20 de março de 2019

Programação Neolinguística – PNL aplicada ao atendimento a clientes

por Roberto Madruga

A Programação Neolinguística – PNL – surgiu pela fusão de estudos de psicologia, antropologia, comunicação e muito outras correntes. Exatamente por este caráter multidisciplinar, a PNL pode e deve ser utilizada para a excelência no atendimento a clientes, vendas e negociação. Aliás, estas três competências estão intimamente ligadas e não se aplicam somente nas empresas mas também na vida de todas as pessoas que querem viver em sociedade e obter e êxito com isso.

Neste artigo vou apresentar cinco rápidas e fáceis aplicações da Programação Neolinguística para criar um alto grau de relacionamento com clientes e promover mais negócios:

5 rápidas e fáceis aplicações da Programação Neolinguística

 

Criação de sintonia

 
Para atender de verdade outra pessoa devemos verdadeiramente acolhê-la quando se dirige a nós, seja durante um atendimento pessoal ou por telefone. Acolha com a sua voz ou com o olhar. A primeira impressão não sempre é a que fica, mas com certeza é aquela que remove barreiras.

Criação de empatia

 
Quando alguém quer comprar algo com você, reclamar ou negociar, no fundo está pedindo que você considere os desejos e necessidades desta pessoa, parando de agir de maneira egoísta sem considerá-la. O melhor exercício possível é você se imaginar “na pele” desta pessoa e respeitar as posições dela ao invés de desprezar suas convicções e sentimentos.

Criação de impacto

 
Dependendo das palavras que saírem da sua boca, mesmo que você não tenha consciência delas, poderá causar uma boa impressão ou um desastre. Escolha palavras positivas para falar com o cliente. Por exemplo, ao invés de falar a palavra “problema” pronuncie a palavra “solução”.

Criação de cenários

 
Muitos clientes ficam irritados com vendedores que não compreendem como o consumidor gostaria de usar o produto ou serviço que está adquirindo. Uma dica importante conduzir a mente da pessoa para pensar no futuro. Pergunte ao cliente: como você vai se sentir quando chegar naquela festa com este sapato bacana?

Criação de compromisso

 
Por fim, nunca se esqueça de repetir o acordo fechado pelo menos duas vezes de forma que a outra pessoa lembre-se daquilo que foi tratado com você. Envie um e-mail também ou SMS para formalizar as coisas. Lembre-se do ditado popular: o combinado não sai caro.

 

Desejo que o artigo seja útil para o seu sucesso pessoal e profissional. Nunca se esqueça de que nada se constrói sem conhecimento sólido guiado pelo domínio de métodos estruturados.

Fonte: https://www.conquist.com.br

comprar livro gestão do relacionamento

 

Gostou de saber mais sobre programação neolinguística? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter e receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , ,
  • Roberto Madruga
    Roberto Madruga

    Referência nacional como Consultor, Coach, Palestrante e Escritor premiado, reconhecido por sua multidisciplinaridade, experiência prática e criação de métodos estruturados com foco em resultados. Mestre em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Educação, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach Executivo e Coach de Carreira certificado pela ICI – International Association of Coaching Institute. Professor dos MBAs da FGV, PUC, UFRJ e IBMEC. Diretor de Consultoria e Educacional da ConQuist com projetos desenvolvidos para mais de 200 empresas no Brasil e exterior. Conheça melhor o autor: www.conquist.com.br/roberto-madruga