13 de agosto de 2020

5 razões para contratar uma consultoria de headhunting

por Sandra R. Turchi

O mercado de trabalho sofre profundas mudanças de tempos em tempos e, consequentemente, as carreiras seguem essa transformação. No século XXI, sob a influência da tecnologia, as profissões passaram a requerer qualificações específicas para se enquadrarem em um mercado competitivo de negócios na era digital. Nesse contexto, encontrar profissionais preparados a encarar as diferentes realidades de uma companhia se tornou uma tarefa complexa e que demanda paciência. Não há mais espaço para erros, já que isso significa tempo e dinheiro.

As agências de marketing digital especializadas em consultoria de headhunting se consolidaram no mercado para tornar esse processo mais assertivo para as empresas que buscam profissionais do mercado no mundo digital. O trabalho da consultoria é direcionado para atrair candidatos qualificados para funções estratégicas que representam um grande impacto nas empresas. Seja qual for a área de atuação e o cargo, o candidato deve ter um pensamento crítico, habilidade de resolver problemas, flexibilidade, resiliência e adaptabilidade, por isso, a avaliação deve ser criteriosa e considerar todos os aspectos.

De acordo com uma publicação da Harvard Business Review, que faz uma reflexão sobre as melhores práticas na gestão de negócios, 80% da rotatividade de profissionais nas empresas se deve a contratações inadequadas. Vale ressaltar que nas maiores companhias do mundo, esse índice é baixíssimo. A seguir, listamos cinco razões para buscar uma consultoria em headhunting.

5 razões para contratar uma consultoria de headhunting

 

Seleção qualificada

 
Não é raro o cliente não saber o que procura. A consultoria deve entender e avaliar a necessidade da empresa, as estratégias, processos e a cultura do ambiente para que possa selecionar os candidatos que mais se encaixam ao perfil da vaga. O recrutamento deve ser ágil, por isso, o ideal é ter uma rede de contatos sólida, onde haja qualidade e diversidade de profissionais.

Busca direcionada

 
Dentro dessa seleção, o headhunter tem um campo de atuação maior conseguindo realizar um processo de busca mais assertivo, inclusive com profissionais para altos cargos. Assim, ele pode se diferenciar de uma contratação convencional por parte do RH da empresa, sem contar que está imune a pressões internas.

Atualização constante

 
A consultoria em headhunting conta com profissionais capacitados que estão antenados as tendências e mudanças que o mercado de trabalho constantemente está sujeito. Esse é um ponto fundamental na seleção de novos candidatos para qualquer empresa. É preciso avaliar com frequência o comportamento do mercado no qual a empresa está inserida e qual o caminho que os melhores profissionais estão seguindo. Essa etapa é necessária para ter um planejamento estratégico e para agilizar o processo de escolha do candidato.

Economia de recursos

 
As consultorias especializadas cuidam de todo o processo na busca por novos talentos e avaliam aptidões que, às vezes, podem passar despercebidas pelo RH da empresa que acaba acumulando funções. Na maioria dos casos, os processos seletivos convencionais tomam tempo e recursos, pois podem levar um certo tempo para realizar testes e avaliar centenas de currículos. No final da seleção, essa “economia” pode custar caro ao descobrir que o candidato não é o ideal para o cargo. Por isso, uma consultoria de headhunting tem a capacidade de organizar todo o processo de maneira inteligente e eficaz focando exclusivamente na necessidade da empresa.

Experiência no ramo

 
As consultorias de headhunting conquistaram espaço no mercado e ganharam a preferência dentro das médias e grandes organizações, isso, devido a expertise no negócio. Com o tempo, a experiência no mercado proporciona às consultorias um know-how que nenhum RH de empresa consegue conquistar. Isso faz toda diferença no networking que as consultorias constroem com candidatos, empresas e lideranças do mercado.

Atualmente, não há mais tempo a perder. As empresas precisam de profissionais gabaritados em cargos estratégicos que cuidam do futuro dos negócios. Decisões equivocadas, comportamento que não corresponde ao cargo, entre outras desvantagens, podem ser crucial para estabilidade da empresa. Por isso, cada vez mais é necessário investir em processos de seleção qualificados e tocados por consultorias de headhunting que sabem as melhores estratégias na hora tomar as decisões.

FONTE: SANDRA TURCHI

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  • Sandra R. Turchi
    Sandra R. Turchi

    É sócia-fundadora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamentos e Talentos (hunting, coaching e outsourcing) focada no universo digital. Administradora de empresas formada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School SP e Toronto University. Também cursou empreendedorismo na Babson College. Foi executiva de marketing por mais de 20 anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e de Serviços em empresas como Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV, Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços. Eleita um dos professores de marketing mais influentes nas mídias sociais no mundo pela revista SM Magazine. Leciona nos MBAs em Marketing Digital da FGV, FIA, Saint Paul, entre outras instituições. Coordenadora dos cursos de extensão em Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM-SP desde 2008. Articulista de diversos veículos, como revistas e portais, no Brasil e na Europa.