4 de junho de 2020

Posicione sua marca e estabeleça conexões com seus clientes durante a crise

por Sandra R. Turchi

As relações de consumo estão passando por uma transformação gigantesca desde o início da pandemia e, isso, claro, está afetando a maneira como os consumidores lidam com as empresas. Os serviços de entrega passaram a ter uma importância jamais vista, por isso, empresas que estavam bem acostumadas a lidar com os pedidos online estão aproveitando melhor o momento, enquanto que outros segmentos estão sentindo um impacto negativo nos negócios. O momento com as incertezas relacionadas ao mundo ‘pós’ pandemia pode ser trabalhado desde já, para evitar frustrações lá na frente.

Um dos questionamentos mais pertinentes é como posicionar a própria marca em meio a uma crise como a que o mundo está enfrentando, sem precedentes na era digital. Primeiro, é preciso ficar bem claro que o momento é de responsabilidade social e que os clientes estão mais vulneráveis e sensíveis a tudo que está ocorrendo. Por isso, ter um investimento estratégico pode fazer a diferença para as empresas, pois, a maneira como as marcas lidam com a situação pode influenciar a opinião dos clientes sobre elas. As campanhas precisam ter uma comunicação com base nisso, diferentemente, do que ocorria antes com foco em promoção, datas e produtos.

Aproveite o momento para refletir sobre os propósitos da sua empresa e para qual caminho deseja seguir. Um dos pontos fundamentais é entender o que o seu público alvo espera da marca, assim, é possível seguir por um caminho seguro para o desenvolvimento de novas ações. Pense em iniciativas que poderão criar conexões com seus clientes e que eles sintam-se impactados por isso. A ideia é desenvolver uma nova identidade para atravessar o momento, sem esquecer dos valores tradicionais que a empresa sempre projetou, assim, lá na frente, será possível colher os frutos das ações desenvolvidas nesse período. Com um discurso alinhado à prática, será possível entregar a mensagem aos clientes.

Um caminho que tem gerado muitos resultados positivos desde o início da pandemia é fortalecer o vínculo com seu público e não precisa ser necessariamente oferecendo um produto ou serviço, apenas uma mensagem de que esse momento ‘vai passar’, ‘fique em casa’, ‘se precisar, estamos aqui’ e aí por diante. Faça com que as pessoas percebam sua preocupação com o bem estar coletivo, que consigam enxergam seu propósito de cuidado e atenção nesse momento. Pensando nesse relacionamento, ofereça informações necessárias, crise possibilidades, oriente os consumidores a agir corretamente e seja otimista.

Por mais nebuloso que o momento possa parecer diante da sua realidade, não desanime e tenha a certeza de que esse período vai passar. Adotar essas medidas pode ser mais um ‘empecilho’ diante de tantos problemas a serem resolvidos, como contas a pagar, funcionários, conversar com fornecedores, etc. Porém, é uma estratégia fundamental para lhe ajudar a sair da crise mais rapidamente e criar laços significativos com seus clientes.

Por isso, não negligencie as ações da sua empresa em relação à comunidade local e seu público-alvo. Um planejamento de marketing virtual, por meio de uma assessoria especializada, pode ser fundamental para jogar luz nesse túnel que todos nós estamos atravessando. Uma coisa é certa: os hábitos mudaram durante a pandemia, o consumo está passando por uma modificação radical, mas siga em frente. Sempre existem caminhos que podem levar até o seu público, busque por eles.

FONTE: SANDRA TURCHI

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  • Sandra R. Turchi
    Sandra R. Turchi

    É sócia-fundadora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamentos e Talentos (hunting, coaching e outsourcing) focada no universo digital. Administradora de empresas formada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School SP e Toronto University. Também cursou empreendedorismo na Babson College. Foi executiva de marketing por mais de 20 anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e de Serviços em empresas como Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV, Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços. Eleita um dos professores de marketing mais influentes nas mídias sociais no mundo pela revista SM Magazine. Leciona nos MBAs em Marketing Digital da FGV, FIA, Saint Paul, entre outras instituições. Coordenadora dos cursos de extensão em Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM-SP desde 2008. Articulista de diversos veículos, como revistas e portais, no Brasil e na Europa.