9 de agosto de 2019

O que é Neuromarketing?

por Roberto Kanaane

O neuromarketing pode ser definido como estudo de como funciona o processo de comunicação entre o ser humano vendedor e o ser humano cliente, ou entre o ser humano cliente e a ferramenta da publicidade. A interpretação e percepção da realidade e o nível de satisfação ou insatisfação das partes se vinculam diretamente aos ideais, ilusões, valores e crenças que ao longo do tempo gravam-se na mente.

Como funciona o neuromarketing?

 
São os sentidos que estimulam o cérebro. O cérebro, por sua vez, converte esses estímulos em dados, os dados se convertem em informações e as informações se transformam em conhecimento para dar a resposta que ele considera adequada para satisfazer as necessidades humanas.O neuromarketing analisa as sensações que o consumidor experimenta no processo de compra de um produto ou serviço.

Para esta finalidade, hoje se utiliza a tecnologia da informação integrada à ressonância magnética e à tomografia computadorizada. O neuromarketing integra como filosofia e metodologia, entre outras, as diferentes ciências, disciplinas científicas, metodologias técnicas e novos pensamentos (CAYUELA et al., 2011, p. 8).

O que é Neuromarketing?

Tecnologia usada no neuromarketing

 
Toda a tecnologia utilizada no neuromarketing é a mais avançada, porém, como qualquer área do conhecimento, ainda tem muito a se desenvolver. A análise e a influência dos processos mentais (pensamentos, emoções e tomada de decisões) têm sido pesquisadas sistematicamente.

O que se pode afirmar é que os resultados estão surgindo conforme as pesquisas se desenvolvem. Há diversas contribuições no contexto do marketing envolvendo a publicidade e o neuromarketing. A questão ética e moral ainda é algo a ser ponderado, entretanto o fato de ainda se prosseguir com os estudos e atuação no mercado garante que o neuromarketing não contraria nenhuma ética científica ou social, porém esses aspectos necessitam ser mais discutidos e os estudos ampliados.

Do exposto tem-se que considerar o quanto o marketing e a publicidade são importantes na sociedade atual. Imagine como seria entrar em um supermercado e não saber qual produto escolher, em uma realidade onde todos os produtos tivessem embalagens brancas e, com letras pretas, escrito apenas “Creme Dental”: como você saberia qual o produto mais indicado e o mais utilizado pelos dentistas?

Todos esses estudos são relevantes quando se pensa em como emocionar o consumidor e como criar um produto que, além de desenvolver clientes, possa estimular seguidores da marca, tais como usuários de produtos Apple e pessoas motivadas por Coca-Cola, por exemplo.

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  • Roberto Kanaane
    Roberto Kanaane

    É psicólogo, pedagogo, mestre em Psicologia Social e doutor em Ciência pela USP. Sócio-diretor da Roka Consultoria em Gestão de Pessoas e Consultor Organizacional. Professor de cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e MBA em instituições como Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP). Coordenador do curso Marketing da Qualidade Total da Universidade Mogi das Cruzes, lecionando a disciplina Endomarketing. Professor de pós-graduação em Marketing, na Universidade São Judas,da disciplina Comportamento do Consumidor. Atua em dois programas de mestrado do Centro Tecnológico Paula Souza: Gestão e Tecnologia de Sistemas Produtivos e Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Orientador de mestrandos e doutorandos em renomadas instituições brasileiras. Autor do livro Comportamento humano nas organizações e coautor de Gestão pública e Manual de treinamento e desenvolvimento do potencial humano, publicados pelo GEN | Atlas. Autor de livros publicados pela Saraiva e Elsevier e coautor de Marketing e desenvolvimento de competências, pela Editora Nobel.