2 de abril de 2018

Como escolher a plataforma ideal para seu e-commerce

por Sandra R. Turchi

e-commerce está em processo visível de expansão e exige cada dia mais recursos para garantir a competitividade das empresas, assim como a funcionalidade das plataformas de maneira adequada, criando o ambiente ideal para que os clientes façam suas compras sem interrupções ou problemas de conexão. Um dos recursos mais preciosos para garantir a funcionalidade do seu e-commerce é a plataforma na qual ele irá rodar, pois é por meio dela que as suas transações serão realizadas, além de toda a gestão da sua loja virtual. Mas como escolher a plataforma para e-commerce ideal? Veja a seguir:

Plataforma SaaS

 
Plataformas baseadas em “Software as a Service – Saas” são hospedadas na nuvem e disponibilizadas aos clientes de acordo com assinaturas mensais, o que pode ser muito proveitoso para quem não tem um orçamento grande para a implantação do seu e-commerce.

Essas plataformas podem ser expandidas de acordo com a sua necessidade, agregando recursos ou apenas espaço de armazenamento de informações. A manutenção é realizada pelo fornecedor, que tem sua solução baseada em diversos servidores espalhados pela rede, garantindo um maior tempo de disponibilidade da ferramenta.

Aquisição de plataforma de e-commerce

 
Você pode optar também por adquirir a licença de uso de uma plataforma de e-commerce, pagando pelo software completo. Esta solução é mais cara do que a primeira, pois você precisa desembolsar uma quantia de dinheiro bem maior para ter acesso à ferramenta.

A customização desse tipo de plataforma é bastante limitada e você precisa adequar seus processos aos recursos que ela oferece, o que nem sempre é benéfico para o seu negócio. As atualizações de sistema são feitas sempre pelo fornecedor, contudo têm uma periodicidade bem maior, pois dependem da reunião de vários insights e queixas de clientes para o desenvolvimento de uma nova ferramenta.

Como escolher a plataforma ideal para seu e-commerce

Foto: Istock/Getty Images

Plataforma própria

 
Se você quiser entrar no mundo do e-commerce com tudo, pode optar por desenvolver uma plataforma própria, exclusiva para a sua empresa. Isso permite que você traduza seus processos em ferramentas, otimizando o trabalho da sua equipe e criando uma solução adequada para a sua loja virtual.

O custo de desenvolvimento de uma plataforma própria supera e muito as duas soluções anteriores, já que há a contratação de equipes de TI especializadas para desenvolver o software de acordo com o que você deseja. Contudo, essa seria a opção mais adequada, já que você teria a solução ideal para o seu negócio, com as características que você precisa para ofertar um serviço de qualidade para seus clientes.

É importante ressaltar que você pode migrar de uma plataforma para outra de acordo com o crescimento do seu e-commerce, portanto invista na solução que se adequa às suas condições atuais. Se uma plataforma SaaS possui o melhor custo-benefício, invista nela. O futuro só depende de você, então trabalhe com as ferramentas possíveis hoje para ampliar sua atuação amanhã.

E então, o que achou das opções de plataformas? Qual delas se encaixa melhor ao seu momento atual? Você já experimentou alguma delas? Compartilhe sua experiência com a gente através do espaço de comentários! E, se precisar de apoio, conte com a área de consultoria da Digitalents!

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  • Sandra R. Turchi
    Sandra R. Turchi

    É sócia-fundadora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamentos e Talentos (hunting, coaching e outsourcing) focada no universo digital. Administradora de empresas formada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School SP e Toronto University. Também cursou empreendedorismo na Babson College. Foi executiva de marketing por mais de 20 anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e de Serviços em empresas como Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV, Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços. Eleita um dos professores de marketing mais influentes nas mídias sociais no mundo pela revista SM Magazine. Leciona nos MBAs em Marketing Digital da FGV, FIA, Saint Paul, entre outras instituições. Coordenadora dos cursos de extensão em Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM-SP desde 2008. Articulista de diversos veículos, como revistas e portais, no Brasil e na Europa.