Você sabe o que é operar Vendido no Mercado à Vista de Ações?
por Juliano PinheiroComo alternativa às estratégias convencionais de investimento no Mercado à Vista de Ações, o mercado de bolsa permite iniciar as operações vendendo ações. Ou seja, eu posso vender uma ação que não possuo, desde que antes do final do pregão eu a compre ou alugue para entregá-la na custódia do adquirente.
O que é operar vendido?
O objetivo de operar vendido é obter ganhos antecipando o movimento de queda do preço de uma ação. A ideia é vendê-la “agora”, enquanto o preço não caiu, para comprá-la depois, mais barata.
Nas operações de Day Trade, nas quais a compra e a venda ocorrem no mesmo pregão, é indiferente para a Central Depositária da B3 se a primeira operação foi uma venda ou uma compra. Já nas operações de Swing Trade, operar vendido em prazo superior a um dia exige que o vendedor tome ações emprestadas junto ao Banco de Títulos – BTC da B3, antes de que seja exigida a entrega dos papéis na custódia do adquirente.
Muito importante lembrar que operar vendido não é uma operação que deve ser realizada por iniciantes no mercado de capitais, pois envolvem um grande risco e muito conhecimento do comportamento do mercado. São estratégias nas quais as perdas podem ser maiores que o montante investido.
LEIA TAMBÉM
- Estratégias para Investir em Ações no Mercado à Vista
- A evolução do Mercado de Investimentos e o empoderamento dos clientes
- Comportamento das ações: se a economia vai mal, por que a Bolsa subiu nos últimos dias?
- Retomada da Economia no Brasil: o Mercado de Capitais como uma solução
- Investimentos: alta do dólar e a importância da diversificação de moedas
- O Mercado Financeiro no Pós-COVID-19
- Como investir no exterior usando veículos legalmente registrados no Brasil?
Deixe uma resposta