    É considerada uma das principais pensadoras digitais no Brasil, referência em inovação, transformação e educação digitais. Autora de dois best-sellers e finalista do Prêmio Jabuti, é também premiada palestrante keynote internacional, tendo realizado mais de 70 apresentações no exterior, além de 4 TEDx. É uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil, realizando mais de 100 palestras por ano. Apresentadora da websérie “Caminhos da Inovação” da Desenvolve SP e do Mundo Digital e “SEBRAE Digital” na Rádio Jovem Pan. Rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma, entre os Top 50 Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED e Homenageada Especial do Prêmio Profissional Digital ABRADi 2017. Executiva e consultora nas áreas de business, inovação e educação. Engenheira pela Unicamp, pós-graduada em marketing pela ESPM-SP e em design pela Belas Artes-SP, mestre e Ph.D em artes pela ECA-USP e educação executiva pelo MIT. Professora de pós-graduação na PUC-SP, no TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital, de MBAs, e de Faculty Internacional da CrossKnowledge. Sócia da Martha Gabriel Consulting & Education e da startup Nethics Educação.