24 de março de 2020

Gestão da aprendizagem: alinhamento entre objetivos e resultados

por Hong Yuh Ching

Nessa etapa de alinhamento entre objetivos e resultados, os alunos vivenciam o objetivo de aprendizagem proposto alinhado com o currículo. Não se podem imaginar as atividades dissociadas dos objetivos de aprendizagem. Elas são estratégias de ensino que possibilitam a aprendizagem dos alunos. Elas estimulam o engajamento dos alunos e o desenvolvimento das suas competências.

Planejamento cuidadoso e a implementação das atividades/dinâmicas irão ajudar seus alunos a produzirem o que se espera. Para isso, alguns estágios devem ser obedecidos.

Estágio 1: Planejando a atividade

 
Decida nesse momento como isso pode:

• Desenvolver as competências requeridas no seu programa/curso.
• Alinhar-se com os objetivos de aprendizagem do programa ou do curso, bem como seu nível cognitivo esperado.
• Relacionar-se com a atividade anterior feita.
• Ser realizado, se em grupo, em dupla ou individualmente.
• Ser quebrado em atividades menores para evitar sobrecarregar os alunos.
• Ter valor para o aluno e para você. A atividade deve ser significativa a ponto de despertar motivação, interesse e engajamento. O professor pode fazer uma consulta prévia com os estudantes para ouvir deles quais dinâmicas eles acham mais interessantes e motivadoras.

Atente para o fato de que cada objetivo educacional demanda uma dinâmica diferente. Você também deve decidir nesse estágio:

• A duração da atividade/dinâmica e as datas de entregas parciais de trabalhos dos alunos.
• Os componentes de avaliação e seu peso.
• Tipo de rubrica, se nota, conceito, passa/repete.
• Tipo de feedback a ser dado, oral, escrito.
• Políticas a serem adotadas em caso de problemas como plágio, entrega fora do prazo etc.
• Os recursos a serem utilizados para a aplicação da atividade.

Um fator que pode restringir a aprendizagem do aluno é o grau de segurança que o professor tem no emprego de algumas atividades. Ele pode deixar de escolher uma atividade mais eficaz porque o grau de segurança na sua adoção é baixo ou ele tem medo de inovar. Pode se desenvolver para o emprego dessas estratégias ou dinâmicas por meio de cursos educacionais presenciais ou on-line (por exemplo, Coursera) ou vídeos de instituições de ensino. Outros fatores que podem influenciar a escolha da atividade são a disponibilidade, a formação ou a experiência do aluno.

Estágio 2: Implementando

 
Prepare uma descrição da atividade que considere as seguintes partes: situação com a relevância e informações antecedentes, a tarefa, estágios e as datas, critérios de avaliação. Coloque também referências e fontes de informação para ajudar o aluno a executar a atividade ou a dinâmica quando for necessário. Quando você for distribuir a  atividade, certifique-se de que os alunos entenderam o que deve ser realizado e o que é esperado deles.

A seguir, listamos alguns exemplos de atividades de aprendizagem. Lembre-se de que a escolha de uma atividade deve ser adequada à complexidade do objetivo a ser avaliado.

Estudo de caso: requerer do aluno análise e tomada de decisão.
Mapas conceituais: representação gráfica de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Um bom mapa deve ter quatro critérios: agrupamento, conceitos bem definidos nas caixas, hierarquia em que os conceitos mais amplos se situam nos níveis superiores e conceitos mais específicos nos níveis inferiores do mapa e, por fim, elementos de ligação que conectam os conceitos entre si.
Ações resolutivas: alunos interagem na construção do conhecimento por meio de debates, seminários e pesquisas.
Aproximação entre teoria e prática: estudos de exemplos reais; filmes ilustrativos ou notícias de jornais correlacionando a teoria com o ambiente empresarial em termos das estratégias, ferramentas de gestão e tecnologia utilizadas pelas organizações.
Trabalho interdisciplinar: visão integrada dos conhecimentos, habilidades e bases tecnológicas, científicas e instrumentais que levam o aluno a construir e desenvolver determinadas competências.

O quadro a seguir demonstra como diferentes estratégias e dinâmicas se alinham aos diversos níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom.

Estratégias e dinâmicas alinhadas à taxonomia

 
Gestão da aprendizagem: alinhamento entre objetivos e resultados

Uma vez estabelecidos os objetivos de aprendizagem e as respectivas atividades com os alunos, os docentes devem assegurar que esses objetivos estejam ocorrendo também em outros cursos/programas ou disciplinas.

Por exemplo, os objetivos que tratam de competências como resolução de problemas, trabalho em equipe, raciocínio crítico e analítico podem estar ocorrendo em uma variedade de outros cursos/programas, independentemente da área de conteúdo.

Assim, quanto mais essas competências estiverem sendo desenvolvidas, maior a probabilidade de sucesso do aluno. As atividades podem ser adotadas de forma diversa para cada área de conteúdo, porém sempre suportando o desenvolvimento das competências.

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  • Hong Yuh Ching
    Hong Yuh Ching

    Formado em Administração pela FGV/SP, especialização em finanças por CEAG/FGV, Mestrado em Contábeis pela PUC/SP e Doutorado em Engenharia pela Unicamp. Professor titular do Centro Universitário FEI, desde inicio de 2010 ocupa cargo de Coordenador do curso de ADM, campus SBC. Autor de diversos livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Suas linhas de pesquisa são em finanças, sustentabilidade e educação em gestão.