27 de janeiro de 2020

Entenda os Princípios da Gestão de Projetos com o Prof. Luís César de Moura Menezes

por GEN.N&G

O professor Luís César de Moura Menezes é o autor do livro Gestão de Projetos, que mostra, de maneira didática, por onde começar na gestão de projetos. Com técnicas, dicas, exemplos e exercícios, este livro aborda os temas primordiais da área. Voltado para gestores, o livro também mostra o caminho seguro para a prática da gestão de projetos. Prática e abrangente, a obra é complementada por uma série de vídeos. Neste post, mostraremos alguns vídeos que demonstram quais são os princípios da gestão de projetos. Acompanhe!

Entenda os Princípios da Gestão de Projetos com o Prof. Luís César de Moura Menezes

 
Qual é a importância de montar um time? Segundo o professor Luís César de Moura Menezes, identificar os envolvidos, saber quais são as áreas e pessoas que trabalham em determinado projeto nem sempre é uma tarefa trivial. Ao trabalhar em projetos com equipes extensas, é importante considerar o trabalho com uma equipe núcleo, (core team). É esse time quem fará o acompanhamento e o planejamento do projeto. Confira o vídeo sobre o tema:

Estrutura do Time do Projeto – com Luís César de Moura Menezes

 

E as hierarquias de objetivos dentro de uma organização? Como funcionam? O seu projeto está ligado diretamente a qual objetivo? É comum identificar visões de longo, médio e curto prazo, assim como metas distintas, mas saber identificar onde o seu projeto se encaixa é essencial. Saiba mais:

Hierarquia de Objetivos – com Luís César de Moura Menezes

 

Entender qual é o escopo de um projeto é um enorme desafio, tanto para gerentes de projeto, quanto para outros executivos. Existem várias maneiras de desdobrar esse escopo: alguns fazem brainstorming, outros utilizam a ajuda de especialistas e até mesmo linguagens de programação. No entanto, o professor Luís César reforça o uso da Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Como isso funciona? Veja:

Montagem da EAP – com Luís César de Moura Menezes

 

Por fim, após descobrir qual é a visão do escopo do projeto, é importante avançar um pouco mais. Agora, é necessário compreender como ele será executado. Para isso, há um instrumento chamado rede, recurso importante e bastante necessário. A rede faz toda a lógica do processo, visualiza sequências, nos mostra paralelismos e a visão sobre recursos que devem ser utilizados. Entenda:

Construção da Rede de Atividades – Luís César de Moura Menezes

 

Gostou do conteúdo sobre Princípios da Gestão de Projetos? Então fique ligado! Acompanhe o nosso blog e, em breve, confira mais vídeos de dicas para Gestão de Projetos!

Mais conteúdo no livro Gestão de Projetos

Quer saber mais informações sobre o livro e outros conteúdos? Aproveite e assine nossa Newsletter!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.