31 de maio de 2019

Procura pelo curso de Contabilidade aumenta! Saiba mais

por Ricardo Pereira Rios

De acordo com as estatísticas do Censo da Educação Superior de 2017, realizado pelo Ministério da Educação, o número de matrículas no curso de Contabilidade – graduação em ciências contábeis –  aumentou 53,97% de 2009 a 2017, estando entre os cinco cursos de graduação mais procurados no Brasil.

Curso de Contabilidade segue em ascensão

 
Além da satisfação pessoal, um dos maiores atrativos para o ingresso ao curso é a ascensão do mercado contábil e a diversidade do campo de atuação desses profissionais. O contabilista é essencial em qualquer negócio, tanto nas microempresas quanto nas empresas de grande porte, podendo atuar em diversas áreas, como fiscal, gerencial, financeira, previdenciária, auditoria. Isso faz com que, mesmo em tempo de crise, haja uma alta demanda por esses profissionais.

Em entrevista para o GEN | Atlas, o renomado professor de contabilidade, Sérgio de Iudícibus, expôs sua visão sobre as oportunidades do mercado contábil. Segundo Iudícibus, não há desemprego na área de contabilidade, sendo o analista contábil um dos profissionais mais procurados no mercado.

Nesse cenário de alta demanda da profissão contábil, surge ainda a exigência por profissionais cada vez mais qualificados. Os estudantes e contabilistas são constantemente incentivados a sempre buscar ampliar seu conhecimento, tanto durante quanto após seu período acadêmico, sendo inclusive a educação continuada uma das exigências adotadas pelo Conselho Federal de Contabilidade para o pleno exercício da profissão.

Sabendo que as ciências contábeis abrangem diversas áreas de conhecimento, com o objetivo de ajudar os estudantes e profissionais da contabilidade a serem mais produtivos em seus estudos, o site Contabilização Fácil elaborou um artigo com dicas para facilitar o aprendizado em contabilidade:

Defina seus objetivos

 
O que você deseja alcançar por meio dos estudos? Estabeleça um objetivo para seus estudos, um desejo/sonho que sirva como motivação.

Crie metas

 
Estabeleça prazos e atividades/ações necessárias para a realização de seu objetivo. E lembre-se de estipular recompensas para cada meta atingida, assim você terá um incentivo para cumpri-las.

Defina seus horários

 
Para cumprir as metas traçadas e alcançar seus objetivos, uma ferramenta imprescindível é o cronograma de estudos. Nele será estabelecido sua rotina de horários, tanto de estudos quanto as de lazer e trabalho. Se você quer melhorar a eficiência dos estudos, deve ter em mente que é a organização e a disciplina são fundamentais para a produtividade. Portanto, busque cumprir seus horários.

Crie uma fonte de informações confiável

 
As atividades praticadas pelos contabilistas são de grande responsabilidade, os profissionais devem agir sempre com prudência! E para isso, uma das orientações mais recomendadas aos profissionais é ter a base legal que justifique seus atos. Para aprofundar-se em uma matéria busque o maior número de fontes de informações confiáveis possível, como: livros, sites oficiais, normas e legislações.

Resolva exercícios

 
A melhor maneira de fixar um conteúdo é praticando. Resolver questões, fazer esquemas de estudo, responder testes e elaborar operações contábeis são alguns tipos de exercícios que podem auxiliar no seu aprendizado.

Conheça as referências

 
Você já ouviu falar de Sérgio Iudícibus? E Eliseu Martins? Busque conhecer os profissionais que são referência na área e os materiais publicados por eles.

Inspire-se

 
A motivação é o que nos move em direção ao sucesso e nos faz superar adversidades. Inspire-se através da história de alunos, professores e profissionais de sucesso; estabeleça recompensas para cada meta alcançada durante seus estudos; busque o apoio dos amigos e familiares; mova-se!

Fonte: http://noticias.dino.com.br/newsdino/

Gostou do conteúdo sobre o curso de Contabilidade? Então aproveite e assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ricardo Pereira Rios
    Ricardo Pereira Rios

    Doutorando em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Nove de Julho, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Contador/Empresário contábil; Professor Universitário, há 13 anos; Diretor Acadêmico do Centro Universitário de São Roque – UNISÃOROQUE, Coordenador Curso de Ciências Contábeis; Atua na área Contábil Tributária há 25 anos; Co-autor do livro: "Normas e Práticas Contábeis: Uma introdução", obra premiada na categoria Livro de Contabilidade no "Troféu Cultura Econômica 2012" – Rio Grande do Sul; Autor do livro "Contabilidade Avançada", pela editora Atlas/Gen em parceria com o Professor Doutor José Carlos Marion. Autor do livro “Contabilidade para Executivos”, pela editora Atlas/Gen em parceria com os professores Adalberto Cardoso e José Carlos Marion. Palestrante há 13 anos, com temas voltados à área da Contabilidade; Atuou em diversas entidades da contabilidade em nível local e estadual, atualmente é Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo;