26 de abril de 2021

O que vem depois do Marketing Digital?

por Edmir Kuazaqui

Quando falávamos em marketing internacional, era comum compará-lo com o marketing normal, atribuindo diferenças e desafios. Hoje, tudo é marketing internacional, pois envolve a utilização de suas ferramentas em mercados globalizados. Podemos afirmar que no marketing digital ocorre a mesma situação.

Embora estamos, no país, um tanto que atrasados quanto a utilização das ferramentas, é perceptível notar que dificilmente uma empresa, negócio ou consumidor não tenha algum tipo de relacionamento com as ferramentas disponíveis. Estar fora do contexto é uma situação, o que pode significar a perda de competitividade, mas não negar as influências sobre a vida das pessoas.

Então, ao invés de jargões onde se apregoa a importância do marketing digital, devemos entender suas ferramentas e aplicações essenciais para qualquer negócio. Não estamos mais vendendo a ideia de que este tipo de marketing é a solução salvadora para todos os problemas decorrentes da falta de gestão da empresa e de seus negócios, bem como produtos e serviços que não atendam satisfatoriamente as necessidades e carências do mercado.

Estamos afirmando que para que uma empresa atenda suas metas e propósitos econômicos e sociais, os profissionais devem ser hábeis nas suas estratégias. Desta forma, o mundo já está num período onde as grandes movimentações já ocorreram, sendo considerado como um mundo pós-transformação digital. E aí que está centrado estes insights.

Deixar de lado o empirismo e achismos e partir uma para uma visão e norteamento racional e, ao mesmo tempo, dinâmico e disruptivo. A tecnologia presta muito para suprir essas necessidades corporativas pois, trabalha com dados, que são importantes fontes de referência de negócios. Por outro lado, esses dados permitem com que as empresas possam ousar, dentro dos limites possíveis, em ações inovadoras cada vez mais contundentes, capazes de mudar a cadeia de eventos preconizados no planejamento estratégico.

Não devemos nos preparar para os desafios do futuro, pois este já é o nosso presente. Hoje, cada vez mais, consumidores tem o poder de escolha e é de responsabilidade da empresa em ser a sua opção preferencial, tonando a jornada do consumidor numa experiência única e positiva, tendo como retorno uma marca de valor, cobiçada pelo mercado.

E um dos principais indicadores de qualidade, para qualquer empresa, é quando os consumidos retornam para adquirir mais produtos, serviços e soluções. Esse foi o objetivo dos autores ao escrever “Gestão de Marketing 4.0. Casos, Modelos e Ferramentas” da Editora Atlas, no sentido de provocar novas formas de ser, pensar e agir em negócios.

Mais conteúdo no livro Gestão de Marketing 4.0

LEIA TAMBÉM:

 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Edmir Kuazaqui
    Edmir Kuazaqui

    Doutor e mestre em Administração. Coordenador dos MBA’s em Administração Geral, Marketing internacional e Formação de Traders, Pedagogia Empresarial, Compras, Startups: Marketing e Negócios, Comunicação e Jornalismo Digital da Universidade Paulista (UNIP). Professor da ESPM. Coordenador do Grupo de Excelência em Relações Internacionais e Comércio Exterior do CRA/SP. Consultor Presidente da Academia de Talentos. Autor de livros. E-mail: ekuazaqui@uol.com.br / www.academiadetalentos.com.br