13 de abril de 2020

Como se preparar para o processo de seleção, desenvolvimento e sucesso profissional?

por Edmir Kuazaqui

É válido discutir alguns pontos essenciais para garantir a seleção e o desenvolvimento profissional. Em termos gerais, recomendo, como professor universitário, consultor e empresário, que:

• Procure uma IES que lhe proporcione uma boa formação dentro de seus recursos disponíveis. Nem sempre é possível ingressar na faculdade de seus sonhos, mas não investir ou atrasar com certeza não é a melhor decisão.

• Como aluno, se empenhe, aproveite todas as oportunidades que a IES oferece, como empresa júnior, eventos, palestras e similares. Não se forme somente com o diploma do curso!

• Não seja somente mais um em sala de aula: procure se destacar, perguntando, pesquisando, fazendo.

• Prepare um bom currículo, cujos conteúdos irão depender da sua idade, vivência e maturidade pessoal e profissional. Utilize técnicas de storytelling e conte uma boa história, ou seja, tenha um bom roteiro escrito em mãos.

•Crie um portfólio. O CV é um documento-chave, cujos conteúdos podem ser comprovados documentalmente. Não é de hábito de todos essa formalidade, mas guarde os documentos comprobatórios de forma a constituírem o seu portfólio ideal.

• Esse portfólio deve ser planejado de acordo com os seus objetivos pessoais e profissionais. Se entender que um ponto fraco é não ter um idioma fluente, como o inglês, por exemplo (lembra da análise SWOT?), se empenhe para atender a essa necessidade.

FIQUE ATENTO!

 
Seja digital: pense e aja de forma digital. Antigamente, ter outro idioma era importante para a diferenciação competitiva; nos dias de hoje, a fluência digital é condição preponderante para se ter sucesso como colaborador interno, para a empresa ou mesmo para ser um professor!!

• Caso seja chamado para a entrevista, pesquise com antecedência a empresa, suas particularidades e que tipo de perfil têm seus colaboradores internos. Mostre as competências recomendadas neste capítulo, bem como outras que julgar necessárias para causar uma boa impressão.

• Em caso de admissão, parabéns!!! Mas o processo profissional apenas começou. Procure identificar o perfil dos grupos internos e vá estabelecendo relacionamentos que resultem em vínculos de longo prazo.

• Seja um parceiro de negócios da sua empresa e não simplesmente um funcionário (tal qual não seja somente mais um aluno na faculdade). O ciclo se repete e a fórmula de sucesso está em como você utiliza a inteligência emocional e inter-relacional no ambiente em que está inserido.

• Seja você mesmo, com identidade e personalidade. Boa sorte!!!

Lembrando que as gerações comportamentais (Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z) são importantes referências sob o ponto de vista de colaboradores internos (empresa), bem como de consumidores (mercado).

Entretanto, ao se procurar o melhor profissional, considera este autor que a prioridade da empresa deve ser buscar aquele que trará melhor contribuição aos negócios da empresa, e não necessariamente selecionar a partir da faixa etária, partindo do pressuposto de que pessoas de determinada idade já possuem as habilidades e as competências necessárias para o sucesso de negócios.

Nos dias de hoje, a Geração Z, nascida a partir de 1995, reflete uma imagem ampliada da geração anterior, a Y (nascidos entre 1981 e 1994), considerando o plano de carreira, o espaço físico, a flexibilidade de horários e a ausência de necessidade de hierarquias definidas e causas, além do alinhamento digital, que resultou em grande parte na inserção e no desenvolvimento do mundo digital.

Mais conteúdo no livro Gestão de Marketing 4.0

newsletter

LEIA TAMBÉM:

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Edmir Kuazaqui
    Edmir Kuazaqui

    Doutor e mestre em Administração. Coordenador dos MBA’s em Administração Geral, Marketing internacional e Formação de Traders, Pedagogia Empresarial, Compras, Startups: Marketing e Negócios, Comunicação e Jornalismo Digital da Universidade Paulista (UNIP). Professor da ESPM. Coordenador do Grupo de Excelência em Relações Internacionais e Comércio Exterior do CRA/SP. Consultor Presidente da Academia de Talentos. Autor de livros. E-mail: ekuazaqui@uol.com.br / www.academiadetalentos.com.br