28 de maio de 2021

O que são soft skills?

por Douglas De Matteu

Para realizar qualquer tipo de atividade, é necessário apresentar habilidades específicas referentes à atividade em questão. As competências técnicas são, então, extremamente importantes no mundo corporativo, pois são elas que capacitam cada indivíduo a realizar a tarefa exigida pelo seu cargo. Há, entretanto, outros tipos de habilidades muito requisitadas hoje em dia: as soft skills. Conheça o que são as soft skills e saiba por que elas são tão importantes.

O que são soft skills?

 
Soft skills são habilidades comportamentais geralmente adquiridas com a experiência e as vivências de cada pessoa, mas que podem ser conquistadas por meio de treinamentos e práticas focados em desenvolvimento pessoal. Essas habilidades, modo geral, referem-se ao comportamento diante das circunstâncias e desafios e ao relacionamento interpessoal.

Quais são as principais soft skills?

 
Para saber quais as soft skills demandadas, é interessante identificar quais são as competências relacionadas à área de atuação e ao cargo ocupado. É possível, entretanto, listar aquelas que são relevantes na maioria das áreas, e que trazem benefícios individuais e coletivos, independentemente do cargo ou da área de atuação:

Boa comunicação

 
É a habilidade de se comunicar de maneira clara, assertiva e respeitosa, tanto na fala quanto na escrita. Engloba também o ato de escutar e compreender o que a outra pessoa está querendo dizer, o que é especialmente relevante para quem atua na área de vendas. Falar, escutar, compreender e argumentar são ações importantes em qualquer atividade.

Pensamento crítico

 
Competência que permite ao indivíduo analisar situações, entendê-las e encontrar a solução possível para desafios. Poder de síntese, para considerar apenas os aspectos relevantes para o momento e racionalidade fazem parte dessa soft skill. A proatividade é o resultado da ação de alguém cuja análise crítica foi feita e a decisão foi tomada – pessoas proativas são extremamente valorizadas no mercado de trabalho.

Empatia

 
Soft skill importante em qualquer ambiente de trabalho, possibilita ao indivíduo a compreensão do que a outra pessoa está comunicando e sentindo, colocando-se no lugar dela. Essa competência facilita o trabalho em equipe, melhorando as relações tanto entre pessoas do mesmo nível hierárquico quanto entre líderes e liderados. Ser empático também permite relacionar-se bem com o cliente pois, ao entender sua necessidade, o desenvolvimento do produto ou serviço é mais bem direcionado.

Gestão de tempo

 
Essa competência permite que o indivíduo elenque as prioridades de acordo com a importância de cada uma, fazendo uma escolha coerente de acordo com a circunstância. Um bom gestor de tempo exercerá seu pensamento crítico e saberá priorizar as ações de modo a tratar dos processos dentro dos prazos estabelecidos.

Inteligência emocional

 
Um colaborador que apresente essa soft skill terá ferramentas para agir em situações de pressão, de conflito e de mudanças organizacionais, de modo que não seja pessoalmente afetado por esses eventos. E mais: será capaz de se destacar pelo equilíbrio, resiliência e adaptabilidade.

Ética

 
O mercado valoriza profissionais que trazem consigo essa competência, que também pode ser considerado um valor. A ética no trabalho engloba um comportamento de valorização e respeito a princípios subjetivos, mas muito importantes como pontualidade, responsabilidade, respeito, honestidade em relação ao que se refere ao trabalho em si, ao ambiente e aos demais colaboradores.

Como desenvolver as soft skills?

 
Sabendo da importância dessas habilidades, é interessante conhecer meios de desenvolvê-las. Individualmente, o autoconhecimento é o início. Conhecer-se e saber quais são os pontos fortes e os que podem ser melhorados é o primeiro passo para identificar e desenvolver as soft skills. Em uma organização, reconhecer as competências dos colaboradores e estimulá-las é uma ação relevante. Manter uma cultura de feedback também é algo que colabora com o desenvolvimento das soft skills. Treinamentos focados em desenvolvimento pessoal podem levar o indivíduo ao autoconhecimento, além de identificar os potenciais por meio de ferramentas de análise comportamental, trazendo grandes benefícios.

Considerando o que foi visto, as soft skills são habilidades que podem ser inatas ou aprendidas, sendo essenciais para as atividades em qualquer área e, por isso, muito buscadas e valorizadas no mercado de trabalho. Elas possibilitam que o clima organizacional seja otimizado, que o relacionamento interpessoal seja aprimorado e que os processos internos e externos tenham melhores resultados.

FONTE: IA PERFORMA

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  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.