9 de fevereiro de 2021

Como otimizar suas campanhas de marketing digital no Google ADS

por Sandra R. Turchi

A concorrência na internet obriga os empreendedores a investirem em campanhas mais assertivas e que gerem resultados nos negócios. Por isso, há inúmeras opções efetivas que ajudam atingir os objetivos. No marketing digital, uma das ferramentas mais usadas para a conversão de clientes é o Google Ads, que permite anunciar serviços e produtos no site de pesquisas do Google ou em outras plataformas, como aplicativos e sites parceiros. Nele é possível criar campanhas, acompanhar resultados, monitorar acessos, gerando mais visibilidade e, assim, alcançar mais clientes ao exibir os anúncios.

A ferramenta oferece muitas possibilidades, mas para atingir os melhores resultados e gerar o retorno esperado, é necessário otimizar as campanhas do Google Ads. Pela plataforma é possível acompanhar as campanhas, verificar o resultado do período e observar aquela estratégia que não está dando certo, excluir ou mudar, e intensificar o que está funcionando e o que pode ser explorado. Otimizar as campanhas do Google é simples e isso irá economizar tempo para focar no próprio negócio.

Para o usar o Google Ads e buscar os melhores resultados é preciso ter metas claras, com objetivos específicos. Primeiro, é conhecer seu público. Esse acaba sendo um erro da maioria das pessoas, após isso, focar na segmentação, informações demográficas e de idade. As palavras-chaves precisam de uma atenção especial, evite palavras amplas e pense como seu cliente busca sua marca ou produto na internet. Prefira frases com duas ou três palavras-chaves, palavras casadas, com nome do produto ou da marca.

Outra estratégia importante é fazer os testes após a publicação dos anúncios para descobrir qual a performance deles, como quantas pessoas estão vendo seu produto, quanto gerou de conversão, etc. A partir disso, mude o título, faça pequenas alterações, e rode por mais alguns dias para identificar se houve diferença. Também é possível fazer esses testes mudando a descrição do anúncio, priorizando para atingir seu público de forma mais agressiva. Depois disso, avalie todos os anúncios e veja qual se saiu melhor. Com certeza haverá diferença entre eles após as modificações.

Escolher o canal onde o anúncio será rodado também é fundamental, afinal, é preciso conversar com o público-alvo. O Google oferece a opção de você escolher onde distribuir o anúncio, mas muita gente acaba optando pelo canal errado, e aí, acaba jogando dinheiro fora. Um bom exemplo é: se você vende produtos para crianças, não adianta anunciar apenas em sites específicos para esse público, pense também nos pais, afinal, são eles que vão comprar seu produto. Nas configurações da campanha, preste atenção na frequência dos anúncios, horários que vão aparecer, dias da semana, etc. Quanto mais segmentado de acordo com seu produto/público melhor para otimizar o Google Ads.

É importante, também, você ficar de olho para onde o anúncio do Google leva o visitante na página do seu site. Evite jogá-lo para a home. A maioria delas não tem atalhos para conversão. Você precisa direcionar para páginas de alta conversão, com informações concisas, formulários de fácil acesso, que seja uma página específica e bem intuitiva.

A maioria das dicas para otimizar o Google Ads é baseada em erros cometidos por outros usuários que descobriram as duras penas a lidar com a ferramenta. É possível que você esteja cometendo alguns desses erros, caso o retorno não seja o esperado por você. Com o Google Ads, é preciso aprender a trabalhar a cada campanha, a cada novo anúncio. Dedique um tempo para fazer os testes de anúncios, explorar as configurações e pensar nas palavras-chaves que irão atrair o cliente até a sua página.

FONTE: SANDRA TURCHI

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  • Sandra R. Turchi
    Sandra R. Turchi

    É sócia-fundadora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamentos e Talentos (hunting, coaching e outsourcing) focada no universo digital. Administradora de empresas formada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School SP e Toronto University. Também cursou empreendedorismo na Babson College. Foi executiva de marketing por mais de 20 anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e de Serviços em empresas como Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV, Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços. Eleita um dos professores de marketing mais influentes nas mídias sociais no mundo pela revista SM Magazine. Leciona nos MBAs em Marketing Digital da FGV, FIA, Saint Paul, entre outras instituições. Coordenadora dos cursos de extensão em Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM-SP desde 2008. Articulista de diversos veículos, como revistas e portais, no Brasil e na Europa.