17 de abril de 2019

Qual profissão escolher? Confira dicas para não errar!

por GEN.N&G

Qual profissão escolher? Como tomar a decisão correta? Que passos devo tomar para não errar na escolha? Essas são dúvidas muito comuns para quem está em dúvida de qual carreira seguir. Afinal, nada mais natural do que passar por momentos de angústias e incertezas nesse momento tão decisivo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha e como você pode tornar essa decisão mais simples:

Qual profissão escolher? Veja dicas:

 

1 – Aposte em seus interesses

 
A escolha será muito mais simples se você se basear naquilo que você gosta. Quais matérias na escola você se identifica ou tem facilidade? O que você imagina ser um trabalho prazeroso? Quais são os seus hobbies? Será que eles podem te ajudar nessa escolha? O autoconhecimento é a primeira parte para escolher uma profissão. Aposte nas suas próprias habilidades!

2 – Conheça as profissões existentes no mercado

 
Muitas vezes você pode achar que não existe uma profissão baseada em seus interesses, mas a cada dia surgem novos mercados e carreiras diferentes. Uma boa opção é procurar guias de profissões na internet ou em livros para conhecer tudo sobre os profissionais de múltiplas áreas do conhecimento. Conhecendo as opções, fica muito mais fácil filtrar suas escolhas.

3 – Faça um teste vocacional

 
Se você ainda não tem certeza, procure fazer um teste vocacional. Respondendo a algumas perguntas, você pode descobrir quais profissões se relacionam com seus interesses e, assim, te ajudar nessa tarefa complicada. Em poucos minutos é possível obter o resultado!

4 – Procure ajuda

 
Sempre existe a opção de procurar ajuda. Converse com seus familiares, professores e amigos. Você também pode ir atrás de algum profissional da área que você escolheu e fazer algumas perguntas! Outra boa opção é procurar um psicólogo especialista em testes vocacionais, que pode te guiar e ajudar na sua escolha.

Prepare-se para o exame de Perito Contábil com os melhores autores do país

Foto: Istock/Getty Images

5 – Faça uma lista de prós e contras

 
Visualizar os prós e contras de cada profissão pode te dar um panorama maior. Fazer uma lista ajuda a eliminar algumas opções que muitas vezes você nem imaginava que poderia pesar na sua escolha. Já pensou em qual faculdade oferece o curso que você quer fazer? É viável? Já considerou se as suas habilidades te ajudariam a exercer aquela profissão? Será que você teria que estudar ainda mais? Tudo faz parte do plano na hora de escolher a carreira!

6 – Pense na sua situação atual

 
Leve em consideração que, na hora de escolher a profissão, você deve analisar diversos fatores. O seu momento atual permite que você mude de cidade para fazer faculdade, por exemplo? Você escolheu a profissão porque é o que você sempre quis fazer ou por influência de outras pessoas? Pense bastante antes de tomar a decisão e, se possível, converse com alguém próximo para te ajudar!

Gostou das dicas de qual profissão escolher? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.