8 de fevereiro de 2019

Conheça as principais exigências dos clientes brasileiros

por Roberto Madruga

Na primeira parte do meu texto, publicado anteriormente aqui no blog do GEN | Atlas, comentei sobre como satisfazer as exigências dos clientes. Agora, na segunda parte, veja quais são as principais exigências dos clientes brasileiros:

Você saberia dizer quais são as principais exigências dos clientes brasileiros?

 
Há algum tempo publiquei uma pesquisa na qual descobri que embora as exigências dos consumidores pareçam sofisticadas e inúmeras ao longo do tempo, na maior parte das vezes elas se resumem em 7: acesso facilitado, facilidade de uso, garantia de frequência de abastecimento, direito a suporte, comunicação a qualquer hora e em qualquer lugar, prontidão da empresa e importância. Neste artigo vou abordar garantia de frequência, direito a suporte e comunicação a qualquer hora e lugar.

Garantia da frequência e abastecimento

 
Uma vez que os produtos ou serviços são adquiridos, eles precisam ser garantidos pelas organizações. Logo, uma empresa que prima e respeita essa necessidade do consumidor, irá procurar formas de satisfazer a sua exigência de frequência, como, por exemplo, utilizar o seu banco de dados para calcular quando seria o próximo abastecimento de um produto. Jamais deixar de abastecer os consumidores, receber pedidos fora do tempo e ajudá-los com as dúvidas são obrigações de qualquer empresa que queira sobreviver nesse mercado competitivo.

O direito a suporte

 
As pessoas buscam não só utilizar os produtos e serviços de maneira regular, como almejam também um determinado suporte para o caso de algum problema ocorrer. Por exemplo, uma empresa de cartão de crédito precisa desenvolver uma central de atendimento ágil para auxiliar os seus clientes em caso de extravio de cartão em vez de colocar empecilhos para que essa reclamação chegue com toda rapidez. O direito ao auxílio é uma exigência do cliente muitas vezes negligenciada pelas organizações que possuem a crença de que seus consumidores são autossuficientes. Você já conheceu alguma empresa que esconde na árvore de URA a opção de atendimento humano?
 

Promoção Volta às Aulas

Comunicação a qualquer hora e em qualquer lugar

 
As empresas que estão efetivamente desenvolvendo estratégias para atender esses requisitos estão ganhando muito dinheiro. Os consumidores que adquiriram serviços com essa característica estão muito felizes. No entanto, algumas empresas, que são especializadas em produtos e não em clientes, insistem em dizer que inventaram uma nova necessidade. Na verdade, as empresas não criam necessidades, pois fazem parte da natureza dos consumidores. Elas podem até estar adormecidas ou latentes, mas estão dentro de suas mentes aguardando o melhor momento para se manifestar. Assim, smartphone é apenas um produto que vai se encaixar numa das necessidades mais antigas do mundo: economizar tempo.

Desejo que o artigo seja útil para o seu sucesso pessoal e profissional. Nunca se esqueça de que nada se constrói sem conhecimento sólido guiado pelo domínio de métodos estruturados.

Boa sorte!

Fonte: https://www.conquist.com.br

comprar livro gestão do relacionamento

 

Gostou de saber mais sobre exigência dos clientes brasileiros? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter e receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , ,
  • Roberto Madruga
    Roberto Madruga

    Referência nacional como Consultor, Coach, Palestrante e Escritor premiado, reconhecido por sua multidisciplinaridade, experiência prática e criação de métodos estruturados com foco em resultados. Mestre em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Educação, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach Executivo e Coach de Carreira certificado pela ICI – International Association of Coaching Institute. Professor dos MBAs da FGV, PUC, UFRJ e IBMEC. Diretor de Consultoria e Educacional da ConQuist com projetos desenvolvidos para mais de 200 empresas no Brasil e exterior. Conheça melhor o autor: www.conquist.com.br/roberto-madruga