25 de maio de 2021

O que é Open Banking? Entenda como funciona esse novo sistema

por GEN.N&G

Muito tem se ouvido falar sobre o Open Banking, que deve ser implementado até o final de 2021 no Brasil. Mas você sabe do que se trata? E como funciona? Quais são as vantagens? Continue a leitura e entenda por que esse sistema pode trazer mais autonomia aos clientes.

O que é Open Banking?

 
A tradução literal do termo é “Banco Aberto” e a explicação é simples: trata-se de um sistema financeiro que busca simplificar processos, de modo que o usuário terá mais controle e liberdade sobre suas próprias finanças.

Isso significa que os consumidores poderão compartilhar informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central, não ficando restrito ao aplicativo ou site do banco em que possuem uma conta.

Como funciona?

 
De acordo com o site do Banco Central, as instituições financeiras conseguem – com a permissão de cada correntista –  se conectar diretamente às plataformas de outras instituições participantes, obtendo acesso aos mesmos dados autorizados pelos clientes. Desse modo, o processo é realizado dentro de um ambiente seguro e a pessoa terá a liberdade de cancelar a permissão a qualquer momento.

Na prática, as instituições financeiras vão integrar seus respectivos sistemas utilizando APIs (application programming interface), um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e que permitem a criação de plataformas de um jeito bem mais simples. Ou seja: o uso da tecnologia para trazer mais comodidade e facilidade na troca de informações entre bancos.

O que muda em relação ao sistema bancário atual?

 
Hoje, uma instituição não tem visibilidade do relacionamento daquele determinado cliente com outro banco, então é mais difícil oferecer os melhores serviços. Pense na sua relação com os bancos atualmente: se você quiser abrir conta em outro banco ou realizar qualquer outra atividade em uma instituição diferente, o processo é bastante burocrático, não é mesmo?

Com a implementação do open banking, caso você já tenha feito um empréstimo no Banco A, poderia utilizar esse histórico para obter melhores limites ou taxas de juros no Banco B, por exemplo.

Além disso, quando o mercado todo segue o mesmo padrão, todos os processos financeiros são facilitados.

O que se espera do Open Banking?

 
Seguindo a agenda do Banco Central de incentivo à competitividade no Sistema Financeiro Nacional (SFN) – como é o caso do Pix – a promessa é que o open banking incentive a inovação e a criação de novos negócios. Os clientes devem esperar uma boa experiência, mais fácil, ágil e, principalmente, segura.

Esse tipo de serviço financeiro traz diversas vantagens, como:

  • Mais liberdade e autonomia ao cliente;
  • Mais opções de produtos e serviços financeiros;
  • Custos menores;
  • Educação financeira da população;
  • Transações mais seguras;
  • Melhores políticas de crédito;
  • Mais competição entre as instituições.
vantagens open banking

Foto: Reprodução/Banco Central

Cronograma do open banking no Brasil

 
O cronograma no Brasil está dividido em quatro fases:

  • Fase 1: começou no dia 1/02, em que foram abertos os dados das instituições participantes;
  • Fase 2: a segunda fase começa no dia 15/07, quando o cliente poderá compartilhar seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, endereço etc. Esse compartilhamento só será feito mediante autorização do cliente;
  • Fase 3: com início em 30/08, será possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco, por aplicativo de mensagem, por exemplo.
  • Fase 4: a última fase será implementada no dia 15/12, quando será possível o compartilhamento de diversos dados de produtos e serviços, como seguros e previdência.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Open Banking, deixe sua opinião nos comentários! O que você acha desse sistema?

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.