17 de fevereiro de 2020

O que é shadow coaching?

por Douglas De Matteu

O coaching é um processo largamente utilizado por líderes em organizações para aprimoramento de resultados e melhoria de clima organizacional, entre outras coisas. O indivíduo que passa pelo coaching – o coachee – tem contato com as ferramentas do processo em sessões, quando é desafiado e se conhecer e melhorar. Porém, como saber se as informações passadas pelo coachee ao coach refletem a realidade? Será que o coachee está interpretando de maneira errônea os fatos? De que forma ele age diante das circunstâncias? Para dirimir essas dúvidas, existe o shadow coaching. Saiba mais sobre essa modalidade no texto a seguir.

O que é o shadow coaching?

 
De início, podemos conceituar coaching como um processo que busca levar alguém do lugar onde está até o lugar onde deseja estar. Para isso, são utilizados métodos e ferramentas que permitem a esse indivíduo reconhecer os fatos tal qual eles se apresentam, de modo a fornecer dados para melhores decisões.

No shadow coaching, o coach acompanha seu coachee em atividades na empresa para observar sua performance nas circunstâncias e desafios rotineiros, de modo a poder, com um olhar menos viciado e mais atento, auxiliar o coachee com feedbacks mais acertados e rápidos. Isso porque o coach vai trabalhar com o que de fato acontece, em vez de avaliar o que o coachee diz que acontece.

Como funciona o shadow coaching?

 
Em menos sessões do que no método tradicional, o coach acompanha o executivo durante suas tarefas cotidianas. Daí o nome “shadow”, sombra. Analisando de perto as práticas de seu coachee, é mais fácil e mais rápido verificar as deficiências e traçar um plano para supri-las.

No shadow coaching, o coach pode observar, por exemplo, o tom de voz de seu coachee ao falar com um colaborador, sua linguagem corporal, as soluções apresentadas, as decisões tomadas etc. Esse líder pode ter uma postura rude sem perceber, e o coach tem a possibilidade de observar e apontar que tipo de atitude caracteriza essa postura mais agressiva e como substituí-la por ação mais suave, porém assertiva.

Para o coachee, é importante estar aberto a essa ação, além de aceitar o feedback, sabendo que esse processo tem como objetivo o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional e o da sua equipe. Apresentar o coach a seus colaboradores com alguém que está no ambiente para ajudar, além de agir com naturalidade, são atitudes que potencializam os resultados.

Do coach espera-se que tenha grande capacidade de observação, que esteja atento aos detalhes e nuances nos relacionamentos interpessoais. Além disso, ele precisa conhecer bem o contexto em que seu coachee está inserido, assim como a cultura da empresa.

Benefícios do shadow coaching

 

Como pontos positivos dessa prática, temos:

– Rápida identificação de deficiências de desempenho do líder;

– Possibilidade de colocar em prática um plano de ação quase que imediatamente;

– Observação dos fatos tal qual eles são, sem mediação;

– Suporte do coach à liderança, uma posição geralmente solitária e, por isso mesmo, geradora de estresse;

– Humanização do líder que, auxiliado pelo coach, demonstra a sua equipe a importância do aprendizado constante e do feedback para o crescimento pessoal e profissional.

O shadow coaching é um processo que permite identificar, com precisão e rapidez, pontos de melhoria nas práticas da liderança. Dessa maneira, ajuda no desenvolvimento do líder e da equipe, trazendo bons resultados para todos.

FONTE: IA PERFORMA

Mais conteúdo em Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos - Conceitos e Práticas

Gostou do tema? Então aproveite e assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.