16 de outubro de 2018

Para entender as NR: uma proposta de classificação criada pelo Prof. Antonio Nunes

por Antonio Nunes Barbosa Filho

Se você quer entender as NR (Normas Regulamentadoras), antes é necessário compreender seu significado e origem. As Normas Regulamentadoras tratam-se do conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Mas, como surgiu essa classificação? Qual sua verdadeira origem? Como entendê-las e aplicá-las no dia a dia? Para entender as NR, veja a proposta de classificação criada pelo Prof. Antonio Nunes:

Para entender as NR

 
Como surgiu a classificação das NR? Os profissionais de engenharia, em geral, não compreendiam essas NR como um conjunto integrado – como uma unidade – mas como elementos isolados. No entanto, as normas regulamentadoras são o parecer básico para qualquer profissional de segurança do trabalho e devem ser classificadas da forma mais fácil de compreender possível.

As NR foram complementadas e alteradas conforme o passar do tempo e, atualmente, são trinta e seis normas no total. Mas, a grande pergunta é: como elas se relacionam entre si? Essa é a proposta do Prof. Antonio Nunes, que traz uma nova ideia de classificação para entender as NR de uma maneira prática e didática. Ele sugere três tipos de classificações:

1-  Quanto aos destinatários: a quem compete?
2 – Quanto à forma de satisfação: de execução, programáticas e mistas;
3 – Quanto à amplitude ou abrangência: individuais e integradoras.

A partir desses levantamentos, o Professor Antonio ainda traz exemplos práticos e explica o passo a passo  com exemplos fáceis de entender. Confira assistindo ao vídeo abaixo:

Quer conferir mais informações para entender as NR? Então assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,

Uma resposta para “Para entender as NR: uma proposta de classificação criada pelo Prof. Antonio Nunes”

  1. […] Para entender as NR: uma proposta de classificação criada pelo Prof. Antonio Nunes […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Antonio Nunes Barbosa Filho
    Antonio Nunes Barbosa Filho

    É engenheiro mecânico, mestre e doutor em Engenharia de Produção, além de bacharel em Direito. Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da qual é professor desde 1993. Tem cursos de aperfeiçoamento em Biossegurança pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Há mais de duas décadas se dedica às questões que versam sobre a temática “qualidade de vida no trabalho” em cursos de graduação e de pós-graduação na UFPE e em outras instituições. Autor dos livros Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, Segurança do Trabalho na Construção Civil, Segurança do Trabalho na Agroindústria e na Agropecuária, Insalubridade e Periculosidade: manual de iniciação pericial e Projeto e desenvolvimento de produtos, publicados pelo GEN/Atlas. Para contatos e sugestões ao autor: nunes@ufpe.br