21 de julho de 2020

Como foi o primeiro semestre de 2020 na visão de um professor do ensino superior

por Patricia Itala Ferreira

Como muitos de vocês sabem, eu possuo carreiras paralelas, já há algum tempo…. sou professora de cursos de administração e empreendedorismo, conteudista, autora de livros, autora de videoaulas, consultora e tutora em educação a distância. Nesse primeiro semestre de 2020, como todos os demais professores e profissionais, tive o grande desafio de ter que me adaptar à realidade de trabalhar a distância, mas, aqui, vou abordar as aulas a distância.

Nesse período de pandemia, houve a necessidade de me aprofundar no moodle (plataforma de EAD utilizada pela universidade em que eu leciono) e aprender – utilizando – uma ferramenta de videoconferência, que, no meus caso, foi o zoom. Além disso, foi importante também buscar outras formas que pudessem auxiliar no ensino remoto, como, por exemplo, plataforma de jogos digitais e ferramentas de colaboração on-line. Lógico que tudo isso com o imenso apoio de todas as áreas de PUC-Rio.

É recorrente o discurso que diz que a educação não mudou e não muda há várias décadas, contudo, verificar a resistência, a resiliência e a coragem dos professores, nesse momento, só me deixa orgulhosa e feliz por fazer parte dessa categoria de profissionais que teve que se reinventar nesse momento com o objetivo de continuar fornecendo educação de qualidade e acessível a todos os seus alunos. A atuação do professor é uma das mais antigas e importantes e anseio pelo momento em que ela será, realmente, reconhecida pela sua importância e impacto na sociedade.

A ansiedade e o estresse foram imensos ao longo desses meses de 2020 por conta da necessidade de isolamento social e de adaptação de todo o material para o ensino on-line. Contudo, findo o semestre letivo, consigo respirar e sorrir. Fica o orgulho pelo trabalho realizado. Inúmeras mensagens carinhosas dos alunos reconhecendo pelo esforço, agradecendo pelo semestre e pela aprendizagem.

Destaco aqui alguns trechos da “Carta aberta a meus professores” escrita no Linkedin por um aluno do 4º semestre da PUC-Rio.

“Nesta semana encerrou-se mais um período letivo de minha faculdade e venho através desta carta aberta agradecer a PUC-Rio e o departamento de administração por todo esforço que colocaram para que este não fosse um período perdido.

Lembro-me do dia em que fui informado das paralisações das aulas presenciais. Como todos, fiquei preocupado, e a única certeza dali para frente era a incerteza do que viria para frente. Creio que como aluno, minha preocupação era bem menor do que a da PUC e de seus professores, pois estes mostraram direta prontidão e pró-atividade em ter certeza de que não fossemos prejudicados. Entendo isso pois em apenas uma semana após o fechamento da universidade, já estávamos tendo aulas integralmente on-line.

(….) quero ressaltar aqui a resiliência e – se me permite Taleb – a antifragilidade de meus professores nas aplicações de suas aulas. Conforme o período foi avançando, além de encontrarem maneiras de nos adaptar a educação a distância deram atenção também a buscar maneiras de nos beneficiar dela como por exemplo aulas com o uso intensivo de ferramentas digitais e até mesmo trazer para as aulas convidados que não residem no Rio de Janeiro (como profissionais de mercado de outros estados ou professores que residem em outros países).

Nós, como profissionais do futuro, precisamos estar cada vez mais preparados para lidar com um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo, e isso nunca foi tão evidente quanto nesse período. Ao contrário do meme que publiquei, creio que este foi o período no qual eu mais aprendi, e tenho certeza que boa parte desse mérito é de pertencimento aos meus professores.

(….)Finalizo então esta carta aberta agradecendo imensamente a PUC-Rio, ao IAG – Escola de negócios da PUC-Rio e especialmente aos meus professores, que tanto se esforçaram nesse período.”

A carta, em sua íntegra, pode ser acessada aqui.

Termino meu post agradecendo à minha universidade, a PUC-Rio, a Escola de Negócios da PUC-Rio, o IAG, e a todos os meus colegas professores pela parceria nesse primeiro semestre de 2020 e a todos os nossos alunos. Orgulho de todos vocês! Parabéns! Podemos dizer, com certeza, que ajudamos a construir uma parte da história da educação superior do Brasil. E que venham os próximos semestres!

Mais conteúdo no livro Comunicação Empresarial

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Patricia Itala Ferreira
    Patricia Itala Ferreira

    Concluiu em 1993 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, posteriormente, em 1997, tornou-se Mestre em Administração de Empresas pela mesma universidade. Há mais de 20 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016), em parceria com Gustavo Malheiros e do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da ABRH 2014 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.