18 de outubro de 2018

Prêmio Ser Humano 2018: conheça a premiação e os indicados da ABRH-RJ

por Patricia Itala Ferreira

O Prêmio Ser Humano, instituído pela ABRH-Brasil em 1993, é conhecido como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e identificação de novos talentos. O nome da premiação é em homenagem a Oswaldo Checchia, um dos fundadores da ABRH-Brasil e grande articulador para o reconhecimento da área de Recursos Humanos como estratégica nas organizações. O Prêmio Ser Humano 2018 está com as votações abertas até 25/10/2018: vamos participar?

Prêmio Ser Humano 2018

 
Aqueles que me conhecem sabem que tenho vários interesses de pesquisa, a maior parte deles associados à minha atuação fora do ambiente acadêmico. Comportamento humano, empreendedorismo, comunicação, liderança, clima organizacional e qualidade de vida no trabalho, gestão por competência, atração e seleção de talentos, gerações e mercado de trabalho são apenas alguns deles, que abordo em minhas publicações e no curso on-line que desenvolvi.

Orientei dois trabalhos acadêmicos no último ano que estão concorrendo ao prêmio ser humano 2018 da ABRH-RJ. Além da banca avaliadora, o voto popular também influenciará quais os três artigos que irão para a final da premiação. Caso tenham interesse em conhecer os trabalhos, eles são:

Trabalho Acadêmico “Expectativas da geração Y com a liderança”

 
A forma de trabalhar das empresas está se transformando rapidamente. Pode-se afirmar que a Geração Y é uma das grandes responsáveis por essa  mudança. Rompendo paradigmas das gerações anteriores, estes jovens estão reinventando o modelo tradicional das organizações. Consequentemente, gerir os membros desta geração pode ser um grande desafio. Dessa forma, o estudo buscou compreender as expectativas destes jovens a respeito de seus líderes.

Autora: Laura Pulcherio Guimarães – Bacharel em Administração de empresas
Professor Orientador: Patricia Itala Ferreira

Trabalho Acadêmico “Geração Y: As práticas de Gestão de Pessoas mais valorizadas no mercado de trabalho”

 
A geração Y impacta de forma distinta das outras gerações o ambiente organizacional. Sendo assim, é importante que as empresas busquem entender mais sobre tal geração e repensem as práticas de Gestão de Pessoas. O estudo tem como objetivo identificar quais são as práticas de Gestão de Pessoas mais valorizadas pelos jovens profissionais da Geração Y. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com jovens formados em cursos distintos de instituições públicas e privadas, moradores do estado do Rio de Janeiro e que possuem pelo menos um ano de experiência no mercado de trabalho em regime CLT.

Autora: Tatiana Maria Streck Del Grande – Bacharel em Administração de empresas
Professor Orientador: Patricia Itala Ferreira

– Os trabalhos estão na categoria 4 – trabalhos acadêmicos –  e podem ser lidos neste link.

– Caso gostem de um deles ou de ambos, adoraria poder contar com seu voto neste link.

Alguns dos conteúdos dos artigos são encontrados em meus livros Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho; Atração e Seleção de Talentos; Comunicação Empresarial e Gestão por Competências.

Gostou do assunto? Então não esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , ,
  • Patricia Itala Ferreira
    Patricia Itala Ferreira

    Concluiu em 1993 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, posteriormente, em 1997, tornou-se Mestre em Administração de Empresas pela mesma universidade. Há mais de 20 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016), em parceria com Gustavo Malheiros e do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da ABRH 2014 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.